Velocidade de Internet (Ethernet/Wifi) limitada no A515-41G-1480
MatheusAlpoin
Member Posts: 5
Tinkerer
Prezados,
Troquei a rede de minha residência para uma de velocidade de 200 Mbps. Sabendo do necessário, consultei o provedor e troquei também o roteador para um TP Link Archer C5. Entretanto, embora todos os dispositivos compatíveis com a velocidade Gigabit em minha casa (2 smartphones recentemente adquiridos) recebam a velocidade de 200 down/100 up do roteador, meu notebook a limita a, no máximo, 100 down / 30-40 up, mas normalmente em valores inferiores, como 60-70 down e até 20 up.
Minha conexão é de fibra ótica, que chega a um modem fornecido pelo provedor (ZTE ZXHN F660) e a partir dele é ligada via Ethernet CAT5 (amarelo e bem curto, o roteador está ao lado do modem) ao roteador. Se tento conectar diretamente ao modem via Ethernet, o mesmo problema ocorre. Dado que em todos os outros dispositivos de minha casa isso não se verifica, isto é, em todos eu faço o teste (seja via fast.com, minhaconexao.com.br ou Speedtest by Ookla) e obtenho os 200/100, estou certo de que o problema jaz no meu notebook. Diante disso já tentei os seguintes passos:
- Forçar a conexão Ethernet para "1 Gbps Full Duplex" em Speed & Duplex: quando abro a conexão ela me informa que estou com 1 Gbps, mas a velocidade não se concretiza;
- Fazer 1) e reiniciar o computador;
- Fazer com que a "Preferred Band" da placa de rede wireless fique em "3 - Prefer 5GHz Band": O Archer C5 roteia em 2.4 e em 5 GHz, sendo que essa última contém os 200 Mbps;
- Atualizar os drivers da placa de rede wireless manualmente: no momento estou com um driver de janeiro de 2019, não sei se há outro mais recente;
- Usar o "gpedit.msc" do Windows para configurar o limite de banda em 100%, tal como exposto em (https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/12/como-aumentar-velocidade-da-internet-no-windows-10.html);
- Inverter os pinos do cabo Ethernet que conecta ao modem: troquei a ponta que estava no roteador pela que estava no notebook/roteador e vice-versa
Desde já, grato.
Modelo do notebook: Acer Aspire A515-41G-1480;
Placa Ethernet: Realtek PCIe GbE Family Controller;
Placa Wifi: Qualcomm Atheros QCA9377 Wireless Network Adapter;
Especificações do roteador: https://www.tp-link.com/br/service-provider/wifi-router/archer-c5-w/#specifications
0