AN517-55-NT - sem acesso ao HD em "Este Computador" e no "Gerenciador de Disco" (Windows 10)
imartin2020
Member Posts: 15 Troubleshooter
Boa tarde, pessoal
Gostaria de saber se vocês podem me ajudar com um problema que estou tendo com meu nitro5 (an517-51-55nt).
Basicamente, meu computador não está tendo acesso (embora o sistema "reconheça") o HD.
Algumas informações que eu acho que poderão ajudar a esclarecer:
Algumas informações que eu acho que poderão ajudar a esclarecer:
1) Meu note chegou há dois dias e já substituí o sistema operacional Endless. No lugar, instalei o Windows 10 (baixei a versão "free" disponibilizada no próprio site da Microsoft, mas ainda não comprei a licença, o que farei assim que possível). Instalei o win10 pelo pen drive, conforme explicado em diversos tutoriais. Antes de instalar o win10 no SSD, formatei todas as unidades de disco (SSD e HD, sendo que ambas apareceram naquela etapa de instalação que somos solicitados a escolher em qual dos dispositivos iremos instalar o Win). Fiz um backup da pasta WINDRIVER em um pen drive "just in case".
2) A instalação do Windows transcorreu de forma aparentemente normal. Em seguida, atualizei os drivers utilizando a própria central de atualização do Windows. Atualizei tudo o que podia por ali. Em seguida, instalei todos os drivers que localizei na pasta WINDRIVER.
3) Explorando meu computador, notei que ao clicar em "Este Computador" apenas localizei a unidade referente ao SSD (disco local C, no tamanho de 118 GB). A unidade do HD de 1TB não apareceu!
4) No "Meu computador", por sua vez, verifiquei que:
4.1) Ao clicar em "Meu Computador" --> "Gerenciar" --> "Gerenciamento de disco": aparece apenas o SSD (e suas partições). O HD não é mostrado de qualquer forma aqui.
As partições do SSD estão "organizadas" da seguinte forma:
(C:) - 118,63 GB NTFS
(disco 0 partição 1) - 100MB
(disco 0 partição 4) - 507MB NTFS
4.2) Ao clicar em "Meu Computador" --> "Gerenciar" --> "Gerenciador de dispositivo" --> "unidades de disco": aqui localizo tanto o SSD (IM2P33F8R1-128GB) quanto o HD (WDC WD10SPZX-21|10T0). Neste caso, ao clicar com o botão direito sobre o HD, tentei atualizar driver, desinstalá-lo e desabilitar dispositivo... enfim, nada fez com que o HD fosse "ativado".
5) Nas BIOS não cheguei a fuçar nada (apenas fiz algumas alterações necessárias para a instalação do Windows). Sou absolutamente leigo então evito fuçar nas BIOS.
6) Ao abrir o programa chamado "tecnologia de armazenamento intel rapid" (este programa surgiu após a instalação de um dos drivers que estavam na pasta WINDRIVER), ele consta o HD (disco SATA 932 GB) como normal/ativo, mas mesmo assim ele não aparece no Meu Computador, tampouco no Gerenciamento de disco. No programa acima mencionado, ao colocar o cursor sobre o "ícone" do disco SATA (932MB), aparecem as seguintes informações:
Status: normal
Tipo: disco rígido SATA
Uso: disponível
Controladora: 0, porta 4
Status: normal
Tipo: disco rígido SATA
Uso: disponível
Controladora: 0, porta 4
Local da porta: interno
Disco do sistema: não
e mais algumas outras informações (número de série, modelo e tamanho...)
7) Uma coisa que eu estranhei (não sei se isto é de qualquer forma relevante - sou totalmente leigo nesses assuntos), mas é que tanto o SSD quanto o HD aparecem como "disco 0". Pelo que observei em alguns tutoriais, normalmente um desses discos é 0 e o outro é 1... Penso se isso não poderia esta dando algum tipo de conflito ou coisa parecida.
8) Por fim, gostaria de ressaltar que encontrei algumas pessoas que passaram por problemas mais ou menos semelhantes (inclusive nesta comunidade), mas não encontrei nenhuma explicação ou solução que tenha funcionado para mim (até agora). Por esta razão decidi recorrer a vocês na tentativa me darem alguma luz com essa situação.
Disco do sistema: não
e mais algumas outras informações (número de série, modelo e tamanho...)
7) Uma coisa que eu estranhei (não sei se isto é de qualquer forma relevante - sou totalmente leigo nesses assuntos), mas é que tanto o SSD quanto o HD aparecem como "disco 0". Pelo que observei em alguns tutoriais, normalmente um desses discos é 0 e o outro é 1... Penso se isso não poderia esta dando algum tipo de conflito ou coisa parecida.
8) Por fim, gostaria de ressaltar que encontrei algumas pessoas que passaram por problemas mais ou menos semelhantes (inclusive nesta comunidade), mas não encontrei nenhuma explicação ou solução que tenha funcionado para mim (até agora). Por esta razão decidi recorrer a vocês na tentativa me darem alguma luz com essa situação.
Obrigado e aguardo o contato!
0
Melhores respostas
-
Consegui resolver o problema fuçando naquela seção de "armazenamento".
O que fiz foi simplesmente selecionar a opção "criar um espaço de armazenamento" e no campo "tipo de resiliência" eu notei que a única opção que desbloqueava o botão "criar espaço de armazenamento" era a "espelhamento simples (sem resiliência)". Com isso, eu cliquei em criar espaço de armazenamento e meu HD ficou acessível, conforme imagem abaixo. Também notei que no gerenciador de dispositivos apareceu uma nova unidade (microsof storage space device).
Eu não sei o que nada disso significa, mas parece que deu certo. Irei mexer no meu noteobook ao longo do dia e caso note algum comportamento anormal, voltarei a entrar em contato com você.
Por ora, agradeço imensamente toda a atenção e suporte que vc me deu.
uma última dúvida boba: eu costuma utilizar muito a tecla de atalho [ctrl + shift] em documentos de texto, para selecionar o texto de forma mais rápida com as setas direcionais. No entanto, notei que neste notebook esta combinação de teclar (ctrl + shift, pressionados nesta ordem) tem como função alterar o estilo de teclado. Isso é irritante, pois fico toda hora tento que reconfigurar. É possível desabilitar isto? Notei que se pressiono shift primeiro (shift + ctrl), isso não ocorre... mas é praticamente reflexo eu apertar primeiro o ctrl.
0 -
Veja isso aqui:
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0
Respostas
-
Antes de instalar o windows, você fez o backup do endless? Além disso, você excluiu todas essas partições até ficarem com espaço não alocado ao instalar o windows?
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
egydiocoelho disse:Antes de instalar o windows, você fez o backup do endless? Além disso, você excluiu todas essas partições até ficarem com espaço não alocado ao instalar o windows?
Obrigado pelo rápido posicionamento.
Não, não fiz backup do Endless OS. O único backup que realizei foi da pasta WINDRIVER. Não realizei backup do Endless, pois li em diversos lugares que a mudança de OS não acarreta em perda da garantia.
Sobre o segundo ponto: após assistir a diversos tutoriais que ensinavam a realizar a instalação do windows 10 no nitro 5, observei que a maioria orientava a excluir todas as unidades e, em seguida, criar uma nova partição no SSD (conforme indicado por sua seta). Numa dessas partições (a #3, se não me engano...), seria instalado o Windows. Foi exatamente isso o que fiz.
0 -
Você também excluiu as partições do disco rígido? Você pode enviar uma captura de tela do gerenciamento de discos?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
egydiocoelho disse:Você também excluiu as partições do disco rígido? Você pode enviar uma captura de tela do gerenciamento de discos?
Sim, lembro-me de ter excluído todas as partições para, num segundo momento, criar novas partições apenas no SSD (onde o windows viria a ser instalado), pois foram estas as orientações que o tutorial orientava a seguir.
Se necessário, posso inserir o link do referido tutorial.
Segue a imagem solicitada:
0 -
Você pode enviar uma foto da guia information do bios? Eu quero ver se o disco rígido aparece lá.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:Você pode enviar uma foto da guia information do bios? Eu quero ver se o disco rígido aparece lá.
Seguem imagens solicitadas:
[Comentário editado para excluir informação pessoal]0 -
O ssd e o hdd estão aparecendo. No windows, faça isso:
a) pressione windows+r e digite msconfig. Vá em sistema e ative a inicialização segura e reinicie o windows
b) depois, desinstale e exclua o driver da controladora sata ahci e reinicie o windows:
egydiocoelho Trailblazer
Procedimento realizado, mas não observei qualquer mudança (o gerenciamento do disco permanece sem o HD, assim como não aparece em "este computador".0
-
O que acontece quando você desinstala o programa intel rapid storage?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
egydiocoelho disse:O que acontece quando você desinstala o programa intel rapid storage?
De qualquer maneira, o meu HD já não estava aparecendo antes de eu instalar o intel rapid storage, nem passou a aparecer após a instalação deste programa.
Devo deletá-lo ainda assim? Você acha que isso irá afetar meu HD de alguma forma?0 -
O que acontece quando você altera o sata mode para rst with optane?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:O que acontece quando você altera o sata mode para rst with optane?
boa noite
poderia me explicar como (e onde) eu faço essa alteração, por favor?
não estou a localizando
obrigado!0 -
a) pressione windows+r e digite msconfig. Vá em sistema e ative a inicialização segura e reinicie o windows
b) depois, acesse o bios, vá na guia MAIN, pressione CTRL+S e altere o sata mode para RST WITH PREMIUM OPTANE.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
egydiocoelho disse:a) pressione windows+r e digite msconfig. Vá em sistema e ative a inicialização segura e reinicie o windows
b) depois, acesse o bios, vá na guia MAIN, pressione CTRL+S e altere o sata mode para RST WITH PREMIUM OPTANE.
Procedi com a alteração, mas não notei qualquer mudança; O HD continua sem ser identificado/reconhecido (não sei qual o verbo mais adequado para esta situação).
A tela do gerenciamento de disco continua semelhante a antes. Idem no "este computador", no qual apenas a unidade SSD é exibida.
Uma coisa que notei (não sei se vem ao caso), é que quando clico no Menu Iniciar --> Configurações --> Armazenamento --> Gerenciar espaços de armazenamento: nesta tela, aparece um tal de "pool de armazenamento" e logo abaixo consta "usando 256 MB de 930 GB da capacidade do pool. Este é o tamanho do meu HD... enfim, isso é relevante de alguma forma?
Estou preocupado. Será que meu notebook veio com algum defeito? Eu não fiz nada além de trocar de sistema operacional.
0 -
imartin2020 disse:egydiocoelho disse:a) pressione windows+r e digite msconfig. Vá em sistema e ative a inicialização segura e reinicie o windows
b) depois, acesse o bios, vá na guia MAIN, pressione CTRL+S e altere o sata mode para RST WITH PREMIUM OPTANE.
Procedi com a alteração, mas não notei qualquer mudança; O HD continua sem ser identificado/reconhecido (não sei qual o verbo mais adequado para esta situação).
A tela do gerenciamento de disco continua semelhante a antes. Idem no "este computador", no qual apenas a unidade SSD é exibida.
Uma coisa que notei (não sei se vem ao caso), é que quando clico no Menu Iniciar --> Configurações --> Armazenamento --> Gerenciar espaços de armazenamento: nesta tela, aparece um tal de "pool de armazenamento" e logo abaixo consta "usando 256 MB de 930 GB da capacidade do pool. Este é o tamanho do meu HD... enfim, isso é relevante de alguma forma?
Estou preocupado. Será que meu notebook veio com algum defeito? Eu não fiz nada além de trocar de sistema operacional.0 -
Você pode enviar uma foto do pool de armazenamento?
egydiocoelho Trailblazer
0
-
O que acontece quando você clica em REMOVER?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
apareceu a seguinte mensagem de erro:
0 -
Ok! Abra o powershell como administrador e digite esses comandos:
diskpart
list disk
O que aparece?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0