A515-54-587L: Aspire 5 perdendo performance quando conectado a tomada

Ruben_filipe07
Ruben_filipe07 Member Posts: 13

Tinkerer

editado janeiro 2021 em Laptops
Tenho um Aspire 5 com um i5 10210u, modelo A515-54-587L
Percebi que o clock do processador cai abruptamente quando conecto o carregador, porém apenas quando ele está carregando (se estiver com a bateria cheia, ou quase, e conectado ao carregador ele fica normal). Vou enviar algumas fotos mostrando clocks e essas coisas: 

No estado ocioso e desconectado do carregador: https://imgur.com/pBrKHQy
No estado ocioso e conectado ao carregador: https://imgur.com/l0fvZyl  (clock em 0.46Ghz, um absurdo! O mouse chega a travar em alguns momentos)

Resolvi fazer um beanchmark do cpuz pra comparar a performance e ela é bem discrepante
Desconectado: https://imgur.com/AB2aAuv
Conectado: https://imgur.com/Igfl8yS

Em todos os testes o notebook estava na faixa de 20% de bateria. 
Notei este problema quando estava jogando CSGO e o meu fps ficava na faixa de 60-80, porém quando conectei o carregador ele foi para faixa dos 10fps, sei que o Aspire 5 A515-54-587L não foi feito pra jogos, mas ele aguenta uma taxa jogável e só quando conecto o carregador que cai absurdamente. Vale citar que, como falei, quando ele está com 90-100% de bateria o problema não acontece.

Se alguém conseguir resolver, me ajude!
E antes que me perguntem: a bios está na última versão (1.21), e os drivers estão atualizados de acordo com o próprio programa da acer (o Center care) e o assistente de drivers da intel que uso pra atualizar os drivers de vídeo. 
Espero que este problema seja corrigido, pois é bem chato ter a performance absurdamente limitada ao carregar, sendo que paguei caro neste notebook para usar a estudo/trabalho.


[Título editado para adicionar o nome do produto]

Respostas

  • Você pode verificar no visualizador de eventos, o que é mostrado assim que você conecta a fonte e o desempenho do processador despenca? Você também já alterou o desempenho mínimo e máximo do processador, tanto na bateria quanto na tomada, nas opções de energia?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Ruben_filipe07
    Ruben_filipe07 Member Posts: 13

    Tinkerer

    Obrigado por retornar!
    Como uso este verificador de enventos, preciso ir pra uma aba especifíca?
    Eu alterei este valores de desempenho mínimo e máximo, estavam 0% e 100% respectivamente, na tomada. Coloquei os dois para 100% quando deu o problema, porém voltei para o que estava antes e o problema continua...

  • Ruben_filipe07
    Ruben_filipe07 Member Posts: 13

    Tinkerer

    Em anexo minha configuração de opção de energia, caso ajude a entender melhor.

    Ah, hoje notei que depois de algum tempo na tomada ele volta ao clock normal, porém é tempo suficiente pra ser um problema. Pra deixar mais claro ele estava com 15% quando conectei a tomada, e o clock só voltou ao normal quando chegou a 40%

  • Em desempenho mínimo, também coloque em 100%.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Ruben_filipe07
    Ruben_filipe07 Member Posts: 13

    Tinkerer

    Não deu certo, o problema continua acontecedo mesmo após ter feito essa configuração. Acha que pode ser problema físico?
  • Eu não acho que seja um problema físico. Experimente atualizar os drivers com o driverbooster e também o windows com o windows update.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • lucasagbr
    lucasagbr Member Posts: 1 New User

    Eu estou com o mesmo problema e é muito inconveniente. Já tentei de tudo porém sem sucesso...

  • Ingrid-Acer
    Ingrid-Acer Administrator Posts: 3,273 Community Administrator

    Olá lucasagbr

    Devido a inatividade desta publicação recomendamos a abertura de um nova publicação,  isso melhorará a visibilidade e você receberá melhor atenção e resposta à sua dúvida. 

    Atenciosamente, 

    Acer-Ingrid