Ontem 14/06/2021, por volta de 9 da noite, enquanto eu pesquisava um trabalho para faculdade e estava com mais de 20 guias abertas no navegador, meu acer nitro 5 deu tela azul, na parte da tela azul o mesmo demorou algo perto de 10 minutos para reiniciar e ao retornar do erro ocorrido o mesmo demorou mais 20 minutos para conseguir inicializar.
O notebook possui um SSD de 255 GB a quase 1 ano e 6 meses, o mesmo tem como sistema o Windows 10, estava marcado como boot 1 na bios, e era o sistema que eu estava usando quando deu o problema de tela azul. Quando o notebook retornou do erro o mesmo não foi reconhecido e o sistema que foi inicializado foi oque estava no HD.
O notebook não está mais detectando quem tem um SSD conectado a ele, não aparece na BIOS, gerenciamento de disco e DISKPART pelo CMD. Não aparece nenhum erro relacionado não reconhecer algum disco, está no mesmo estado que estaria se não tivesse nenhum SSD conectado a ele.
As opções que vejo são:
1- O SSD queimou do nada enquanto eu estava navegando na internet
2- O problema ser do notebook
Nas vezes que reiniciei ou ao ligar o notebook, o mesmo está gastando 20 minutos ou mais nas partes que a tela está: (escura -> logo da acer -> ícone de carregando), e não aparece nenhuma mensagem de erro nesse período, após esse tempo o sistema do HD é inicializado corretamente, não há travamentos ou velocidade inferior a que eu tinha antes de colocar o SSD.
Nas vezes que fui a BIOS para verificar se o SSD havia sido detectado também levou esses 20 minutos entre sair da tela com o logo da acer e chegar a BIOS.
Como aqui é uma cidade de 5 mil habitantes ainda não encontrei alguém pra testar o SSD em outro computador ou tesar outro SSD em meu notebook, mas esmo que o problema seja no SSD, ainda quero resolver o problema do notebook estar gastando mais de 20 minutos para inicializar o sistema operacional
Informações adicionais:
Sistema no HDD e SSD: Windows 10 (o do SSD estava atualizado ate o ocorrido)
SSD: KingDian m2 NVME 256GB PCIE M.2 (peguei parte do anuncio que interessa ao caso), já estou utilizado o mesmo a quase 1 ano e 6 meses
Acer Nitro AN515-51 (se não me engano comprei em 2018, já está a um tempo comigo)
Eu já testei remover o SSD e colocar de volta, e inicializar sem o HD, em ambos os casos não está reconhecendo o SSD
(hoje a noite depois que eu terminar umas entregas de trabalhos pretendo tentar inicializar com o SSD desconectado, apenas para ver se é o mesmo que está causando esses 20 minutos de espera durante as inicializações)
Essa é a segunda vez que o notebook dá tela azul, na primeira vez que ocorreu (março de 2021), o boot do SSD e HD foi trocado, não teve aumento de tempo para inicializar, e não parou de reconhecer o SSD, a única coisa que tive que fazer foi trocar o boot na bios e tudo voltou ao normal, dessa não está mais reconhecendo que tem um SSD conectado e um aumento no tempo para inicializar o sistema do HD ou entrar na BIOS
0