AN515-54-58CL: Ventoinha não diminui a rotação

GZamboni
GZamboni Member Posts: 5

Tinkerer

editado janeiro 2021 em Gaming - Predator e Nitro
Olá senhores! tudo bem com vocês?

A uns 6 meses que eu tenho o Notebook Acer Nitro AN515-54-58CL, por conta de excesso de "quentura" eu fiz um undervolt no clock dele e com isso o processador caiu de 94° para a média entre 65° e 78° dependendo do que estou fazendo naquele momento, porém a minha observação e pedido de ajuda não é em relação a isso, mas sim ao programa Nitro Sense, que antes eu conseguia mexer no RPM das ventoinhas e mesmo ele estando quente eu conseguia botar em 2000RPM sem problemas, porém ele estando naquela faixa de 65° a 78° o programa coloca o RPM para a faixa entre 4200 a 5000, o que eu acho um absurdo para a temperatura que esta naquele momento.

Uma observação a ser feita é que quando eu clico em CoolBoost o programa reseta instantaneamente a RPM das Ventoinhas e normalmente desce para a casa de 2000 RPM, eu estava vendo um gráfico para as Ventoinhas e a relação da temperatura do Processador, e a ventoinha estando a 4500 RPM na média para temperatura de 60° é meio que OverPower...

Existe alguma forma para eu estabelecer, ou voltar a controlar as ventoinhas no modo personalizado? pois quando eu entro neste modo ele mesmo baixando as RPMs o programa nao as baixa, o que posso fazer para mudar isso?

[Título editado para adicionar o nome do produto]

Respostas

  • GZamboni
    GZamboni Member Posts: 5

    Tinkerer

    Aqui é a foto do Painel do NitroSense ele rodando a 61° e estando as duas Ventoinhas a 4300 RPM



    E aqui é quando eu Clico no CoolBoost, ele "reseta" as Ventoinhas e diminui as RPM 


  • GZamboni
    GZamboni Member Posts: 5

    Tinkerer

    Vale ressaltar também que no modo Personalidade eu baixo a frequencia toda das ventoinhas e mesmo assim nao diminui a rotação 
  • GZamboni
    GZamboni Member Posts: 5

    Tinkerer

    Alguma pessoa passou pelo mesmo problma??
  • Thibaryus
    Thibaryus Member Posts: 2 New User
    Infelizmente não sei como ajudar. Vou acompanhar o tópico pois pretendo fazer o undervolt também. Boa sorte.
  • GZamboni
    GZamboni Member Posts: 5

    Tinkerer

    Thibaryus disse:
    Infelizmente não sei como ajudar. Vou acompanhar o tópico pois pretendo fazer o undervolt também. Boa sorte.
    Realmente esse processador a Acer que a acer colocou o I5-9300 ele esquenta demais se nao tiver undervolt, chega na casa dos 95° Graus facil facil... e isso incomoda por conta de aquecer as teclas AWSD... e para nos que jogamos é ruim demais, o sistema de resfriamento é mto falho e olha que eu troquei a pasta termica que vem para uma da CoolerMaster Nano Pro!!! uma das melhores do Mercado! e mesmo assim nao adiantou, eu tive que reduzir o Clock base de 4,5MHz para 3,5MHz, eu usei o ThrottleStop para isso, pois o Intel Extreme Tunning nao faz isso... consegui reduzir de 95° para 75° no Pico da quentura, porém deu esse "BUG" da ventoinha estar trabalhando a 5000rpm a 75°... nao sei como arruma