Superaquecimento e queda desempenho de CPU no ASPIRE 5 A514-53G-571X

Opções
FelipeAndrade7
FelipeAndrade7 Member Posts: 2 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Estou passando problemas de quedas de desempenho e aquecimento até em tarefas básicas de como navegação da internet. Infelizmente já tentei de tudo (Cooler base, levantar) só foi amenizado com o uso de um ventilador no máximo. As quedas de FPS são constantes em jogos, e não existe um problema de CPU throttling, mas sim de um gerenciamento de clock errado do processador quando o mesmo detecta que a temperatura vai subir. Mas as quedas acontecem tanto em temperaturas baixas, quando em temperatura um pouco mais altas 70-75c•. Não recomendo a ninguém a compra, infelizmente existe muita incompatibilidade de softwares que fazem o gerenciamento de booster do CPU e a temperatura, que faz a CPU e GPU ficarem “burras”. Já cogitei muitas teorias, problema na aplicação da pasta térmica, software, ineficiência de resfriamento. Na minha opinião é muito soma de tudo isso. Meus testes me levam a uma teoria: não é só a temperatura... o processador não sabe gerenciar a % de uso ao sentir uma tendência de aumento da temperatura ou diminuição da mesma. Quando ele acha que vai subir ele decide diminuir... e aí começa a abaixar a temperatura... antes de abaixar ele já decide por subir, o que leva a temperatura a subir e ele a repetir um ciclo de aumento e descida de desempenho. As vezes ele não funciona direito em jogos aos 65 graus... e crava um pouco o fps aos 75 graus, se fosse apenas questão de número isso não ocorreria, melhorar a ventilação dele é o suficiente para que o processador esteja entendendo que ele pode ficar com uma temperatura um pouquinho alta e que isso não representa nenhuma possível crise. A maioria dos notebooks não possuem esse problema, o da mx 250 pode chegar aos 80 sem ter esse problema, já o da mx350 não precisa atingir a mesma marca, e já trava. Oque é estranho já que os processadores deveriam dar conta do recado com margem. Pode ter sido tanto culpa da fabricante, um problema crônico em alguns dos modelos dela, ou pode ser algum bug ou incompatibilidade do Windows, que deixou o processador burro, por assim dizer. 

Respostas

  • jeff3116
    jeff3116 Member Posts: 3 New User
    Opções
    Estou passando problemas de quedas de desempenho e aquecimento até em tarefas básicas de como navegação da internet. Infelizmente já tentei de tudo (Cooler base, levantar) só foi amenizado com o uso de um ventilador no máximo. As quedas de FPS são constantes em jogos, e não existe um problema de CPU throttling, mas sim de um gerenciamento de clock errado do processador quando o mesmo detecta que a temperatura vai subir. Mas as quedas acontecem tanto em temperaturas baixas, quando em temperatura um pouco mais altas 70-75c•. Não recomendo a ninguém a compra, infelizmente existe muita incompatibilidade de softwares que fazem o gerenciamento de booster do CPU e a temperatura, que faz a CPU e GPU ficarem “burras”. Já cogitei muitas teorias, problema na aplicação da pasta térmica, software, ineficiência de resfriamento. Na minha opinião é muito soma de tudo isso. Meus testes me levam a uma teoria: não é só a temperatura... o processador não sabe gerenciar a % de uso ao sentir uma tendência de aumento da temperatura ou diminuição da mesma. Quando ele acha que vai subir ele decide diminuir... e aí começa a abaixar a temperatura... antes de abaixar ele já decide por subir, o que leva a temperatura a subir e ele a repetir um ciclo de aumento e descida de desempenho. As vezes ele não funciona direito em jogos aos 65 graus... e crava um pouco o fps aos 75 graus, se fosse apenas questão de número isso não ocorreria, melhorar a ventilação dele é o suficiente para que o processador esteja entendendo que ele pode ficar com uma temperatura um pouquinho alta e que isso não representa nenhuma possível crise. A maioria dos notebooks não possuem esse problema, o da mx 250 pode chegar aos 80 sem ter esse problema, já o da mx350 não precisa atingir a mesma marca, e já trava. Oque é estranho já que os processadores deveriam dar conta do recado com margem. Pode ter sido tanto culpa da fabricante, um problema crônico em alguns dos modelos dela, ou pode ser algum bug ou incompatibilidade do Windows, que deixou o processador burro, por assim dizer. 
    sim vejo isso quando quero jogar que nunca a placa de video passa dos 50% por exemplo eu tenho uma placar "boa" mas que se tornou inferior a mx250 como pode isso, gostaria de saber se também não tem como corrigir isso ? paguei muito caro por ele por isso nos merecemos o que pagamos e isso não foi entregue.

  • muriloramosrocha
    muriloramosrocha Member Posts: 14

    Tinkerer

    Opções
    Mais um post reclamando da máquina Aspire 5 A514-53G-571x. Realmente o produto não entrega o que se espera. A fabricante vende um conjunto de processador + placa de vídeo de última geração que não entregam desempenho de última geração. Tenho o produto e estou passando pelo mesmo problema e venho aqui, mais uma vez reclamar, para que uma solução seja dada para quem pagou caro por esse aparelho. 
    O processador do aparelho apresenta enorme instabilidade ao passar dos 70º graus e com isso não consegue suprir as necessidades da placa de vídeo. Ao que parece a fabricante limitou o processador para compensar o péssimo sistema de refrigeração. A solução paliativa que nós, consumidores do produto, encontramos foi usar um software externo e não oficial da fabricante para limitar o power do processador em uma potência entre 10-15W para que a temperatura diminuísse e ,consequentemente, gerasse a estabilidade do processador. 
    O problema ao que parece é o péssimo gerenciamento que é feito do clock do processador, a máquina não consegue encontrar um clock médio do processador que satisfaça a temperatura ideal e deixe o desempenho estável. 
    O youtuber Dan Ferreira fez uma análise do notebook e postará em poucos dias em seu canal. Ele acionou o setor responsável para verificar o problema e achar uma solução. Minha esperança é essa, que ele consiga uma pronta resposta daqueles que deveriam fazer de tudo para resolver o problema do consumidor.
    Não recomendo a compra da máquina à ninguém até que o problema seja resolvido.
  • augustoavl
    augustoavl Member Posts: 2 New User
    Opções
    Também tive a mesma experiência relatada. Infelizmente o suporte prestado está sendo péssimo quando ligo no suporte técnico. São pessoas que não tem preparo para ajuda em um suporte mais especializado.

    Além do exposto pelo outros usários tive que formatar e modificar o protocolo do SSD para ACHI, pois estava tendo quedas de desempenho com transferências pífias a 8mb/s.

    Realmente pelo preço e CPU e GPU equipados este notebook deveria apresentar um resultado muito bom, porém apenas com auxilio de outros programas e refrigeração externa consigo um resultado mínimo satisfatório. Algo que chega a ser irreal, como uma empresa multinacional, consegue fazer um projeto tão ruim e não fazer nada para melhorar. O mínimo seria um atualização de BIOS para tentar corrigir esse problema, já que os sistema de refrigeração não tem como ser modificado.

    Não recomendo a compra a ninguém, principalmente pela falta de profissionalismo e auxilio prestado. Caso haja reconhecimento, atualização e melhorias poderia ser sim um note bom. Porém até o momento o melhor auxilio que temos são da experiências trocadas e de profissionais a aparte como o youtuber citado.
  • jefferson2021
    jefferson2021 Member Posts: 2 New User
    Opções
    Acer sendo acer...
    Produto contendo vicios ocultos desde ssd que esquenta muito so navengando na internet até travamentos em jogos mais simples.
    Suporte despreparado e produto subdimensionado para o processador e placa de video instalados nele.



  • Ingrid-Acer
    Ingrid-Acer Administrator Posts: 3,303 Community Administrator
    Opções

    Olá a todos, 

    Obrigada por participarem da comunidade Acer, eu sinto muito que estejam enfrentando uma má experiência, eu sugiro que entrem em contato direto com o suporte pós-venda para relatar o ocorrido através do telefone 0800-762-2237 ou chat.

    Vale lembrar que a comunidade Acer não é um portal direto de atendimento ao cliente, mas sim um fórum de pessoa para pessoa onde os usuários podem ajudar uns aos outros. Alguns funcionários da Acer (moderadores), leem tópicos postados aqui e você notará interação dos mesmos quando apropriado, mas essencialmente queremos que a comunidade seja um portal de interação positiva e troca de ideias para os membros.

    Embora gostaria muitissímo de poder auxíliá-los os portais mencionados acima terão melhores feramentas para dar o suporte necessário neste caso. 

    Nota: Esta publicação será encerrada. 

    Atenciosamente, 
    Acer-Ingrid

Esta discussão está fechada.