AN515-52: Congelando tela

RonaldoEleoterio
RonaldoEleoterio Member Posts: 10

Tinkerer

editado abril 2021 em Gaming - Predator e Nitro
Olá, estou com problemas de congelamento do windows devido a GPU, fazendo com que eu tenha que reiniciar o mesmo pelo power/off, estou tentando descobrir a causa a mais de um dia, e finalmente cheguei no ponto, após testar hd, drivers, sistema operacional enfim tudo que estava dentro do meu conhecimento e que achei na internet, oque descobri após vários e vários testes é a que com a GPU habilitada se eu conectar o carregador trava instantaneamente independente de estar ou não com carga na GPU, posso utilizar normalmente o pc ligado na tomada desde que desative a GPU no "Gerenciamento de Dispositivos", e posso utilizar a GPU normalmente se estiver apenas na bateria, agora vem a dúvida o problema esta entre a fonte e o sistema de alimentação da placa mãe provavelmente, mas hoje já não tenho como testar outra fonte, tem alguma configuração que eu possa fazer nesse caso, desde já agradeço.

OBS: Estava achando que era problema de BGA ou mesmo a GPU, já estava quase enviando para alguma assistência, como os testes fiz utilizando o carregador toda hora travava e/ou desativava a GPU por tentar reiniciar o sistemas varias vezes... Felizmente hoje fui testar só com a bateria, fica a dica para quem estiver com problemas de travamento na GPU. 

[Título editado para adicionar o nome do produto]

Respostas

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,293 Trailblazer
    Olá, estou com problemas de congelamento do windows devido a GPU, fazendo com que eu tenha que reiniciar o mesmo pelo power/off, estou tentando descobrir a causa a mais de um dia, e finalmente cheguei no ponto, após testar hd, drivers, sistema operacional enfim tudo que estava dentro do meu conhecimento e que achei na internet, oque descobri após vários e vários testes é a que com a GPU habilitada se eu conectar o carregador trava instantaneamente independente de estar ou não com carga na GPU, posso utilizar normalmente o pc ligado na tomada desde que desative a GPU no "Gerenciamento de Dispositivos", e posso utilizar a GPU normalmente se estiver apenas na bateria, agora vem a dúvida o problema esta entre a fonte e o sistema de alimentação da placa mãe provavelmente, mas hoje já não tenho como testar outra fonte, tem alguma configuração que eu possa fazer nesse caso, desde já agradeço.

OBS: Estava achando que era problema de BGA ou mesmo a GPU, já estava quase enviando para alguma assistência, como os testes fiz utilizando o carregador toda hora travava e/ou desativava a GPU por tentar reiniciar o sistemas varias vezes... Felizmente hoje fui testar só com a bateria, fica a dica para quem estiver com problemas de travamento na GPU. 
    Olá, boa noite. Esse problema começou após alguma atualização do Windows, ou até mesmo da própria GPU?
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• RonaldoEleoterio

Tinkerer

editado abril 2021

Olá, boa noite. Esse problema começou após alguma atualização do Windows, ou até mesmo da própria GPU?
    Bom dia amigo, então após mais alguns testes verifiquei que o clock e memória da GPU estão reduzidos mesmo em benchmark, suspeito que há algo com problema referente a alimentação por isso trava ao colocar para carregar, hoje vou dar reflash na bios da placa mãe e VGA para ver se os Clocks voltam ao normal, mas não achei a bios da GPU alguém consegue salvar uma e me enviar? No site da Acer só tem da placa mãe e a Techup não tem da 1050 mobily, trocando as bios se não voltar ao normal levo para alguma assistência para checar a parte de alimentação da placa mãe, enviar já sabendo a causa exata do problema é mais fácil pois os técnicos já tem um Norte, agora deixar com o problema para descobrirem é complicado tem muito técnico ruim por aí 
  • RenanVilela

Bom dia amigo, então após mais alguns testes verifiquei que o clock e memória da GPU estão reduzidos mesmo em benchmark, suspeito que há algo com problema referente a alimentação por isso trava ao colocar para carregar, hoje vou dar reflash na bios da placa mãe e VGA para ver se os Clocks voltam ao normal, mas não achei a bios da GPU alguém consegue salvar uma e me enviar? No site da Acer só tem da placa mãe e a Techup não tem da 1050 mobily, trocando as bios se não voltar ao normal levo para alguma assistência para checar a parte de alimentação da placa mãe, enviar já sabendo a causa exata do problema é mais fácil pois os técnicos já tem um Norte, agora deixar com o problema para descobrirem é complicado tem muito técnico ruim por aí 
    Já tentou desconectar a bateria e ligar o note somente na energia?
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• RonaldoEleoterio

Tinkerer

Boa, vou procurar no youtube como efetuar a remoção da bateria e testar somente no carregador... já elimina outra duvida, quanto a clock o Furmark fica abaixo mas em games ele esta subindo o GPU Clock normalmente olhando pelo GPU-Z a memoria que acho estar abaixo ainda fica em @1252,5 quando na verdade deveria chegar nos 1900 mais ou menos não eh?
  • RenanVilela
    Boa, vou procurar no youtube como efetuar a remoção da bateria e testar somente no carregador... já elimina outra duvida, quanto a clock o Furmark fica abaixo mas em games ele esta subindo o GPU Clock normalmente olhando pelo GPU-Z a memoria que acho estar abaixo ainda fica em @1252,5 quando na verdade deveria chegar nos 1900 mais ou menos não eh?
    O clock do Nitro eu não sei qual é, @egydiocoelho sabe dizer qual clock base na GPU do Nitro?
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• RonaldoEleoterio

Tinkerer

Blz esperar o amigo responder para tirar essa duvida
  • Qual é o modelo exato do notebook? Exemplo an515-51-75kz.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • RonaldoEleoterio

Tinkerer

Opa desculpa é o AN 515-52-BW 
  • RonaldoEleoterio

Tinkerer

No GPU-Z em stress fica marcando velocidade da memória da GPU em 1252,5 multiplicado por 4 está atingindo 5.000mhz deveria chegar a 7.000 correto? Teste realizado somente na bateria em desempenho máximo. Ou na bateira é reduzido mesmo? Outra coisa que reparei eh que o TDP fica dando Limite Termal mas a gpu n chega a 60 graus... testei no programa GPUShark tbm e da o alerta de power limit reached e thermal limit reached, chegando em casa posto as imagens... lembrando que não realizei overclock / undervolt
  • RonaldoEleoterio

Tinkerer

Qual versão de Bios da GPU as de vocês nas 1050? A minha está de 2017... a bios no pc eu atualizei mas da gpu não achei em lugar nenhum, se alguém puder disponibilizar agradeço tbm, quem sabe resolve meu problema
  • RonaldoEleoterio

Tinkerer

Tirei uns prints para tentar resolver, 1 pelo GPU-Z as informações estão coerentes, porém ao realizar testes os pelo menos no Kombustor o clock gpu fica abaixo do normal, e a memory clock independente do que eu faça não passa de 5k mhz quando na verdade deveria ficar em 7k, outro problema esta em relação ao perfcap está dando limite de temperatura e power limite, temperatura mesmo estando fria e power estando em 0,7v se não me engano ele deve chegar a 1.2v seria problema com os sensores da placa mãe? Detalhe testes feitos somente na bateria pois se eu colocar o carregador ele trava o sistema
    não sei se tem alteração mesmo estando setado em desempenho maximo, segue as imagens, note que na segunda imagem o clock do GPU até chega ao Boost corretamente por algum tempo que seria 1.7k mhz mas depois cai e fica em 800 o tempo todo em jogo ele pega o boost normalmente, mas a memoria fica o tempo todo em 5k mhz... isso que esta me irritando visto que nem em jogo chega nos 7k

• Sobre o congelamento da tela, você já tentou instalar um driver mais antigo das placas de vídeos intel e nvidia?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • davirocha
    davirocha Member Posts: 5

Tinkerer

Já estava a levar o ssd pra loja por conta da garantia, mas no HD tbm notei o congelamento. Coloquei um outro HD do notebook do trabalho pra testar e por coincidência eu não deixei ele na carga e durante os testes ele não travou. Tornei a por o meu e lembro de ter posto na carga novamente.

Que M hein, alguém já conseguiu alguma solução, vou buscar em fóruns gringos aqui se tiver sucesso comento aqui.