A515-53G: Superaquecimento e queda de performance CPU Acer aspire 5

Gabriel129
Gabriel129 Member Posts: 3 New User
editado dezembro 2020 em Laptops
Boa noite! Com poucos dias de uso já experimentei uma experiência péssima com o Acer A515-53G-571X, em jogos e programas a CPU (i5 1035G1) atinge altíssimas temperaturas (~90°C) que fazem com que o processador limite seu clock de 3600hz para surpreendentes 399~1000hz quando conectado a tomada, aí então as temperaturas ficam limitadas a 60~75°C, na bateria o resultado também é igualmente péssimo, e como resultado a jogatina de jogos leves como CS GO se torna insustentável devido ao fps abaixo de 30.
Quando coloco um ventilador rumo a entrada de ar do notebook o resultado melhora, ainda ocorrem as altas temperaturas, e então o processador abaixa seu clock, porém para 2300hz, oq torna melhor a performance, entretanto não faz milagre e a jogatina de jogos como The Witcher 3, com tudo no mínimo é horrível.
Já tentei de tudo, limitar a energia do processador, mudar os planos de energia, atualizar drivers da placa de vídeo, atualizar o firmware do Windows, entretanto nada muda esse péssimo resultado, vi que muitos outros usuários desse dispositivo estão relatando os mesmos problemas, oq posso fazer para solucionar isso? Pois aparenta ser claramente um problema de software, afinal o aparelho tem uma semana de uso apenas, e esses problemas estão desde que ele chegou.



[Título editado para adicionar o nome do produto]

Respostas

  • caior89
    caior89 Member Posts: 8

    Tinkerer

    editado dezembro 2020
    Olá Gabriel.

    também comprei o mesmo modelo e estou exatamente com o mesmo problema! Já tentei milhares de soluções, tanto aqui no fórum quanto em outros lugares e nada de resolver.

    Estou usando tanto um ventilador quanto uma base potente para resfriar o notebook, embora tenha melhorado um pouco o superaquecimento ele continua (como se fosse em ciclos) travando e diminuindo o desempenho

    Possuo um modelo de notebook muito mais inferior que este e nunca apresentei nenhum desses problemas, e detalhe, não precisava desabilitar milhares de opções do computador pra sequer rodar um jogo super leve, já compramos o notebook entre outras funções, para não precisar disso.

    Nunca tive notebook da Acer antes, mas esta deixando bastante a desejar. Do que adianta ter notebooks intermediários com bom hardware se não funciona...


  • Gabriel129
    Gabriel129 Member Posts: 3 New User
    caior89 disse:
    Olá Gabriel.

    também comprei o mesmo modelo e estou exatamente com o mesmo problema! Já tentei milhares de soluções, tanto aqui no fórum quanto em outros lugares e nada de resolver.

    Estou usando tanto um ventilador quanto uma base potente para resfriar o notebook, embora tenha melhorado um pouco o superaquecimento ele continua (como se fosse em ciclos) travando e diminuindo o desempenho

    Possuo um modelo de notebook muito mais inferior que este e nunca apresentei nenhum desses problemas, e detalhe, não precisava desabilitar milhares de opções do computador pra sequer rodar um jogo super leve, já compramos o notebook entre outras funções, para não precisar disso.

    Nunca tive notebook da Acer antes, mas esta deixando bastante a desejar. Do que adianta ter notebooks intermediários com bom hardware se não funciona...


    Exatamente, não faz sentido o notebook ter um excelente processador e não suportar ele no modo turbo e nem a um clock minimamente alto, tô esperando se alguém chega aqui nesse fórum com a luz para meus problemas, mas já perdi a esperança, sinto que vou ter que acionar a garantia
  • FelipeAndrade7
    FelipeAndrade7 Member Posts: 2 New User
    Gabriel129 disse:
    Boa noite! Com poucos dias de uso já experimentei uma experiência péssima com o Acer A515-53G-571X, em jogos e programas a CPU (i5 1035G1) atinge altíssimas temperaturas (~90°C) que fazem com que o processador limite seu clock de 3600hz para surpreendentes 399~1000hz quando conectado a tomada, aí então as temperaturas ficam limitadas a 60~75°C, na bateria o resultado também é igualmente péssimo, e como resultado a jogatina de jogos leves como CS GO se torna insustentável devido ao fps abaixo de 30.
    Quando coloco um ventilador rumo a entrada de ar do notebook o resultado melhora, ainda ocorrem as altas temperaturas, e então o processador abaixa seu clock, porém para 2300hz, oq torna melhor a performance, entretanto não faz milagre e a jogatina de jogos como The Witcher 3, com tudo no mínimo é horrível.
    Já tentei de tudo, limitar a energia do processador, mudar os planos de energia, atualizar drivers da placa de vídeo, atualizar o firmware do Windows, entretanto nada muda esse péssimo resultado, vi que muitos outros usuários desse dispositivo estão relatando os mesmos problemas, oq posso fazer para solucionar isso? Pois aparenta ser claramente um problema de software, afinal o aparelho tem uma semana de uso apenas, e esses problemas estão desde que ele chegou.



    [Título editado para adicionar o nome do produto]
    Olá Gabriel e Caio,

    Estou passando pelos mesmos problemas a mais de duas semanas. Infelizmente já tentei de tudo, as quedas de FPS são constantes em jogos, e não existe um problema de CPU throttling, mas sim de um gerenciamento de clock errado do processador quando o mesmo detecta que a temperatura vai subir. Mas as quedas acontecem tanto em temperaturas baixas, quando em temperatura um pouco mais altas 70-75c•. Não recomendo a ninguém a compra, infelizmente existe muita incompatibilidade de softwares que fazem o gerenciamento de booster do CPU e a temperatura, que faz a CPU e GPU ficarem “burras”. Já cogitei muitas teorias, problema na aplicação da pasta térmica, software, ineficiência de resfriamento. Na minha opinião é muito soma de tudo isso. 
  • caior89
    caior89 Member Posts: 8

    Tinkerer

    Olá Felipe! Cara andei pesquisando mais e tu falou tudo, é problema no booster e é bem isso mesmo, ele é burro! kkk

    Descobri um jeito que ameniza um pouco pelo throttlestop, por "undervolting" leve. Na guia TPL, vai em turbo boost long power max e coloca 15. No de baixo 36. Vi isso em um canal gringo, para limitar a energia (o cara considerou um undervolt leve, pq não é recomendavel undervolt nos intel 10 geracao). Diminuiu a potencia do processador mas parou os travamentos (tem que desabilitar a opção que desabilita o turbo boost no throttle também e por opcao internet), tem que cuidar só com os aumentos da temperatura. Consegui estabilizar entre 75-80. Se voce só desabilitar o turbo ele também para mas cai bastante o fps daí (trava entre 998 mhz o processador).


    Legal que o pessoal do suporte nem se esforça mais kkkk


  • Gabriel129
    Gabriel129 Member Posts: 3 New User
    caior89 disse:
    Olá Felipe! Cara andei pesquisando mais e tu falou tudo, é problema no booster e é bem isso mesmo, ele é burro! kkk

    Descobri um jeito que ameniza um pouco pelo throttlestop, por "undervolting" leve. Na guia TPL, vai em turbo boost long power max e coloca 15. No de baixo 36. Vi isso em um canal gringo, para limitar a energia (o cara considerou um undervolt leve, pq não é recomendavel undervolt nos intel 10 geracao). Diminuiu a potencia do processador mas parou os travamentos (tem que desabilitar a opção que desabilita o turbo boost no throttle também e por opcao internet), tem que cuidar só com os aumentos da temperatura. Consegui estabilizar entre 75-80. Se voce só desabilitar o turbo ele também para mas cai bastante o fps daí (trava entre 998 mhz o processador).


    Legal que o pessoal do suporte nem se esforça mais kkkk


    O suporte da Acer é uma piada, o turbo do processador devia ter 3600hz de clock, o meu tava travado em 399hz conectado a tomada, com temperatura a 65°C e a mulher do suporte disse que tava normal kkkkk
  • AlpacaRaivosa
    AlpacaRaivosa Member Posts: 2 New User
    editado dezembro 2020
    Gabriel129 disse:
    Boa noite! Com poucos dias de uso já experimentei uma experiência péssima com o Acer A515-53G-571X, em jogos e programas a CPU (i5 1035G1) atinge altíssimas temperaturas (~90°C) que fazem com que o processador limite seu clock de 3600hz para surpreendentes 399~1000hz quando conectado a tomada, aí então as temperaturas ficam limitadas a 60~75°C, na bateria o resultado também é igualmente péssimo, e como resultado a jogatina de jogos leves como CS GO se torna insustentável devido ao fps abaixo de 30.
    Quando coloco um ventilador rumo a entrada de ar do notebook o resultado melhora, ainda ocorrem as altas temperaturas, e então o processador abaixa seu clock, porém para 2300hz, oq torna melhor a performance, entretanto não faz milagre e a jogatina de jogos como The Witcher 3, com tudo no mínimo é horrível.
    Já tentei de tudo, limitar a energia do processador, mudar os planos de energia, atualizar drivers da placa de vídeo, atualizar o firmware do Windows, entretanto nada muda esse péssimo resultado, vi que muitos outros usuários desse dispositivo estão relatando os mesmos problemas, oq posso fazer para solucionar isso? Pois aparenta ser claramente um problema de software, afinal o aparelho tem uma semana de uso apenas, e esses problemas estão desde que ele chegou.



    [Título editado para adicionar o nome do produto]
    Gabriel, Felipe e Caio, vou reunir por meio de um grupo no WhatsApp as dúzias de pessoas que tenho encontrado e compartilham nosso problema, vamos nos unir e buscar as soluções, compartilhar entre nós como estamos recebendo suporte da Acer ou não, entrem em contato se tiverem interesse,xxxxxxxxxx, tratar xxxxxxxxxxxx. ;)


    [Comentário editado para excluir informação pessoal]
  • caior89
    caior89 Member Posts: 8

    Tinkerer

    editado dezembro 2020
    Oi Kteruya. Vista o total desinteresse do suporte acer para solucionar nosso problema, criamos um grupo no whatsapp para trocar informações. Caso queira entrar aqui esta xxxxxxxxxxxxxxxx



    [Comentário editado para excluir trechos de conversa privada ou informação pessoal]
  • brunosccp1910
    brunosccp1910 Member Posts: 1 New User
    editado junho 2021
    Pessoal, estou com o mesmo problema e não encontrei solução. Não consigo visualizar o número de vocês pra entrar em contato. Poderiam por gentileza me ajudar?

    XXXX XXXXX XXXXXX

    [Comentário editado para excluir informação sensível ou pessoal ]