MEU A315-23 SÓ TEM 3,44GB DE RAM UTILIZÁVEL DE 12GB. O QUE EU FAÇO? JÁ VI TODOS TUTORIAIS NO YT E ND

13

Respostas

• JokerPlay666
    JokerPlay666 Member Posts: 30 Troubleshooter
    Quando você desconecta a memória ram e deixa o slot vazio, quanto fica reservada para o hardware quando apenas a memória ram onboard é utilizada?
    Opa, estou formatando o Windows, assim que terminar o processo aqui, eu volto para informar. 
  • JokerPlay666
    @egydiocoelho e @RenanVilela, boa noite! Formatei o SO, e nada da danada da memória utilizável sair dos 3,44GB.

• JokerPlay666
    Quando você desconecta a memória ram e deixa o slot vazio, quanto fica reservada para o hardware quando apenas a memória ram onboard é utilizada?
    Curiosamente, mesmo deixando somente a ram soldada, a meméria utilizável se mantém em 3,44GB.
  • RMizuno92
    RMizuno92 Member Posts: 45 Troubleshooter
    @JokerPlay666 vc conseguiu testar a memória em outro notebook?
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,404 Trailblazer
    @egydiocoelho e @RenanVilela, boa noite! Formatei o SO, e nada da danada da memória utilizável sair dos 3,44GB.

Mas aí se estiver somente com esse pente de 4GB aí tá certo esse valor. 
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• RMizuno92
    https://youtu.be/pzJ8mpcstkg da uma olhada nesse vídeo e vê se vc já tentou esse método
  • RMizuno92
    @JokerPlay666 qual SO vc usou quando formatou o note??
  • Eu tentaria reinstalar o windows, pressionando alt+f10 antes do logo da acer.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • RMizuno92
    @JokerPlay666 entre no cmd e digite wmic memorychip get speed, lá vai mostrar a frequência suportada pelo notebook, no meu caso o meu só suporta memória com 2666ghz, por isso o problema do notebook não disponibilizar o total de memória ram disponível
  • RenanVilela
    @JokerPlay666 estava pensando aqui, como são memórias de tamanhos diferente, o funcionamento se dá pelo Flex Channel ou Flex Mode, ou seja, até 4GB o funcionamento é em Dual, após isso funciona a que tem maior capacidade. Aí pensei aqui, já tentou algum teste, como abrir várias abas no Chrome até consumir esse total de 4GB para ver o que acontece?
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• JokerPlay666
    Eu tentaria reinstalar o windows, pressionando alt+f10 antes do logo da acer.
    Boa noite!
    Tentarei desse modo...
  • JokerPlay666
    editado maio 2021
    RMizuno92 disse:
    @JokerPlay666 entre no cmd e digite wmic memorychip get speed, lá vai mostrar a frequência suportada pelo notebook, no meu caso o meu só suporta memória com 2666ghz, por isso o problema do notebook não disponibilizar o total de memória ram disponível
    RMizuno92 disse:
    Rapaz, a que veio no notebook é 4GB 2666h e eu coloquei também essa de 8GB, só que ela é 2444h. Será que é isso?

C:\Users\Admin>wmic memorychip get speed
    Speed
    2667
    2667
  • JokerPlay666
    @JokerPlay666 estava pensando aqui, como são memórias de tamanhos diferente, o funcionamento se dá pelo Flex Channel ou Flex Mode, ou seja, até 4GB o funcionamento é em Dual, após isso funciona a que tem maior capacidade. Aí pensei aqui, já tentou algum teste, como abrir várias abas no Chrome até consumir esse total de 4GB para ver o que acontece?
    Opa, nunca tentei. 
    Não custa tentar né... kkk
  • RMizuno92
    @JokerPlay666 provavelmente esse notebook só suporta memória de 2666mhz por isso nós estamos tendo este problema com a memória que fica reservado para hardware, pra tirar a dúvida coloque a memória de 8gb, entra no cmd e digita o comando que te passei, vê se continua aparecendo os 2667mhz, se o sistema apresentar apenas a frequência de 2667 mhz já saberemos o motivo deste problema, e só trocar a memória por outra de 2666 que e sucesso.
  • RenanVilela
    RMizuno92 disse:
    @JokerPlay666 provavelmente esse notebook só suporta memória de 2666mhz por isso nós estamos tendo este problema com a memória que fica reservado para hardware, pra tirar a dúvida coloque a memória de 8gb, entra no cmd e digita o comando que te passei, vê se continua aparecendo os 2667mhz, se o sistema apresentar apenas a frequência de 2667 mhz já saberemos o motivo deste problema, e só trocar a memória por outra de 2666 que e sucesso.
    Eu penso que pela lógica isso indifere, se a placa suporta uma certa frequência, ela suporta valores abaixo (até um valor mínimo estipulado pela placa), mas não acima. Acho que esse erro está mais relacionado ao gerenciamento do processador, ou alguma incompatibilidade no geral. Como um teste simples seria uma formatação limpa e verificar se o problema ainda ocorrerá.
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• RMizuno92
    @RenanVilela olha eu n acho que formatação seja a solução, até pq ele já fez a formatação e o problema continuou, tbm estou tendo o mesmo problema que ele com um notebook idêntico, tbm fazer o upgrade e aconteceu a msm coisa, comprei uma memória de 8gbs de 2400mhz, e já tentei varias coisas porém ainda permanece os 3.44 utilizável e 8 reservado para hardware, mas quando instalei novamente a memória que veio no notebook que e uma AData de 4gbs 2666mhz o notebook reconhece o mesmo na sua totalidade, reservando apenas os 2gbs para Vega 10, então por isso que eu acho que tem haver sim o problema da frequência se não, não era pra estarmos tendo este mesmo problema
  • RenanVilela
    RMizuno92 disse:
    @RenanVilela olha eu n acho que formatação seja a solução, até pq ele já fez a formatação e o problema continuou, tbm estou tendo o mesmo problema que ele com um notebook idêntico, tbm fazer o upgrade e aconteceu a msm coisa, comprei uma memória de 8gbs de 2400mhz, e já tentei varias coisas porém ainda permanece os 3.44 utilizável e 8 reservado para hardware, mas quando instalei novamente a memória que veio no notebook que e uma AData de 4gbs 2666mhz o notebook reconhece o mesmo na sua totalidade, reservando apenas os 2gbs para Vega 10, então por isso que eu acho que tem haver sim o problema da frequência se não, não era pra estarmos tendo este mesmo problema
    Eu compreendo, mas pelo próprio site da AMD diz que a frequência máxima é 2400mhz, por isso eu disse. O seu modelo é o mesmo que o dele, inclusive o processador (Ryzen 7 3700U) ? Pois há algumas vertentes que podem alterar a frequência máxima da RAM.

@JokerPlay666 no CPU-Z, na aba SPD poste o print do SLOT 2 aqui por favor.
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• RMizuno92
    @RenanVilela sim, e o mesmo modelo inclusive o processador, e por coincidência até a memória ram que ele comprou e exatamente a mesma que eu comprei, uma KLLSRE 8gbs 2400mhz
  • JokerPlay666
    RMizuno92 disse:
    Eu compreendo, mas pelo próprio site da AMD diz que a frequência máxima é 2400mhz, por isso eu disse. O seu modelo é o mesmo que o dele, inclusive o processador (Ryzen 7 3700U) ? Pois há algumas vertentes que podem alterar a frequência máxima da RAM.

@JokerPlay666 no CPU-Z, na aba SPD poste o print do SLOT 2 aqui por favor.
    Boa noite! Queira me desculpar pela demora, estou com algumas demandas no serviço e na facul ai está difícil ter um tempo livre.
    O Slot 2 aparece em branco. E Slot 1 aparece a de 4GB que veio de fábrica, pois tirei a de 8GB que está com problema de utilizável. Algumas vezes na hora de ligar o Not ele estava até travando no logo da Acer e não saia mais, percebi que o único macete para ele não travar no logo era abrir a BIOS e em seguida sair, que ai ele iniciava tranquilo. Isso com a memória KLLSRE 8gbs 2400mhz.
    Mas com a que veio de fábrica, uma Adata 4GB 2666mhz, ele iniciava de boa. 
  • JokerPlay666
    editado agosto 2021
    @egydiocoelho @RMizuno92 @RenanVilela Boa tarde guys! Acabei esquecendo de voltar aqui para atualizá-los... Pois comprei outra memória RAM (8GB 2400MHz Kingston) e funcionou super de boa. Acho que é este modelo de notebook que deve ter algum tipo de bloqueio com a outra RAM (KLLSRE 8GB 2400MHz).  
    Segue prints abaixo: