AN515 54 : Fans sempre em velocidade alta
Bom dia senhores, comprei recentemente um ACER NITRO 5 AN515 54 58CL, a idéia é utilizar para trabalhar e para jogar nas horas livres, porém algo me intriga, e preciso de uma luz de vocês, eu fiz dual boot, e instalei em 1 ssd o Windows, e no outro ssd instalei o Linux Ubuntu, pois bem, quando eu utilizo o windows, ao utilizar o navegador, programas, e etc, os fans do notebook nao passam de 2000 rpm, ficam apenas ventilando, pois o processador o maximo que chega é 60 graus, sem que as ventoinhas disparem, elas só aumentam a rotação quando vou jogar, ou utilizar programas mais exigentes, porém, ao usar o Linux, fazendo o mesmo procedimento, as fans do notebook ficam em uma alta rotaçao, muito acima das 2000 do windows, como se o processador e gpu estivessem "fritando", a temperatura, nesse exato momento que vos escrevo, é de 37 graus! Ao meu ver, nao faz sentido as ventoinhas dispararem com essa temperatura, visto que pode causar problemas pra elas futuramente se usadas em alta velocidade constantemente. Já tentei instalar alguns controladores de fans pro Linux, porém nenhum deles reconhece as ventoinhas, e o engraçado é que no windows, instalando o SpeedFan, ele também não as reconhece, seria isso um problema físico? Se alguém puder me ajudar, fico grato, pois procuro trabalhar pela madrugada as vezes, mas o barulho da ventoinha é sim muito incômodo. Aguardo uma luz! Obrigado!
OBS: Sim, eu sei que é um notebook gamer, e eu sei que ele faz barulho por causa da refrigeração, mas, concordar que é normal a ventoinha em alta velocidade numa temp de 37 graus, é no mínimo curioso.
[Título editado para adicionar o nome do produto]