Nitro 5 desligando sozinho sempre que chega a 65°
Boa noite, estou tendo um problema que pelo que vi aqui no forum acontece diversas vezes com os nitro 5, sempre que forço um pouco a placa de video o computador vem a desligar.
Já efetuei alguns testes para tentar descobrir o problema:
Tentei forçar a placa de video com ele somente na bateria, ele funcionou normalmente e não desligou ou teve problema.
Tentei rodar o windows original (HDD) e forçar a placa de video e ele desligou.
Um dos problemas que vi é que sempre que reinicio ele, ele está resetando a bios e trocando a ordem de bot para o padrao (utilizo um ssd m2 como primario e uo HDD original que veio no nitro 5)
Fiz o teste da bateria e ela está em 18% de desgaste, o notebook ja tem quase 3 anos.
Procurei nos relatorios de erro do windows e ele da erro critico no desligamento alem de dar um aviso que me chamou a atenção:
"O adaptador local não dá suporte a um estado de controlador de baixo consumo importante para compatibilidade com modo periférico. O valor mínimo necessário de máscara de estado com suporte é 0x2491f7fffff; valor obtido: 0x1fffffff. A funcionalidade de periférico de baixo consumo não estará disponível."
o relatorio critico é este:
"O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro. Esse erro pode ser causado quando o sistema para de responder, trava ou fica sem energia inesperadamente."
fonte:Kernel-Power
Reparei também que a hora esta atrasando um pouco cada vez que o erro acontece, atualmente esta quase 10minutos atrasado e o erro aconteceu umas 10x
Após o computador desligar tenho que esperar por volta de 10s, para clicar no botão power e ele começar a ligar mas sem dar sinal de video, apenas o teclado liga, e ele reinicia algumas vezes dessa forma aparentando estar ligando os componentes separadamente, como se estivesse voltando de um curto ou algo assim, e após 20s mais ou menos ele inicia carregar o windows errado, pois a bios troca as configurações sozinha.
ja testei outra tomada, mas não resolveu, ao meu ver o problema pode estar em algum tipo de configuração oculta que simplesmente desliga totalmente a energia quando o cumputador atinge 66°, pode ser também um problema da fonte que não esta suportando toda a energia que demanda para rodar algo mais pesado (vou levar a fonte em um tecnico para verificar se há algum problema.)
Bom tentei colocar o máximo de detalhes possíveis. já vi diversos posts iguais ao meu e todos tiveram que mandar para assistência onde acabou trocando a placa mãe.
Gostaria da ajuda de todos, e se tiverem alguma solução agradeço desde já. Obrigado.