Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!
Upgrade Aspire E1-571
GustavoAlves25
Member Posts: 8 New User
Olá, eu possuo um notebook Acer Aspire E1-571-6601-XC e gostaria de tirar algumas dúvidas!
Ele possui um pente DDR3L de 4 Gb de memória RAM e eu gostaria de aumentar. O máximo que este laptop aceita é 8 Gb?
Utilizei o seguinte código no prompt de comando:
Portanto, eu deveria comprar esta nova memória DDR3L de 4Gb com 1600 MHz de frequência? Ele aceitaria uma frequência maior?
Não sei a fabricante da memoria RAM de fábrica, tem problema eu comprar uma memória de fabricante diferente?
Outra coisa que eu gostaria de perguntar é sobre a instalação de um SSD!
Por ter uma data de fabricação mais antiga, este notebook provavelmente não possui uma entrada NVMe M.2, correto?
Logo, eu deveria usar um SSD SATA III? Posso usar ele no local do HD e retirar o leito de DVD para acoplar o HD por meio de um adaptador caddy 12.7"?
Este SSD é recomendado estar no formato MBR ou GTP?
Para não perder o leitor de DVD, é interessante eu procurar por um case com adaptador USB 3.0 para ele?
É interessante fazer a atualização da BIOS após todos estes anos ou não tem necessidade?
Se tiver, como ela deve ser feita, por favor?
Há outras melhoras que vocês me aconselhariam?
Atenciosamente,
Gustavo
Ele possui um pente DDR3L de 4 Gb de memória RAM e eu gostaria de aumentar. O máximo que este laptop aceita é 8 Gb?
Utilizei o seguinte código no prompt de comando:
wmic memorychip get speedO resultado foi speed 1600.
Portanto, eu deveria comprar esta nova memória DDR3L de 4Gb com 1600 MHz de frequência? Ele aceitaria uma frequência maior?
Não sei a fabricante da memoria RAM de fábrica, tem problema eu comprar uma memória de fabricante diferente?
Por ter uma data de fabricação mais antiga, este notebook provavelmente não possui uma entrada NVMe M.2, correto?
Logo, eu deveria usar um SSD SATA III? Posso usar ele no local do HD e retirar o leito de DVD para acoplar o HD por meio de um adaptador caddy 12.7"?
Para não perder o leitor de DVD, é interessante eu procurar por um case com adaptador USB 3.0 para ele?
É interessante fazer a atualização da BIOS após todos estes anos ou não tem necessidade?
Atenciosamente,
Gustavo
0
Respostas
-
GustavoAlves25 disse:Olá, eu possuo um notebook Acer Aspire E1-571-6601-XC e gostaria de tirar algumas dúvidas!
Utilizei o seguinte código no prompt de comando:wmic memorychip get speed
O resultado foi speed 1600.
Atenciosamente,
Gustavo
O máximo suportado para esse modelo são 16GB Ram DDR3 de até 1333MHz. O resultado provavelmente deu isso pois o pente veio com essa frequência, mas muito provável que foi limitado a 1333 pelo processador. Para sanar tal duvida, faça o download do CPU-Z e poste aqui print da aba Memory e SPD.
Sobre o SSD é correto, pode subsistir por um SSD Sata 3 e usar um caddy no lugar no DVD.
SSD recomendado estar convertido para GPT, e na Bios como Sata Mode AHCI.0 -
Olá, Renan!
Obrigado pela resposta!
Esta é a memória RAM que veio no meu notebook. Pela etiqueta, você consegue saber qual é a frequência dela?
https://ibb.co/kXDPbrw
Estas são as imagens do CPU-Z da memória e do SPD:
O máximo que o modelo E1-571-6601 suporta não é 8, mas 16Gb?
Farei o que você disse sobre o SSD!
0 -
GustavoAlves25 disse:Olá, Renan!
Obrigado pela resposta!
Esta é a memória RAM que veio no meu notebook. Pela etiqueta, você consegue saber qual é a frequência dela?
https://ibb.co/kXDPbrw
Estas são as imagens do CPU-Z da memória e do SPD:
O máximo que o modelo E1-571-6601 suporta não é 8, mas 16Gb?
Farei o que você disse sobre o SSD!
Veja só:
Se possível poste print da aba CPU também que aí matamos a charada, pois para esse modelo encontrei informações que o processador era um Intel Core i3 2348M.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Bom dia Renan!
É diferente, o processador do meu modelo é o i3-3110M segue os prints:
https://ibb.co/k5kzCwQ0 -
GustavoAlves25 disse:Bom dia Renan!
https://ibb.co/k5kzCwQ
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
RenanVilela disse:GustavoAlves25 disse:Bom dia Renan!
Estas informações da foto que você mandou tem disponível em alguma página do site da Acer?
Vi também que daria certo substituir o processador para o i7-3612QM. Eles possuem a mesma litografia, TDP, soquete, South Bridge e gráficos integrados. Você acha que vale a pena? Você indicaria outro? Há muitos riscos na troca de processadores?
Vi um tópico aqui no fórum em que comentaram o fato de que esses processadores mais antigos não são mais produzidos e que há a venda de unidades usadas, o que pode ser um problema já que não sabemos como eles foram usados nos últimos quase 10 anos. O que você pensa a respeito?
0 -
GustavoAlves25 disse:RenanVilela disse:GustavoAlves25 disse:Bom dia Renan!
Estas informações da foto que você mandou tem disponível em alguma página do site da Acer?
Vi também que daria certo substituir o processador para o i7-3612QM. Eles possuem a mesma litografia, TDP, soquete, South Bridge e gráficos integrados. Você acha que vale a pena? Você indicaria outro? Há muitos riscos na troca de processadores?
Vi um tópico aqui no fórum em que comentaram o fato de que esses processadores mais antigos não são mais produzidos e que há a venda de unidades usadas, o que pode ser um problema já que não sabemos como eles foram usados nos últimos quase 10 anos. O que você pensa a respeito?
A substituição do processador vai depender do seu uso, caso for um uso normal, na minha opinião não convém, uma vez que esse i7 trabalha com frequências maiores, TurboBoost de até 3.10GHz, consequentemente esquentando bem mais.
Geralmente a troca é PnP (plug n' play), já realizei do meu último Dell e foi tranquilo, mas é aquilo, as temperaturas sempre mais altas.
Como é um processador que já saiu de linha tem quase 10 anos, os que encontrar provavelmente já tem um bom tempo de uso, não que isso seja em empecilho, mas não saberá como foi feito o uso, se a pasta térmica era trocada de tempo em tempo, e por aí vai.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Entendi. Faz sentido, Renan!
A pasta térmica do processador deve ser trocada de quanto em quanto tempo? Já vi gente comentando que é a cada 6 meses a 3 anos.
Estou com uma dúvida em relação ao SSD!
No meu HD há um dual boot entre o Xubuntu e o Windows 10 (não utilizo tanto).
Eu gostaria de usar ambos sistemas operacionais no SSD e eu deixaria o HD para os arquivos e programas!
Vi que é possível fazer isso com o ambos os sistemas (Linux: / no SSD e /home no HD; Windows no SSD e os arquivos/dados no HD). Minha dúvida é: tem como fazer isso com ambos discos em dual boot? Eu não possuo ainda um HD externo, teria como fazer essas alterações sem perder meus arquivos pessoais?
Caso está seja uma má ideia, há outra coisa que você me recomendaria fazer?
Até o momento, apenas coloquei o SSD como GPT, como você indicou. Pelo gerenciador de disco do Windows no HD, o SSD está como disco não alocado.
----
Seria muito mais fácil se o Windows reconhecesse ext4, assim daria para deixar os sistemas no SSD e os arquivos pessoais compartilhados em ambos oz sistemas!0 -
GustavoAlves25 disse:Entendi. Faz sentido, Renan!
A pasta térmica do processador deve ser trocada de quanto em quanto tempo? Já vi gente comentando que é a cada 6 meses a 3 anos.
Estou com uma dúvida em relação ao SSD!
No meu HD há um dual boot entre o Xubuntu e o Windows 10 (não utilizo tanto).
Eu gostaria de usar ambos sistemas operacionais no SSD e eu deixaria o HD para os arquivos e programas!
Vi que é possível fazer isso com o ambos os sistemas (Linux: / no SSD e /home no HD; Windows no SSD e os arquivos/dados no HD). Minha dúvida é: tem como fazer isso com ambos discos em dual boot? Eu não possuo ainda um HD externo, teria como fazer essas alterações sem perder meus arquivos pessoais?
Caso está seja uma má ideia, há outra coisa que você me recomendaria fazer?
Até o momento, apenas coloquei o SSD como GPT, como você indicou. Pelo gerenciador de disco do Windows no HD, o SSD está como disco não alocado.
----
Seria muito mais fácil se o Windows reconhecesse ext4, assim daria para deixar os sistemas no SSD e os arquivos pessoais compartilhados em ambos oz sistemas!
Sobre o SSD, eu nunca fiz isso, mas acredito que não tenha problema, desde que particione os discos antes. Até poderia fazer um teste usando o Macrium Refleet para clonar o SO do Windows e o depois procurar algum que faça isso no Linux (salvo engano Clonezilla). Mas assim, caso dê defeito no SSD onde estão os SOs, aí ficaria complicado de recuperar tudo, por isso eu instalaria o Linux no HD , por ser um SO mais leve, e o Windows no SSD.
Dê uma olha nesse link, pois pelo Samba há essa possibilidade de compartilhar arquivos na rede (já fiz isso na faculdade)
Dicas para Linux: Como compartilhar pastas em rede entre Linux e Windows – Guia do PCAcer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0