O meu nitro AN515-44 (Número de peça : NH.QACAL.001) veio com um módulo de 8GB de RAM 3200 MHz (Marca Smart Modular, Part Number SMS4WEC8C1K0446FCG), fui fazer um upgrade para um módulo de 16 GB, também 32000 MHZ (Marca Kingston HyperX, Part Number HX432S20IB2/16 - datasheet:
https://www.kingston.com/dataSheets/HX432S20IB2_16.pdf), porém o notebook simplesmente não dava boot.
A bios reconhecia o módulo de memória e o tamanho dele, porém quando ia inicar o windows sempre dava tela azul. Nem a tela de reparo do windows chegava a carregar, sempre travava antes.
Tentei dar boot usando um pendrive com Ubuntu 21.04 (live), mas também não carregava o sistema, pois dempre travava no meio.
Tentei até mesmo dar boot no memtest86 em um pendrive para testar a memória, porém também travava. Tentei até um live CD com uma versão do Windows PE, e o resultado era sempre o mesmo.
Até mesmo atualizei a bios da versão 1.03 (que foi a que veio nele) para a 1.04, e o problema continuou.
Porém, era só eu colocar de volta o módulo original de 8GB que tudo funcionava sem problemas: Windows 10, Ubuntu, memtest86 e Windows PE iniciavam sem nenhum problema.
A suspeita inical era que o módulo de RAM estava com defeito, porém testei ele nos notebooks de dois amigos meus (um com um Acer com Ryzen 2500u, outro um Samsung com um Intel 7200u) e os sistemas funcinaram sem nenhum problema, logo a hipótese de defeito no módulo foi descartada.
Ao mesmo tempo, esse notebook (AN515-44-R8HN) foi anunciado com suporte para até 32 GB de ram em dois módulos de 16 GB cada.
Honestamente, não sei o que está acontecendo e torço para que algum de vocês possa me dar uma ajuda nessa.