A315-23G: É normal o processador chegar a 80º em jogos?
Antonio_Lima
Member Posts: 25 Enthusiast
Saudações.
Tenho um ACER aspire 3 modelo A315-23G-R2SE com processador ryzen 5 3600, 8gb de ram ddr4, sdd 256gb e placa de vídeo dedicada radeon 625 de 2gb ddr5. Notei que quando jogo, especificamente um jogo demo baixado no Windows store (Final Fantasy XV), o notebook esquenta muito e o barulho do cooler fica muito alto, cheguei a abrir o software da AMD para verificar a temperatura do processador e pude constatar valores na casa dos 75º a 80º. Isso é normal? Vou ter problemas com a vida útil dos componentes de hardware se jogar no notebook?
[Título editado para incluir modelo do produto]
Tenho um ACER aspire 3 modelo A315-23G-R2SE com processador ryzen 5 3600, 8gb de ram ddr4, sdd 256gb e placa de vídeo dedicada radeon 625 de 2gb ddr5. Notei que quando jogo, especificamente um jogo demo baixado no Windows store (Final Fantasy XV), o notebook esquenta muito e o barulho do cooler fica muito alto, cheguei a abrir o software da AMD para verificar a temperatura do processador e pude constatar valores na casa dos 75º a 80º. Isso é normal? Vou ter problemas com a vida útil dos componentes de hardware se jogar no notebook?
[Título editado para incluir modelo do produto]
0
Melhor resposta
-
É normal, sim, e é normal atingir um pouco mais do que isso inclusive. O que acontece é que notebooks, no geral, não têm um sistema de resfriamento muito eficiente, devido ao pouco espaço dentro, peso, questões de duração de bateria etc. Além do mais, o seu aparelho compartilha o mesmo heatpipe do processador com a GPU, o que faz ele acumular ainda mais temperatura. Esse notebook não é um modelo específico para jogos, mas não precisa ficar com receio, pode jogar tranquilamente. Temperaturas até em torno dos 90 graus são aceitáveis, mas acima de 100 graus podem danificar o processador e outros componentes, e por isso as CPUs mais novas têm sistemas de proteção contra superaquecimento; elas reduzem a frequência de trabalho ou, em casos mais extremos, desligam o computador.
Vale ressaltar que o seu notebook não foi feito pra jogar, então essa economia de hardware foi feita porque o público alvo do seu aparelho é de pessoas que vão trabalhar, estudar e, de forma bem casual, jogar um pouco. Então não é necessariamente um defeito do notebook, mas uma otimização para um público específico.
Na teoria temperaturas altas são maléficas para os componentes, e claro que se o notebook puder funcionar sempre geladinho o aparelho vai tender a durar mais, mas essa "regra" se aplica geralmente a hardwares que esquentam muito mais do que o seu, cenários em que os componentes ficam em estresse o tempo todo. Para jogar de forma mais pontual você não precisa se preocupar muito com durabilidade do hardware.1
Respostas
-
É normal, sim, e é normal atingir um pouco mais do que isso inclusive. O que acontece é que notebooks, no geral, não têm um sistema de resfriamento muito eficiente, devido ao pouco espaço dentro, peso, questões de duração de bateria etc. Além do mais, o seu aparelho compartilha o mesmo heatpipe do processador com a GPU, o que faz ele acumular ainda mais temperatura. Esse notebook não é um modelo específico para jogos, mas não precisa ficar com receio, pode jogar tranquilamente. Temperaturas até em torno dos 90 graus são aceitáveis, mas acima de 100 graus podem danificar o processador e outros componentes, e por isso as CPUs mais novas têm sistemas de proteção contra superaquecimento; elas reduzem a frequência de trabalho ou, em casos mais extremos, desligam o computador.
Vale ressaltar que o seu notebook não foi feito pra jogar, então essa economia de hardware foi feita porque o público alvo do seu aparelho é de pessoas que vão trabalhar, estudar e, de forma bem casual, jogar um pouco. Então não é necessariamente um defeito do notebook, mas uma otimização para um público específico.
Na teoria temperaturas altas são maléficas para os componentes, e claro que se o notebook puder funcionar sempre geladinho o aparelho vai tender a durar mais, mas essa "regra" se aplica geralmente a hardwares que esquentam muito mais do que o seu, cenários em que os componentes ficam em estresse o tempo todo. Para jogar de forma mais pontual você não precisa se preocupar muito com durabilidade do hardware.1 -
Obrigado pelas explicações. Foi bem esclarecedor. Nobre, o que eu não entendo é o motivo de colocar uma GPU dedicada de 2gb no meu notebook se ela nunca vai ser usada em tarefas de estudo e trabalho, reparei isso pq em três meses de uso eu só vi a placa de vídeo ser utilizada quando comecei a jogar ontem. Por isso não entendo porque eles colocaram essa placa dedicada.1
-
Antonio_Lima disse:Obrigado pelas explicações. Foi bem esclarecedor. Nobre, o que eu não entendo é o motivo de colocar uma GPU dedicada de 2gb no meu notebook se ela nunca vai ser usada em tarefas de estudo e trabalho, reparei isso pq em três meses de uso eu só vi a placa de vídeo ser utilizada quando comecei a jogar ontem. Por isso não entendo porque eles colocaram essa placa dedicada.
Esses dias vi um vídeo do Dan Ferreira Tech com relação a um notebook de outro fabricante, que vinha com uma MX250, e, pasme, os jogos funcionavam PIOR com ele do que com a GPU dedicada desativada, e isso por causa dessa coisa de temperatura e má ventilação. Os games ficavam "injogáveis" com a MX, mas com a APU rodavam tranquilamente.
A grande questão é que nós achamos bonito aquele selo da Nvidia/Radeon junto com o da Intel ou AMD (não to dizendo que foi o seu caso, tô falando em nós brasileiros de forma geral XD ), e por isso pagamos mais caro por uma coisa que praticamente não vamos usar. Hoje em dia as MX são tranquilamente equiparadas a algumas APUs integradas nos processadores, principalmentes as VEGA da AMD. Então esse público alvo NÃO PRECISA de GPU integrada. Mas, como falei, Brasileiro compra a ideia de "se tem GPU dedicada é melhor".
Inclusive, amigo, se você quiser testar pra ver se a temperatura diminui pode tentar desabilitar sua GPU dedicada, isso se não usar o HDMI porque geralmente essa saída é conectada na GPU dedicada. Eu não sei exatamente como fazer isso na Radeon mas deve ter como, certeza!1 -
isaacbruno disse:Antonio_Lima disse:Obrigado pelas explicações. Foi bem esclarecedor. Nobre, o que eu não entendo é o motivo de colocar uma GPU dedicada de 2gb no meu notebook se ela nunca vai ser usada em tarefas de estudo e trabalho, reparei isso pq em três meses de uso eu só vi a placa de vídeo ser utilizada quando comecei a jogar ontem. Por isso não entendo porque eles colocaram essa placa dedicada.
Esses dias vi um vídeo do Dan Ferreira Tech com relação a um notebook de outro fabricante, que vinha com uma MX250, e, pasme, os jogos funcionavam PIOR com ele do que com a GPU dedicada desativada, e isso por causa dessa coisa de temperatura e má ventilação. Os games ficavam "injogáveis" com a MX, mas com a APU rodavam tranquilamente.
A grande questão é que nós achamos bonito aquele selo da Nvidia/Radeon junto com o da Intel ou AMD (não to dizendo que foi o seu caso, tô falando em nós brasileiros de forma geral XD ), e por isso pagamos mais caro por uma coisa que praticamente não vamos usar. Hoje em dia as MX são tranquilamente equiparadas a algumas APUs integradas nos processadores, principalmentes as VEGA da AMD. Então esse público alvo NÃO PRECISA de GPU integrada. Mas, como falei, Brasileiro compra a ideia de "se tem GPU dedicada é melhor".
Inclusive, amigo, se você quiser testar pra ver se a temperatura diminui pode tentar desabilitar sua GPU dedicada, isso se não usar o HDMI porque geralmente essa saída é conectada na GPU dedicada. Eu não sei exatamente como fazer isso na Radeon mas deve ter como, certeza!1