Problema com o áudio do notebook Acer Nitro 5 AN515-54

TeusRb
TeusRb Member Posts: 26

Tinkerer

editado janeiro 2021 em Gaming - Predator e Nitro
Olá, estou tendo um problema com o áudio do notebook AN515-54-58CL. Comprei a versão que vem com o Endless OS, portanto, quando recebi o notebook (há uma semana), instalei o windows 10 e os drivers que se encontram no site da Acer.

Comecei a notar um problema com o áudio do notebook que passou a me incomodar bastante, após um tempo (a ocorrência do problema é um tanto aleatória, às vezes ocorre com pouco tempo de uso) ouvindo o som de mídias, seja em forma de áudio, escutando música no spotify, por exemplo; ou em vídeo, assistindo vídeos do youtube, o notebook apresenta repetições muito rápidas da parte da mídia em um curto instante de tempo, e logo depois o áudio volta ao normal; é como se a mídia ficasse engasgada em uma parte por mais ou menos 1 segundo (esse som é acompanhado de um certo ruído também) e então ela volta ao normal.

Suspeitei que fosse algum problema com os drivers, reinstalei o driver de áudio (Realtek) e os utilitários (Waves MaxxAudio e Realtek Audio Console), no entanto, o problema continuou. Desintalei os dispositivos de áudio, reinstalei os drivers e nada. Daí resolvi refazer a instalação do windows e dessa vez utilizar os drivers que vêm junto com o aparelho em um CD. Fiz o procedimento inteiro, no entanto ao fim, para a minha infelicidade, o problema continuou.

Alguma ideia do que pode estar acontecendo? Pode ser um problema de hardware?
«13

Respostas

  • Olá, já testou se com fone de ouvido o problema permanece?
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • TeusRb
    TeusRb Member Posts: 26

    Tinkerer

    Sim, o problema continua com o uso de fone de ouvido
  • TeusRb disse:
    Sim, o problema continua com o uso de fone de ouvido

    No Youtube é como se o áudio não acompanhasse o vídeo? Tipo áudio atrasado
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • TeusRb
    TeusRb Member Posts: 26

    Tinkerer

    Não, é um ruído, que às vezes é acompanhado de um barulho em que a mídia de áudio ficasse engasgada em um determinado momentom, mas não há atraso. Em geral o computador fica lento no intervalo de tempo que o problema se manifesta.
  • TeusRb disse:
    Não, é um ruído, que às vezes é acompanhado de um barulho em que a mídia de áudio ficasse engasgada em um determinado momentom, mas não há atraso. Em geral o computador fica lento no intervalo de tempo que o problema se manifesta.
    Entendo, eu sei como é, tem algum antivírus rodando no note? Ou algum processo que esteja fazendo alto uso da CPU?
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • TeusRb
    TeusRb Member Posts: 26

    Tinkerer

    Não, o note está sem antivírus instalado e rodando basicamente as aplicações necessárias para o funcionamento do sistema. Até mesmo quando estou somente com o Spotify aberto, o problema se manifesta.
  • TeusRb disse:
    Não, o note está sem antivírus instalado e rodando basicamente as aplicações necessárias para o funcionamento do sistema. Até mesmo quando estou somente com o Spotify aberto, o problema se manifesta.
    Bem estranho mesmo, só mais uma coisa, qual plano de energia está usando? Equilibrado ou Alto Desempenho?
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • TeusRb
    TeusRb Member Posts: 26

    Tinkerer

    Plano de equilíbrio, e em geral, com a fonte desconectada.
  • TeusRb disse:
    Plano de equilíbrio, e em geral, com a fonte desconectada.
    Então, eu já tive problemas assim, mas no caso era mais com Youtube aberto, as vezes atrasava o áudio do vídeo, isso acontecia pq modo Equilibrado e desconectado não ativa turbo boost, e as vezes dava gargalo e gerava esse problema. Tente selecionar Alto Desempenho pra ver se o problema persiste
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • TeusRb
    TeusRb Member Posts: 26

    Tinkerer

    Mas no teu caso era só um atraso entre o áudio e vídeo ou gerava um ruído também?
  • TeusRb disse:
    Mas no teu caso era só um atraso entre o áudio e vídeo ou gerava um ruído também?
    Não é bem um ruído, é pq quando o vídeo trava, ou música, parece ser ruído, mas é somente o áudio travado naquele segundo mesmo
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • TeusRb
    TeusRb Member Posts: 26

    Tinkerer

    Entendo. Se fosse somente um atraso e uma queda de performace no notebook quando em modo de equilíbrio, julgaria completamente normal, só nunca havia escutado esse som estranho. Vou testar a tua sugestão, Renan!
  • Se o problema ainda ocorrer, atualize os drivers no site da intel e nvidia.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • TeusRb
    TeusRb Member Posts: 26

    Tinkerer

    Fiz os procedimentos sugeridos, e realmente até então no modo desempenho e conectado à fonte não identifiquei o problema. No entanto, observei que o barulho gerado algumas vezes é de pura distorção e ruído, como se o áudio estivesse prestes a falhar. Poderia ser isso um problema com o hardware? Se não quiser ouvir o problema, terei que utilizar o modo de desempenho o tempo inteiro?
  • TeusRb disse:
    Fiz os procedimentos sugeridos, e realmente até então no modo desempenho e conectado à fonte não identifiquei o problema. No entanto, observei que o barulho gerado algumas vezes é de pura distorção e ruído, como se o áudio estivesse prestes a falhar. Poderia ser isso um problema com o hardware? Se não quiser ouvir o problema, terei que utilizar o modo de desempenho o tempo inteiro?
    É como eu havia dito, modo Equilibrado as vezes pode falhar sim, principalmente em vídeos FullHd, visto que o clock sempre trabalha oscilando, ainda mais usando na bateria, onde a performance cai demais. Sobre esse ruído, tente gravar pra gente, posta no youtube e mande o link aqui. Procure vídeos em 2k ou até mesmo 4k, que o problema deve aparecer no mesmo momento
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • TeusRb
    TeusRb Member Posts: 26

    Tinkerer

    Então, Renan, executei vídeos em 2k e 4k e parece que isso não influencia no tempo para o surgimento do problema. Executei os vídeos por 1h e o problema não surgiu.
     
    Em uma tentativa posterior, pude capturar a amostra de uma das formas do ruído que segue no link abaixo:
    https://youtu.be/3gj4JMluAek

    Não pude gravar um vídeo, devido a demora para o surgimento do problema e às minhas limitações de memória. Portanto, enquanto lia no notebook e realizava tarefas básicas nele, deixei o Spotify em reprodução enquanto meu telefone capturava o áudio dos alto-falantes. Após o surgimento do problema, parei a gravação e recortei a parte do áudio que continha o ruído, sendo esse recorte o apresentado no vídeo do link acima.

    Além disso, gostaria de citar observações feitas por mim ao longo dos meus testes:
    - O problema ocorre tanto no uso dos alto-falantes, quanto no uso de fones de ouvidos.
    - O problema, em geral, leva uma certo tempo para a primeira ocorrência após o início da reprodução de áudio, na maior parte das vezes no intervalo entre 1h e 2h de reprodução.
    - O som gerado varia em forma, sendo essa uma das três formas a seguir: um som de como se a mídia de áudio estivesse se repetindo muito rápido em um curto intervalo de tempo, uma combinação desse som com ruído ou somente ruído.
    - O barulho dura pouco tempo e a reprodução continua normal logo em seguída, para ser mais específico, dura em torno de um segundo no geral.
  • TeusRb disse:
    Então, Renan, executei vídeos em 2k e 4k e parece que isso não influencia no tempo para o surgimento do problema. Executei os vídeos por 1h e o problema não surgiu.
     
    Em uma tentativa posterior, pude capturar a amostra de uma das formas do ruído que segue no link abaixo:
    https://youtu.be/3gj4JMluAek

    Não pude gravar um vídeo, devido a demora para o surgimento do problema e às minhas limitações de memória. Portanto, enquanto lia no notebook e realizava tarefas básicas nele, deixei o Spotify em reprodução enquanto meu telefone capturava o áudio dos alto-falantes. Após o surgimento do problema, parei a gravação e recortei a parte do áudio que continha o ruído, sendo esse recorte o apresentado no vídeo do link acima.

    Além disso, gostaria de citar observações feitas por mim ao longo dos meus testes:
    - O problema ocorre tanto no uso dos alto-falantes, quanto no uso de fones de ouvidos.
    - O problema, em geral, leva uma certo tempo para a primeira ocorrência após o início da reprodução de áudio, na maior parte das vezes no intervalo entre 1h e 2h de reprodução.
    - O som gerado varia em forma, sendo essa uma das três formas a seguir: um som de como se a mídia de áudio estivesse se repetindo muito rápido em um curto intervalo de tempo, uma combinação desse som com ruído ou somente ruído.
    - O barulho dura pouco tempo e a reprodução continua normal logo em seguída, para ser mais específico, dura em torno de um segundo no geral.
    Esse ruído realmente o meu não fazia não, era mais um atraso que gerava um som, mas não ruído igual. E como você disse que até em fone acontece, aí que está estranho mesmo. Já tentou instalar uma versão do driver mais antiga? Por exemplo, tente pegar uma das primeiras versões do driver de áudio pelo próprio site da Acer. Esse ruído parece ser interferência de alguma coisa, igual quando toca celular perto da tv, que gera uma interferência e um ruído
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • TeusRb
    TeusRb Member Posts: 26

    Tinkerer

    Creio que não seja um problema de interferência, pois mesmo com nenhum outro aparelho eletrônico por perto do notebook, ocorre o problema.

    E sim, instalei a versão do driver que vem no CD que acompanha o notebook, que é mais antiga que os drivers do site da Acer.

    Em primeiro lugar, instalei os drivers do próprio site da Acer, no entanto o problema continuou. Com isso, reinstalei os drivers, mesmo assim o problema não foi solucionado. Daí instalei o drivers de áudio gerais da Realtek, o ruído continuou a ser reproduzido.

    Após isso, instalei o Endless OS em dual boot no equipamento e escutei músicas no Spotify por 3h, o problema não se manifestou, no entanto, o nível de ruído das ventoinhas permaneceram acima da média durante todo o período de uso do equipamento, creio que devido aos drivers da distribuição linux não serem os ideais. Fiz uma instalação limpa do windows e dessa vez instalei os drivers que vêm no CD que acompanha o notebook, mesmo assim o problema continuou.

    Algo diferente que observei foi o seguinte: 
    A versão do driver de áudio Realtek do CD é a v6.0.1.8633, já a versão do driver do site é a v6.0.8929. Após instalar o driver do CD, logo em seguida à instalação limpa do Windows, e navegar até o menu "informações" do utilitário "Realtek Audio Console", a versão do Realtek exibida é a v6.0.8929, que é a versão do drivers que está no site da Acer.

    Além disso, notei algumas vezes que no momento da ocorrência do problema, o cursor do mouse trava.
  • TeusRb disse:
    Creio que não seja um problema de interferência, pois mesmo com nenhum outro aparelho eletrônico por perto do notebook, ocorre o problema.

    E sim, instalei a versão do driver que vem no CD que acompanha o notebook, que é mais antiga que os drivers do site da Acer.

    Em primeiro lugar, instalei os drivers do próprio site da Acer, no entanto o problema continuou. Com isso, reinstalei os drivers, mesmo assim o problema não foi solucionado. Daí instalei o drivers de áudio gerais da Realtek, o ruído continuou a ser reproduzido.

    Após isso, instalei o Endless OS em dual boot no equipamento e escutei músicas no Spotify por 3h, o problema não se manifestou, no entanto, o nível de ruído das ventoinhas permaneceram acima da média durante todo o período de uso do equipamento, creio que devido aos drivers da distribuição linux não serem os ideais. Fiz uma instalação limpa do windows e dessa vez instalei os drivers que vêm no CD que acompanha o notebook, mesmo assim o problema continuou.

    Algo diferente que observei foi o seguinte: 
    A versão do driver de áudio Realtek do CD é a v6.0.1.8633, já a versão do driver do site é a v6.0.8929. Após instalar o driver do CD, logo em seguida à instalação limpa do Windows, e navegar até o menu "informações" do utilitário "Realtek Audio Console", a versão do Realtek exibida é a v6.0.8929, que é a versão do drivers que está no site da Acer.

    Além disso, notei algumas vezes que no momento da ocorrência do problema, o cursor do mouse trava.
    Então pode ser a questão do modo de energia Equilibrado, já que o mesmo limita os clocks. Pode ser que em algum momento tenha algum processo que faz o uso da CPU e com isso aconteça esse problema mencionado. Tem um modo para usar o note no modo Alto Desempenho sem que ele ative o turbo boost e o desempenho não é tão afetado, dependendo da aplicação ou jogo
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • TeusRb
    TeusRb Member Posts: 26

    Tinkerer

    Entendo, mas não acha o perfil do ruído anômalo?