Comprei um Acer Nitro 5 modelo AN517-51-55NT (Modelo de 17") em dezembro de 2020.
Ou seja há apenas 7 meses.
Na semana do dia (06/07/2021), enquanto lia um PDF, percebi que as bordas da tela "piscavam" aleatoriamente.
Algo bem sutil mas que chegou a me incomodar durante a leitura.
Inicialmente, pensei que fosse só o cansaço dos meus olhos após um longo dia de estudo.
Porém, nos dias seguintes, mesmo com os olhos descansados reparei o mesmo problema novamente...
As bordas esquerda e direita da tela "piscam", apagam e acendem novamente em um intervalo de 1 a 2 segundos, como se "ficassem sem brilho" por um instante.
Não obstante, o brilho da tela oscila aleatoriamente, especialmente quando eu troco de uma tela "escura" (o discord com tema preto por exemplo) para uma tela clara (um PDF ou uma página da web em branco).
Verifiquei e tenho as últimas versões dos drivers de vídeo instaladas (tanto da Intel quanto da NVIDIA) e não me lembro de ter instalado nenhuma atualização imediatamente antes de perceber o problema.
Para descartar qualquer falha do SO, resolvi testar como a tela se comportava em um Linux.
Iniciei uma ISO Live do Fedora 34 a partir de um pendrive, e o comportamento da tela é exatamente o mesmo.
O Fedora, por algum motivo, me deixava diminuir o brilho em um nível menor do que era possível no Windows... a ponto de expor vazamentos de luz da tela
Alguém já viu algo parecido?
Será que existe alguma forma de reparo?
Ficaria muito grato por qualquer informação que me ajudasse a entender melhor o problema...
---
P.S.
Não acredito que tenha uma relação direita com o problema da tela. Mas de qualquer forma, vale mencionar...
Recentemente, duas semanas antes de perceber o problema pela primeira vez, instalei um segundo pente de RAM com todo o cuidado. Apenas abri a tampa, desconectei a bateria, encaixei o pente, reconectei a bateria e fechei a tampa novamente...
Uso o computador todo dia, e não percebi nada de anormal nas duas primeiras semanas a partir do dia em que instalei a RAM.
Na mesma semana, um amigo que possui o mesmo modelo de notebook, instalou o mesmo modelo de RAM. Falei com ele sobre o problema e ele não relatou nada parecido...
O aparelho fica a maior parte do tempo em cima da minha mesa, e nunca sofreu nenhuma queda ou qualquer outro tipo de choque mecânico...
Também, tanto na bateria, quanto na tomada o comportamento da tela é o mesmo...
E só para constar, meu sistema operacional é o Windows 10.
---
Matheus P.