PH315-52: SSD M.2 ADATA SX6000 não liga em AHCI

jeferod83
jeferod83 Member Posts: 6

Tinkerer

editado maio 2021 em Gaming - Predator e Nitro
Fala pessoal! Todo mundo bem?
Seguinte, já tenho a alguns meses um Acer Predator Helios 300 PH315-52-748U, e estou com problemas com esse SSD do título em questão.
Minha situação é a seguinte:
Eu gostaria MUITO de poder rodar Windows e Linux nele, pois trabalho com desenvolvimento de sistemas, e, para mim, é melhor utilizar o software livre para isso. Eu adquiri um SSD ADATA SX6000 de 1TB, o qual consegui instalar o Windows nele, sem problemas e roda de boa, tudo reconhece e funciona perfeitamente. Na ocasião, eu deixei um espaço livre para instalar o Linux em uma outra partição (está em GPT), e quando fui instalá-lo, não reconheceu o ADATA, apenas o HD. Eu entendo um pouco de hardware e já manjei que poderia estar relacionado ao dito cujo AHCI. Fui direto na BIOS alterar, alterei e bum! Ele fica travado naquela tela inicial do "PREDATOR". O que eu fiz? Adquiri um outro SSD M.2 PNY CS1031, achando que poderia ser alguma coisa relacionada à compatibilidade do ADATA e a instalação do Linux, porém nada mudou, a BIOS identifica todo mundo, mas o instalador não reconhece ninguém, apenas o HD, e isso em modo "RST Premium With Optane". E quando eu altero para AHCI, mesmo BO de travar na tela inicial.
O que eu fiz então: inicializei o note somente com o PNY conectado e em modo AHCI e, com isso, eu consegui instalar o Linux nele, belezinha, agora é só tirar do modo AHCI e boa! Vou ter os dois funcionando? Não. Somente o ADATA inicializa Windows, o PNY dá crepe na inicialização do Linux (alterando o boot no F12).
Eu estou em uma sinuca de bico, por que esse ADATA só funciona no modo "RST Premium with Optane", e eu só consigo instalar o Linux em modo AHCI, e se eu instalo em AHCI, não funciona no modo RST Premium with Optane... enfim... alguém tem alguma luz para mim?

Observação importante: já atualizei a BIOS do note.

Abraços a todos!

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhor resposta

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,322 Trailblazer
    Responder ✓
    Eu acabei deixando instalado no meu an515-54. No fim, eu peguei o sn520 que estava instalado no an515-54 e instalei no ph315-52.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 

Respostas

• Não é assim. Com ssd adata conectado, retorne para o modo rst with optane. Quando estiver no windows, pressione windows+r, digite msconfig, ative a inicialização segura e reinicie o windows. Depois, reinicie o windows novamente, acesse o bios e altere o sata mode para ahci.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • jeferod83

Tinkerer

Bom dia!
    Não é assim. Com ssd adata conectado, retorne para o modo rst with optane. Quando estiver no windows, pressione windows+r, digite msconfig, ative a inicialização segura e reinicie o windows. Depois, reinicie o windows novamente, acesse o bios e altere o sata mode para ahci.
    Fiz exatamente o que você falou, mas não mudou nada. Em modo AHCI e o SSD ADATA SX6000 conectado, fica só na logo de inicialização do PREDATOR e não vai pra frente.
  • jeferod83

Tinkerer

Tenho "novidades" com relação à alteração para AHCI.
    Anteriormente, quando eu estava com um pen drive bootável, não saia da tela inicial "PREDATOR" (teve somente uma vez, das várias que tentei, que apareceu um erro dizendo que não existiam dispositivos bootáveis). Hoje eu resolvi deixar ligado para ver se mudaria alguma coisa, e mudou. Depois de 30 minutos parada, inicializou o Linux (instalado no SSD PNY). Resetei ele para ver se iria melhorar esse cenário, mas nada mudou, demorou mais meia hora e inicializou o Linux novamente, então eu aproveitei para atualizar o GRUB para ele incluir o Windows na sua lista de dispositivos bootáveis, e mandei reiniciar para ver.
    E estou nessa agora, neste momento aguardando a inicialização novamente para ver se eu consigo bootar o Windows (instalado no SX6000) pelo boot do GRUB instalado no PNY.

• jeferod83

Tinkerer

editado maio 2021
    Ah! Mais uma novidade agora: mandei entrar na BIOS para ver como estava lá, e o SX6000 não aparece na lista, mesmo estando já com o sistema de partição em GPT e em AHCI.
    Estou achando que deve ter algum problema de compatibilidade entre esse Chipset Intel e o Adata SX6000.
  • Eu também tinha instalado um sx6000lnp no meu predator ph315-52 e ficava travado no logo do predator. Eu só não tinha esperado trinta minutos para ver se saia do logo. O que acontece quando você atualiza o bios para a versão 1.12?

egydiocoelho Trailblazer

• jeferod83

Tinkerer

Eu também tinha instalado um sx6000lnp no meu predator ph315-52 e ficava travado no logo do predator. Eu só não tinha esperado trinta minutos para ver se saia do logo. O que acontece quando você atualiza o bios para a versão 1.12?
    A mesma coisa. A BIOS está atualizada para esta versão, v1.12. E o que você fez com o seu SX6000?

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,322 Trailblazer
    Responder ✓
    Eu acabei deixando instalado no meu an515-54. No fim, eu peguei o sn520 que estava instalado no an515-54 e instalei no ph315-52.

egydiocoelho Trailblazer

• jeferod83

Tinkerer

Fiz um teste com um SSD Sata agora pouco, e ele reconheceu no Linux, e vou acabar comprando ele. Então vai ficar assim:

BIOS com modo RSA Premium with Octane
    SSD M.2 PCIe Adata SX6000 rodando Windows
    SSD M.2 SATA Adata (não me lembro o modelo agora rsrsrs) para o Linux

Enquanto não haver uma atualização que corrija esse problema de falta de compatibilidade para eu colocar meu PNY vai ficar assim.
    Valeu maninho! Abraços!