Acer Aspire 5 A515 55G 588G (i5 1053G1)! Notebook aquecendo demais!

Opções
AbnerTeixeira
AbnerTeixeira Member Posts: 12

Tinkerer

Olá!

Comprei esse notebook recentemente (dia 09/03/2021 e chegou nesta terça-feira, dia 16/03/2021). Ele está aquecendo muito apenas navegando na internet, vendo vídeos no youtuve e com jogo leve (que nem exige placa dedicada - Pristontale 1, que instalei para ver como rodaria,sendo que nem joguei muito). As teclas do teclado ficam extremamente quentes, tornando o uso extremamente desagradável e inviável, já que trabalho de forma remota e uso bastante o computador. Usei um programa chamado HWmonitor que mostrou temperatura máxima de 94 graus. O notebook fica muito quente mesmo!Seria melhor devolver o notebook? Posso fazê-lo até o dia  23/03/21. Será que é um problema de fabricação desse modelo? Tinha um Acer i5 4210U, modelo V3 527pg, e nunca aqueceu dessa forma. 

Agradeço desde já pela ajuda!
Abraços!

«1

Respostas

  • Commodore_1995#
    Opções
    Há algum programa em segundo plano, que esteja utilizando o processador? Qual é a versão do bios? 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • AbnerTeixeira
    AbnerTeixeira Member Posts: 12

    Tinkerer

    Opções
    Olá! Obrigado por responder-me. Eu reinstalei o Windows de fábrica e desinstalei o antivírus (Norton), não resolveu. Resetei a bateria, também não resolveu. Reduzi a potência do processador para 80%, também não resolveu. Liguei meu ventilador ventilador na potência máxima embaixo do notebook (de forma tangente à saída de ar), também não resolveu. 
  • AbnerTeixeira
    AbnerTeixeira Member Posts: 12

    Tinkerer

    editado março 2021
    Opções
    A bios segue na foto abaixo:

    [Comentário editado para excluir informação sensível ou pessoal ]
  • AbnerTeixeira
    AbnerTeixeira Member Posts: 12

    Tinkerer

    Opções

    Não estou rodando nada quase e a temperatura chega a 90 graus celsiusQuando abro o browser, word, YouTube etc. esquenta muito. 
  • Commodore_1995#
    Opções
    Ok! Tente isso:
    a) pressione windows+r e digite msconfig;
    b) vá em serviços, ocultar serviços da microsoft e desative todos;
    c) reinicie o windows e verifique as temperaturas.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • AbnerTeixeira
    AbnerTeixeira Member Posts: 12

    Tinkerer

    Opções
    Obrigado, vou tentar.
  • AbnerTeixeira
    AbnerTeixeira Member Posts: 12

    Tinkerer

    Opções
    Olá! Acabei de fazer isso, além do que já havia feito. Vou postar a foto do HWMonitor, mas sem nenhum outro aplicativo aberto para você ver como está o valor de temperatura basal.
  • AbnerTeixeira
    AbnerTeixeira Member Posts: 12

    Tinkerer

    Opções
    Olá! Agora, a foto com o jogo e alguns browsers abertos. Aparentemente a Temperatura reduziu no HWMonitor, mas as teclas continuam quentes. Será ir está bom agora? 

    Agradecido!
  • MarceloW
    MarceloW Member Posts: 5

    Tinkerer

    Opções
    Vc que atualizou a BIOS para a ultima versão ?
  • Jotajotajota
    Jotajotajota Member Posts: 3 New User
    Opções
    Ok! Tente isso:
    a) pressione windows+r e digite msconfig;
    b) vá em serviços, ocultar serviços da microsoft e desative todos;
    c) reinicie o windows e verifique as temperaturas.
    Boa noite Egydiocoelho... eu fiz isso e minha tela ficou travada no inicio pedindo para recadastrar o pin... acho que alguma coisa foi desativada e deu este problema... eu aproveitei para reinstalar o sistema... mas cuidado quem for realizar este passo ai acima.
  • Commodore_1995#
    Opções
    Experimente colocar o desempenho do processador para 100% novamente e verifique as temperaturas.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Jotajotajota
    Jotajotajota Member Posts: 3 New User
    Opções
    Ok! Tente isso:
    a) pressione windows+r e digite msconfig;
    b) vá em serviços, ocultar serviços da microsoft e desative todos;
    c) reinicie o windows e verifique as temperaturas.
    Boa noite Egydiocoelho... eu fiz isso e minha tela ficou travada no inicio pedindo para recadastrar o pin... acho que alguma coisa foi desativada e deu este problema... eu aproveitei para reinstalar o sistema... mas cuidado quem for realizar este passo ai acima.
    Uma coisa que observei hoje... estava testando aquele jogo Sine Mora EX, que está gratuito no amozon gaming... colocando em 1080p e no ultra o fps não dava mais que 50... mas ao instalar o msi afterburner notei que ele estava rodando no video interado (intel UHD)... quando acrescentei o jogo no painel de controle da nvidia (forçando a usar a mx350) ele rodou em 60fps e nem usou 30% da GPU e menos de 50% da CPU...

    Será que quem está testando algum jogo mais pesado não está passando por este problema? Eu até acho que isso deve ser automático, mas no Sine Mora Ex não foi... tudo bem que ele nem é tão pesado assim, mas a intel UHD não deu conta dele.

    Mas também tenho observado que este notebook está rodando com temperatura bem mais alta... agora só com o Edge e o CPUid ligados, e o antivirus de certo, está marcando 65o.C de média... e marca aqui que já chegou em 91o.C
  • AbnerTeixeira
    AbnerTeixeira Member Posts: 12

    Tinkerer

    Opções
    Experimente colocar o desempenho do processador para 100% novamente e verifique as temperaturas.
    Olá, obrigado pela ajuda. Fiquei com medo de por 100%, então coloquei 95%, a temperatura subiu um pouco, mas não tanto. Está dando para usar. Gostari de saber se além de usar um base cooler, para melhorar a dissioação de calor, é possível melhorar o sistema de resfriamento do laptop, não sei, trocando algum componente interno por algum mais eficiente (interrogação).
  • AbnerTeixeira
    AbnerTeixeira Member Posts: 12

    Tinkerer

    Opções
    Ok! Tente isso:
    a) pressione windows+r e digite msconfig;
    b) vá em serviços, ocultar serviços da microsoft e desative todos;
    c) reinicie o windows e verifique as temperaturas.
    Boa noite Egydiocoelho... eu fiz isso e minha tela ficou travada no inicio pedindo para recadastrar o pin... acho que alguma coisa foi desativada e deu este problema... eu aproveitei para reinstalar o sistema... mas cuidado quem for realizar este passo ai acima.
    Uma coisa que observei hoje... estava testando aquele jogo Sine Mora EX, que está gratuito no amozon gaming... colocando em 1080p e no ultra o fps não dava mais que 50... mas ao instalar o msi afterburner notei que ele estava rodando no video interado (intel UHD)... quando acrescentei o jogo no painel de controle da nvidia (forçando a usar a mx350) ele rodou em 60fps e nem usou 30% da GPU e menos de 50% da CPU...

    Será que quem está testando algum jogo mais pesado não está passando por este problema? Eu até acho que isso deve ser automático, mas no Sine Mora Ex não foi... tudo bem que ele nem é tão pesado assim, mas a intel UHD não deu conta dele.

    Mas também tenho observado que este notebook está rodando com temperatura bem mais alta... agora só com o Edge e o CPUid ligados, e o antivirus de certo, está marcando 65o.C de média... e marca aqui que já chegou em 91o.C
    Minha situação foi bem similiar, chegando a medir 94 graus celsius, na temperatura máxima (apenas fazendo coisas básicas). O que eu fiz para melhorar um pouco: a) Resetei a bateria (enfiei um clip de papel num orifício na base no laptop e esperei por 15 segundos, mas fiz tirei o cabo alimentardor do laptop antes); b) segui as recomendações dadas aqui e desativei os serviços pelo msconfig; c) reduzi a turbo boosting do processador para 90%.; d) reinstalei o windows de fábrica; e) desinstalei o antivírus norton (o windows defender é o suficiente).

    Após tudo isso, a temperatura caiu mais.

    Agora, acredito que esse temperatura elevada tenha haver com o sistema de refrigeração (não muito eficiente) desse laptop, talvez não tenha sido bem dimensionado para resfrirar bem o aquecimento causado pelo processador e pela placa de vídeo.

    Sendo assim (curioso que sou),vou pesquisar mais sobre montagem de laptops etc. para tentar compreender bem o que seria um bom sistema de refrigeração, para melhorar a eficiência desse laptop (não acho legal não poder usar toda a potência oferecida pelo procesador). Talvez, um base com cooler possa ajudar um pouco, creio eu. Seria interessante um técnico, experiente, depois, abrir esse laptop para entender como está montado a parte interna e dizer-os se é possivel melhorar esse sistema de refrigeração.

  • AbnerTeixeira
    AbnerTeixeira Member Posts: 12

    Tinkerer

    Opções
    Agradeço muito a todos pela ajuda!
  • Jotajotajota
    Jotajotajota Member Posts: 3 New User
    Opções
    Ok! Tente isso:
    a) pressione windows+r e digite msconfig;
    b) vá em serviços, ocultar serviços da microsoft e desative todos;
    c) reinicie o windows e verifique as temperaturas.
    Boa noite Egydiocoelho... eu fiz isso e minha tela ficou travada no inicio pedindo para recadastrar o pin... acho que alguma coisa foi desativada e deu este problema... eu aproveitei para reinstalar o sistema... mas cuidado quem for realizar este passo ai acima.
    Opa... identifiquei o meu problema... numa leitura rápida, passei por cima da instrução mais importante: Ocultar serviços microsoft. Por isso o problema comigo.
  • Commodore_1995#
    Opções
    Vocês também podem utilizar o throttlestop para executar o undervolting.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • muriloramosrocha
    muriloramosrocha Member Posts: 14

    Tinkerer

    Opções
    Vocês também podem utilizar o throttlestop para executar o undervolting.
    Não há problemas em executar o undervolting em processadores da 10º geração ?
  • AbnerTeixeira
    AbnerTeixeira Member Posts: 12

    Tinkerer

    Opções
    Infelizmente, o notebook voltou aquecer muito, ao ponto de não suportar teclar. Liguei para o suporte e, por conta da pandemia, não estão recebendo demandas. iria demorar muito para resolver esse problema. Estou retornando o notebook para o mercado livre. Vou comprar outro de outra marca, provavelmente.
  • AbnerTeixeira
    AbnerTeixeira Member Posts: 12

    Tinkerer

    Opções
    Vou tentar ir usando meu Acer Aspire 5 antigo (de 2014), que ainda dá para o gasto. Eu já ia vendê-lo. Ainda bem que não o vendi.

    Agradeço a todos pelas dicas.