A515-52G: Bios Mudando sozinha de AHCI para Optane
Tenho um notebook, Aspire A515-52G, e tenho dual boot (Windows + Linux).
Para eu conseguir instalar o Linux, precisei desativar o "Secure Boot", e alterar o "Sata Mode" de "Optane without Raid" para AHCI.
O problema é que com uma certa frequência (não é sempre), ao ligar o notebook no dia seguinte as configurações voltam ao que veio de fábrica.
Ou seja, o "Secure Boot" de "Disabled" volta pra "Enable", e o "Sata Mode" de "AHCI" volta para "Optane without Raid". E com isso, os OS (Windows/Linux) dão problema ao iniciar.
Ah, eu gosto deixar habilitado o "F12 Boot Menu", e quando isso acontece, ele volta Desabilitado tb.
Então toda vez tenho que voltar a alterar o "Sata Mode" para AHCI. E o processo se repete.
Dessa última vez, o B.O foi tão sinistro, que até o Boot Manager do Linux em "Boot Priority order" desapareceu.
Reparei 2 coisas:
1) Quando isso acontece, a bateria fica um pouco descarregada (de 100% vai para uns 90%-92%... Em uma noite) . Mesmo clicando no botão "desligar", e aparentemente ter desligado tudo, pois não há barulho algum, é como se o notebook tivesse consumindo bateria.
2) Sempre quando entro na Bios, o computador esquenta muito (muito mesmo), e as ventoinhas ficam aceleradíssimas. As vezes acho que ele vai até sair voando.
Alguém já passou por isso, e/ou sabe como me ajudar, por gentiliza?
Desde já, agradeço.
[Título editado para adicionar o nome do produto]
Respostas
-
A versão do bios é a 1.16?
1. Atualize a tecla de atalho para mostrar o modo SATA na página do BIOS. Dados: 2019/11/28 Versão: 1.16 Fornecedor: Acer Tamanho: 7,2 MB Baixar
Lembre-se que a atualização do bios é arriscada!
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
egydiocoelho disse:A versão do bios é a 1.16?
1. Atualize a tecla de atalho para mostrar o modo SATA na página do BIOS. Dados: 2019/11/28 Versão: 1.16 Fornecedor: Acer Tamanho: 7,2 MB Baixar
Lembre-se que a atualização do bios é arriscada!
Agora pouco entrei em contato com o suporte da Acer, e como está na garantia eles pediram pra mandar para a assistência.
De qualquer forma, eu agradeço sua resposta. Valeu demais.0 -
Na minha opinião, apesar de ser um procedimento arriscado, acho que valeria apena atualizar o bios, mas será necessário pressionar ctrl+s para que o sata mode apareça na guia main. Eu também aconselho resetar a bateria:
https://www.youtube.com/watch?v=NfhgnxUJoZo&list=FLVBqwtBw09_Z9tXo1Injakw&index=6
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0