Acer Nitro AN515-51-78D6: Carregador desconecta-se e conecta-se sozinho, bateria não chega a 100%

Fabriciovm
Fabriciovm Member Posts: 5

Tinkerer

Olá, pessoal, como vão?

Esse post vai ser um tanto grande, porém quero passar o máximo de detalhes possível.


Tenho um notebook Acer Nitro AN515-51-78D6 desde 08/2019.

Recentemente ele começou a apresentar um comportamento estranho da bateria enquanto carrega. Passou a parar de carregar ao chegar aos 81%, porém não apenas para e continua conectado como de costume ao chegar aos 100%, quando o led muda de laranja para azul.

O carregador passou a se desconectar sozinho, com o beep de desconexão e o led se apagando. Após a bateria cair 1% ele voltava a se conectar, com o beep de conexão e o led se acendendo. E fica nesse loop até que eu desconecte o carregador e a bateria seja consumida normalmente.


Porém a situação piorou, em questão de dois ou três dias esses 81% caíram para 70%, depois 66% e então 59%, hoje fica entre 59% e 62%, sendo completamente aleatório.

Fora isso, ele passou a desligar sozinho assim que chegava a 20% sem aviso de bateria baixa. Quando isso acontece leva cerca de 20 minutos até ser ligado e ficar disponível para uso.

Esse número passou a ser cada vez maior, desligando a partir dos 25%, depois 35%, novamente, completamente aleatório, ocorrendo entre 17% e 37%, mesmo na economia de bateria.

 

Lendo este fórum realizei alguns procedimentos:

-  Verifiquei o estado da bateria com o HWiNFO64;

- Resetei a bateria;

- Calibrei a bateria;

- Verifiquei a existência do botão para adicionar fita isolante e pressioná-lo melhor, porém não tem este botão (foto abaixo).


 

A primeira verificação me trouxe um “Wear Level” da bateria de 59,2%, após o reset da bateria foi para 59,1%, nos dias seguintes realizei uma verificação por dia, chegando aos valores 47,2%, 33,6%, 27,2% e 27%, como pode ser visto nas imagens abaixo (com exceção do 59,1%).

 Essa alteração se deu sem eu realizar nenhum procedimento.


-----


-----


----


----

 


Entendo que ao longo do tempo a bateria não chegue mais à sua carga nominal total, porém desconectar o carregador sozinho e entrar nesse loop de beeps e leds a cada ponto percentual é algo que não me parece normal, além disso, quando começam as desconexões e conexões ao passar o mouse pelo ícone da bateria é mostrado o tempo estimado para a carga total, logo, a bateria de fato não está carregada ao máximo possível, mesmo considerando desgastes.

 

Apenas alguns adendos, o notebook nunca foi aberto, batido ou sofreu queda, e eu não mantenho o carregador conectado quando se chega ao 100%.

 

Poderiam me ajudar de alguma forma?

Agradeço desde já!

Respostas

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,155 Trailblazer
    Fabriciovm disse:

    Olá, pessoal, como vão?

    Esse post vai ser um tanto grande, porém quero passar o máximo de detalhes possível.


    Tenho um notebook Acer Nitro AN515-51-78D6 desde 08/2019.

    Recentemente ele começou a apresentar um comportamento estranho da bateria enquanto carrega. Passou a parar de carregar ao chegar aos 81%, porém não apenas para e continua conectado como de costume ao chegar aos 100%, quando o led muda de laranja para azul.

    O carregador passou a se desconectar sozinho, com o beep de desconexão e o led se apagando. Após a bateria cair 1% ele voltava a se conectar, com o beep de conexão e o led se acendendo. E fica nesse loop até que eu desconecte o carregador e a bateria seja consumida normalmente.


    Porém a situação piorou, em questão de dois ou três dias esses 81% caíram para 70%, depois 66% e então 59%, hoje fica entre 59% e 62%, sendo completamente aleatório.

    Fora isso, ele passou a desligar sozinho assim que chegava a 20% sem aviso de bateria baixa. Quando isso acontece leva cerca de 20 minutos até ser ligado e ficar disponível para uso.

    Esse número passou a ser cada vez maior, desligando a partir dos 25%, depois 35%, novamente, completamente aleatório, ocorrendo entre 17% e 37%, mesmo na economia de bateria.

     

    Lendo este fórum realizei alguns procedimentos:

    -  Verifiquei o estado da bateria com o HWiNFO64;

    - Resetei a bateria;

    - Calibrei a bateria;

    - Verifiquei a existência do botão para adicionar fita isolante e pressioná-lo melhor, porém não tem este botão (foto abaixo).


     

    A primeira verificação me trouxe um “Wear Level” da bateria de 59,2%, após o reset da bateria foi para 59,1%, nos dias seguintes realizei uma verificação por dia, chegando aos valores 47,2%, 33,6%, 27,2% e 27%, como pode ser visto nas imagens abaixo (com exceção do 59,1%).

     Essa alteração se deu sem eu realizar nenhum procedimento.


    -----


    -----


    ----


    ----

     


    Entendo que ao longo do tempo a bateria não chegue mais à sua carga nominal total, porém desconectar o carregador sozinho e entrar nesse loop de beeps e leds a cada ponto percentual é algo que não me parece normal, além disso, quando começam as desconexões e conexões ao passar o mouse pelo ícone da bateria é mostrado o tempo estimado para a carga total, logo, a bateria de fato não está carregada ao máximo possível, mesmo considerando desgastes.

     

    Apenas alguns adendos, o notebook nunca foi aberto, batido ou sofreu queda, e eu não mantenho o carregador conectado quando se chega ao 100%.

     

    Poderiam me ajudar de alguma forma?

    Agradeço desde já!
    Olá, boa noite. Você utiliza para jogar mesmo estando desconectado? Se sim isso a longo prazo causa um desgaste maior da bateria, sendo o ideal manter sempre conectado para jogar e para qualquer outra tarefa em si, usando a bateria quando realmente for preciso, digo isso porque sempre tive notebook e nunca tive problemas com bateria
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Você já tentou desinstalar os drivers da bateria e do adaptador ca? Além disso, esse desgaste de 27% está elevado. Eu aconselho substituir a bateria.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Fabriciovm
    Fabriciovm Member Posts: 5

    Tinkerer

    Olá, boa noite. Você utiliza para jogar mesmo estando desconectado? Se sim isso a longo prazo causa um desgaste maior da bateria, sendo o ideal manter sempre conectado para jogar e para qualquer outra tarefa em si, usando a bateria quando realmente for preciso, digo isso porque sempre tive notebook e nunca tive problemas com bateria
    Sim, costumo desconectar assim que está totalmente carregada, salvo em alguns casos que a performance é melhor quando está conectado.
    Não sabia deste detalhe, meu notebook antigo demorou 5 anos para começar a ficar com pouca capacidade na bateria, achei que estava fazendo algo certo hahah.

    Obrigado pela dica!
  • Fabriciovm
    Fabriciovm Member Posts: 5

    Tinkerer

    Você já tentou desinstalar os drivers da bateria e do adaptador ca? Além disso, esse desgaste de 27% está elevado. Eu aconselho substituir a bateria.
    Olá, ainda não tentei, vou fazer isso ainda hoje. Mas desinstalo de fato ou posso apenas desabilitar?
    Se for o caso de desinstalar, caso tenha que instalar de volta encontro os drivers aqui pelo site da Acer mesmo?

    Quanto à troca, eu considerei esta possibilidade, porém meu receio é que a questão das porcentagens seja resolvida (visto que não haverá desgaste que justifique isso) mas a parte das desconexões persista.
    Mas caso não me restem outras alternativas talvez seja esse o caminho mesmo.

    Obrigado pela ajuda, assim que fizer esse teste volto com o resultado.
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,155 Trailblazer
    Fabriciovm disse:
    Olá, boa noite. Você utiliza para jogar mesmo estando desconectado? Se sim isso a longo prazo causa um desgaste maior da bateria, sendo o ideal manter sempre conectado para jogar e para qualquer outra tarefa em si, usando a bateria quando realmente for preciso, digo isso porque sempre tive notebook e nunca tive problemas com bateria
    Sim, costumo desconectar assim que está totalmente carregada, salvo em alguns casos que a performance é melhor quando está conectado.
    Não sabia deste detalhe, meu notebook antigo demorou 5 anos para começar a ficar com pouca capacidade na bateria, achei que estava fazendo algo certo hahah.

    Obrigado pela dica!
    Pode e deve usá-la conectado a energia, para que tenha sempre melhor desempenho em jogos e também em uso geral.
    Do jeito que você usava não está errado, mas aí acaba tendo um desgaste extremamente maior dela, já que de tempo em tempo tinha que carrega-la.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Fabriciovm
    Fabriciovm Member Posts: 5

    Tinkerer

    Boa noite, pessoal

    Atualizando: 
    Desinstalei os drivers da bateria e do adaptador ca, usei por um tempo e não mudou a situação.
    Então reiniciei, atualizei o Windows e os drives e também nada.

    Resetei novamente a bateria após isso tudo e usei hoje ao longo do dia.
    A questão das conexões e desconexões persiste, bem como o notebook desligando sozinho em um certo ponto entre 27% e 49% sem avisos de bateria baixa.
    E a carga máxima que consigo alcançar antes disso começar é 53%

    Usei novamente o HWiNFO64 e hoje o desgaste da bateria consta como 22,8%.

    Acredito que já fiz tudo que vi por aqui, acham que tenha alguma outra alternativa para tentar?

    Sem querer descobri que se eu mantiver o carregador conectado e ignorar as desconexões constantes a bateria consegue ser carregada além desses 53%, acabei deixando o notebook na mesa enquanto fazia uma prova da universidade e quando voltei a bateria estava em 85%, porém retirei o cabo.
    Apenas para desencargo de consciência, não é bom mantê-lo assim, certo? Ou não tem problema?

    Provavelmente eu acabe tendo que comprar outra bateria, neste caso, como já terei que abrir o notebook para trocar, vou aproveitar e comprar um SSD e trocar também a pasta térmica.
    Vocês sabem me dizer o modelo correto da bateria para comprar, bem como um bom site para isso?

    Aliás, vocês tem alguma recomendação sobre SSD e pasta térmica compatíveis/recomendadas para este modelo, bem como onde comprar?

    Agradeço a ajuda até aqui!
  • Sobre a bateria, basta procurar por outra que tenha a mesma voltagem:
    60001535 PANASONIC 4CELL3.22 Battery PANASONIC AC14B Polymer 4S1P ATL 4 cell 3220mAh Main COMMON KT.00405.005
    60002162 SIMPLO 4CELL3.22 Battery SIMPLO AC14B Prismatic 4S1P SAMSUNG 4 cell 3320mAh Main COMMON KT.00407.003
    60032811 LGC 4CELL3.22 Battery LGC AC14B (5.5mm) Prismatic 4S1P LGC 4 cell 3220mAh Main COMMON (KT.0040G.004 add Acer logo) KT.0040G.006 
    Sobre o ssd, esse modelo aceita tanto sata 3 quanto nvme: https://www.userbenchmark.com/System/Acer-Nitro-AN515-51/61125

    Sobre a troca da pasta térmica, eu aconselho utilizar uma pulseira antiestática para não ocasionar problemas. Muitos usuários utilizam a grizzly kryonaut e artic mx4!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Fabriciovm
    Fabriciovm Member Posts: 5

    Tinkerer

    egydiocoelho, boa noite

    Procurei as baterias que você indicou porém achei apenas duas delas em um site canadense, não procurei direito ou é difícil mesmo achar no Brasil?

    Andei pesquisando e pelo que entendi meu modelo vem com a bateria AC14B8K (4ICP5/57/80) de 4 células, 3220mAh/48Wh, 15,2V da LG.
    A partir daí encontrei três opções:

    - BB Baterias: 4 células, 2200mAh/35Wh, 15,2V. (menor capacidade, certo?)
    Link do produto
    (Para evitar links soltos deixarei desta forma, já que não sei como colocar no modo de "spoiler")

    - Mercado Livre:  4 células, 3220mAh/48Wh, 15,2V.
    Link do produto
    Neste caso, apesar da imagem aparecer AC14B8K (4ICP5/57/80), na descrição consta AC14B8K (4ICP5/57/30), mas pelo que vi isso apenas quer dizer que o fornecedor das células é outro, certo?

    - Outro do Mercado Livre com as mesmas especificações, porém na descrição constam quatro modelos compatíveis, nenhum 515-51.
    Link do produto

    Encontrei outras opções porém com 11,4V de tensão, então imagino que não deva servir para meu caso.

    Dito isto, você tem alguma indicação de outros sites? Caso tenha que escolher entre essas opções que mandei, qual você recomendaria?

    Sobre a pulseira antiestática, não possuo nada do tipo, sendo assim você indicaria que eu mande para uma assistência realizar todas as trocas?

    Tanta pesquisa tá dando até dó de trocar a bateria kkkkk mas se essas desconexões e conexões constantes podem afetar os demais componentes então não tem jeito mesmo.

    Obrigado pela ajuda e disposição!
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,155 Trailblazer
    Fabriciovm disse:
    (Tentei fazer este post três outras vezes ontem porém eles somem para mim então esperei até hoje para tentar de novo, caso tenha mais de um já peço desculpas pelo incômodo, e apagarei o excesso caso seja possível)

    Olá, @egydiocoelho , boa noite

    Procurei as baterias que você indicou porém achei apenas duas delas em um site canadense, não procurei direito ou é difícil mesmo achar no Brasil?

    Andei pesquisando e pelo que entendi meu modelo vem com a bateria AC14B8K (4ICP5/57/80) de 4 células, 3220mAh/48Wh, 15,2V da LG.
    A partir daí encontrei três opções:

    - BB Baterias: 4 células, 2200mAh/35Wh, 15,2V. (menor capacidade, certo?)
    (Para evitar links soltos deixarei desta forma, já que não sei como colocar no modo de "spoiler")

    - Mercado Livre:  4 células, 3220mAh/48Wh, 15,2V.
    Neste caso, apesar da imagem aparecer AC14B8K (4ICP5/57/80), na descrição consta AC14B8K (4ICP5/57/30), mas pelo que vi isso apenas quer dizer que o fornecedor das células é outro, certo?

    - Outro do Mercado Livre com as mesmas especificações, porém na descrição constam quatro modelos compatíveis, nenhum 515-51.

    Encontrei outras opções porém com 11,4V de tensão, então imagino que não deva servir para meu caso.

    Dito isto, você tem alguma indicação de outros sites? Caso tenha que escolher entre essas opções que mandei, qual você recomendaria?

    Sobre a pulseira antiestática, não possuo nada do tipo, sendo assim você indicaria que eu mande para uma assistência realizar todas as trocas?

    Tanta pesquisa tá dando até dó de trocar a bateria kkkkk mas se essas desconexões e conexões constantes podem afetar os demais componentes então não tem jeito mesmo.

    Obrigado pela ajuda e disposição!
    Que eu conheço e já adquiri baterias:
    BBBaterias e BringIt

    Obs: são baterias paralelas mas funcionam normalmente.

    Outra dica seria procurar em sites como Aliexpress, Gearbest e até mesmo no Ebay, já que estão enviando para o Brasil, mas sempre existe aquela chance em ser taxado.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!