A315-23G: Porque meu notebook tem 8gb de memória ram mas o Windows só usa 5,94gb?

Antonio_Lima
Antonio_Lima Member Posts: 25 Enthusiast WiFi Icon
editado maio 2021 em Laptops
Saudações.

Tenho um ACER aspire 3 modelo A315-23G-R2SE com processador ryzen 5 3600, 8gb de ram ddr4, sdd 256gb e placa de vídeo dedicada radeon 625 de 2gb ddr5. Eu notei, recentemente, que o Windows somente usa 5,94gb dos 8gb que meu computador possui. Usei um programa chamado Speccy para verificar os componentes de hardware e as configurações do notebook e ele informa que o PC tem 2 slots de memória e apenas um está sendo usado com 6Gb de ram. Estou completamente confuso agora pois comprei algo anunciado que na prática não acontece. Alguém pode me ajudar a entender isso e como faço para liberar o restante de memória, que supostamente existe no meu PC?


[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhores respostas

  • Millenium_2020
    Millenium_2020 Member Posts: 20 Networker
    Responder ✓
    Você tem Antonio_Lima disse:
    Nobre, e qual o sentido então de ter a placa de vídeo dedicada de 2gb de ram também? 
    Na verdade você tem 2 placas gráficas: 1 integrada, e 1 dedicada. Esta 1ª é quem usa os 2 Gb da RAM.
  • Millenium_2020
    Millenium_2020 Member Posts: 20 Networker
    Responder ✓
    Seria até possível desabilitar os gráficos integrados, mas isso gera uma série de instabilidades no sistema. E mesmo assim, infelizmente, a memória utilizável e a memória RAM reservada para hardware permanecem inalteradas - não libera mais memória RAM.

    A solução seria um upgrade de memória mesmo - adquirir mais memória RAM.

Respostas

  • isaacbruno
    isaacbruno Member Posts: 97 Fixer WiFi Icon
    editado maio 2021
    Porque seu processador aloca os 2GB da RAM que o Windows não pode utilizar como memória de vídeo. É uma característica normal do Ryzen, e meio que não tem muito o que fazer. Seria semelhante a ter um PC com 6GB de RAM e uma GPU com 2GB de memória.

    Só editando minha resposta, os 2 GB são alocados para a GPU integrada no processador (Radeon Vega), fora os 2GB da sua placa dedicada.
  • Antonio_Lima
    Antonio_Lima Member Posts: 25 Enthusiast WiFi Icon
    Nobre, e qual o sentido então de ter a placa de vídeo dedicada de 2gb de ram também? 
  • Millenium_2020
    Millenium_2020 Member Posts: 20 Networker
    Responder ✓
    Você tem Antonio_Lima disse:
    Nobre, e qual o sentido então de ter a placa de vídeo dedicada de 2gb de ram também? 
    Na verdade você tem 2 placas gráficas: 1 integrada, e 1 dedicada. Esta 1ª é quem usa os 2 Gb da RAM.
  • Antonio_Lima
    Antonio_Lima Member Posts: 25 Enthusiast WiFi Icon
    Entendi. E como faço para forçar a placa dedicada a trabalhar e deixar a integrada tipo em "off" ou reduzir o trabalho dela para liberar mais memória para outras aplicações. Isso é possível?
  • Millenium_2020
    Millenium_2020 Member Posts: 20 Networker
    Responder ✓
    Seria até possível desabilitar os gráficos integrados, mas isso gera uma série de instabilidades no sistema. E mesmo assim, infelizmente, a memória utilizável e a memória RAM reservada para hardware permanecem inalteradas - não libera mais memória RAM.

    A solução seria um upgrade de memória mesmo - adquirir mais memória RAM.
  • diokausper
    diokausper Member Posts: 1 New User
    Eu fiz uma atualização da memória, troquei os 4gb para 8 GB , totalizando 12 GB, agora piorou a situação , pois  5 Gb estão integrados na memória virtual , e me sobrou 6GB . Não sei o que fazer ... Não acho solução 
  • @diokausper Qual é o modelo do notebook? Você pode enviar uma captura de tela?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)