Nitro 5 AN515-54-58CL não reconhece a frequencia máxima da RAM instalada

Willzera
Willzera Member Posts: 27 Enthusiast WiFi Icon
Olá, recentemente comprei um módulo de RAM para meu nitro 5 AN515-54-58CL (i59300H+GTX1650), onde o processador suporta até 2 módulos de RAM com frequência máxima de 2666mhz. 
O notebook veio com uma RAM de 8gb DDR4 2666mhz CL19 instalada da SMART, e recentemente comprei uma HyperX Impact 8gb DDR4 2666mhz CL15, pois não consegui achar a mesma memória da SMART a venda. Abri o notebook e instalei certinho, windows reconheceu beleza junto ao CPU-Z, porém elas estão rodando a 2400mhz, mesmo o processador tendo suporte à 2666mhz e ambas serem 2666mhz. O mais curioso é que no CPUZ ele reconhece como 2666mhz (1333/1333), porém no gerenciador do windows tá travado a 2400mhz. Segue fotos: 

Minha versão da BIOS é 1.31, se atualizar consigo desbloquear a potência máxima da RAM? Ou consigo entrar na BIOS e mudar o XMP para que reconheça o poder total da memória? 

Respostas

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,293 Trailblazer
    Willzera disse:
    Olá, recentemente comprei um módulo de RAM para meu nitro 5 AN515-54-58CL (i59300H+GTX1650), onde o processador suporta até 2 módulos de RAM com frequência máxima de 2666mhz. 
    O notebook veio com uma RAM de 8gb DDR4 2666mhz CL19 instalada da SMART, e recentemente comprei uma HyperX Impact 8gb DDR4 2666mhz CL15, pois não consegui achar a mesma memória da SMART a venda. Abri o notebook e instalei certinho, windows reconheceu beleza junto ao CPU-Z, porém elas estão rodando a 2400mhz, mesmo o processador tendo suporte à 2666mhz e ambas serem 2666mhz. O mais curioso é que no CPUZ ele reconhece como 2666mhz (1333/1333), porém no gerenciador do windows tá travado a 2400mhz. Segue fotos: 

Minha versão da BIOS é 1.31, se atualizar consigo desbloquear a potência máxima da RAM? Ou consigo entrar na BIOS e mudar o XMP para que reconheça o poder total da memória? 
    Olá, boa noite. Nesse modelo, e na maioria, não conseguimos alterar perfis de overclock em Memória Ram, infelizmente. Alguns usuários relataram que quando colocado dois pentes iguais (com perfis XMP), ambas funcionaram na frequência máxima suportada pelo processador. Pode notar no CPU-Z, na aba Memory, que em DRAM Frequency está com o valor próximo de 1200MHz, x2 totalizando os 2400MHz.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Willzera
    Willzera disse:

Olá, boa noite. Nesse modelo, e na maioria, não conseguimos alterar perfis de overclock em Memória Ram, infelizmente. Alguns usuários relataram que quando colocado dois pentes iguais (com perfis XMP), ambas funcionaram na frequência máxima suportada pelo processador. Pode notar no CPU-Z, na aba Memory, que em DRAM Frequency está com o valor próximo de 1200MHz, x2 totalizando os 2400MHz.
    Poxa, que pena. O que achei estranho é que antes de eu instalar a memória da Hyperx, o módulo da SMART funcionava a 2666mhz normal, porém quando setei em dual foi automaticamente para 2400mhz. Esta diferença é notória no uso do dia a dia, ou durante jogos? Esta diferença ocorreu pelo caso de eu não ter colocado memórias iguais, mesmo operando a frequências iguais? 
  • Eu creio que é possível habilitar os perfis xmp, com um bios desbloqueado. No entanto, é um procedimento arriscado e viola a garantia e não é permitido publicar aqui. Além disso, o ideal é adquirir um par de memórias rams xmp.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Willzera
    Eu creio que é possível habilitar os perfis xmp, com um bios desbloqueado. No entanto, é um procedimento arriscado e viola a garantia e não é permitido publicar aqui. Além disso, o ideal é adquirir um par de memórias rams xmp.
    eu tinha pesquisado sobre alterar elas no bios mas não achei em nenhum lugar, sempre a resposta era que era travado para oc de memória, entendo que não possa postar aqui mas você tem como me fornecer tais dados se tiver acesso (caso eu passe meu email pessoal por exemplo). No futuro pretendo comprar outra hyperx para ficar com memorias simetricas e ativar o xmp automático, porém por hora não tenho condições financeiras para isso rs. 
    A queda de 2666mhz para 2400mhz implica em muita perda de performance, em jogos, no processador intel?
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,293 Trailblazer
    Willzera disse:
    Willzera disse:
    O notebook veio com uma RAM de 8gb DDR4 2666mhz CL19 instalada da SMART, e recentemente comprei uma HyperX Impact 8gb DDR4 2666mhz CL15, pois não consegui achar a mesma memória da SMART a venda. Abri o notebook e instalei certinho, windows reconheceu beleza junto ao CPU-Z, porém elas estão rodando a 2400mhz, mesmo o processador tendo suporte à 2666mhz e ambas serem 2666mhz. O mais curioso é que no CPUZ ele reconhece como 2666mhz (1333/1333), porém no gerenciador do windows tá travado a 2400m Segue fotos: 

Poxa, que pena. O que achei estranho é que antes de eu instalar a memória da Hyperx, o módulo da SMART funcionava a 2666mhz normal, porém quando setei em dual foi automaticamente para 2400mhz. Esta diferença é notória no uso do dia a dia, ou durante jogos? Esta diferença ocorreu pelo caso de eu não ter colocado memórias iguais, mesmo operando a frequências iguais? 
    Então, praticamente todas com perfis XMP, pelo que já vi aqui, funcionam na menor frequência, mesmo que já tenha uma nativa funcionando, por exemplo em 2666MHz, agora o motivo, tecnicamente falando, eu não saberia dizer o porque. 
    Acredito que em jogos mais pesados possa fazer alguma diferença sim, mas nada gritante.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!