Superaquecimento e queda desempenho de CPU no ASPIRE 5 A514-53G-571X
Estou passando problemas de quedas de desempenho e aquecimento até em tarefas básicas de como navegação da internet. Infelizmente já tentei de tudo (Cooler base, levantar) só foi amenizado com o uso de um ventilador no máximo. As quedas de FPS são constantes em jogos, e não existe um problema de CPU throttling, mas sim de um gerenciamento de clock errado do processador quando o mesmo detecta que a temperatura vai subir. Mas as quedas acontecem tanto em temperaturas baixas, quando em temperatura um pouco mais altas 70-75c•. Não recomendo a ninguém a compra, infelizmente existe muita incompatibilidade de softwares que fazem o gerenciamento de booster do CPU e a temperatura, que faz a CPU e GPU ficarem “burras”. Já cogitei muitas teorias, problema na aplicação da pasta térmica, software, ineficiência de resfriamento. Na minha opinião é muito soma de tudo isso. Meus testes me levam a uma teoria: não é só a temperatura... o processador não sabe gerenciar a % de uso ao sentir uma tendência de aumento da temperatura ou diminuição da mesma. Quando ele acha que vai subir ele decide diminuir... e aí começa a abaixar a temperatura... antes de abaixar ele já decide por subir, o que leva a temperatura a subir e ele a repetir um ciclo de aumento e descida de desempenho. As vezes ele não funciona direito em jogos aos 65 graus... e crava um pouco o fps aos 75 graus, se fosse apenas questão de número isso não ocorreria, melhorar a ventilação dele é o suficiente para que o processador esteja entendendo que ele pode ficar com uma temperatura um pouquinho alta e que isso não representa nenhuma possível crise. A maioria dos notebooks não possuem esse problema, o da mx 250 pode chegar aos 80 sem ter esse problema, já o da mx350 não precisa atingir a mesma marca, e já trava. Oque é estranho já que os processadores deveriam dar conta do recado com margem. Pode ter sido tanto culpa da fabricante, um problema crônico em alguns dos modelos dela, ou pode ser algum bug ou incompatibilidade do Windows, que deixou o processador burro, por assim dizer.