AN515: Alerta / Acer nitro 5

joaoprn18
joaoprn18 Member Posts: 5 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Este post é para alertar os usuários do Acer nitro 5. Meu notebook é a versão 2020 do AN515 com Ryzen 5 e tem dois meses de uso. Ontem fui abri-lo para fazer upgrade na memória e, por curiosidade, desmontei o dissipador para colocar minha pasta térmica de metal líquido -- ATENÇÃO: isso faz com que se PERCA A GARANTIA de hardware, até então eu não sabia --, por que fiz isso? porque esta pasta é boa e dificilmente uma original de fábrica é melhor, mesmo que seja de um notebook gamer. Tinha muita pasta original, mas muita pasta mesmo, e para minha surpresa a pasta térmica estava ENRIJECIDA como se tivesse há muito tempo em uso, embora ela ainda suportasse um bom tempo sem precisar trocar. Isso definitivamente NÃO É NORMAL. Pode-se colocar uma simples implastec, comprada por R$ 10, de silicone cuja condutividade é de 0,4 w/mK -- dados da própria implastec -- que não se observa o enrijecimento da pasta em tão pouco tempo. NÃO É CARACTERÍSTICA de NENHUMA pasta térmica enrijecer rápido, a menos que seja defeito em sua fabricação como, por exemplo, aconteceu com a OCX gelid -- excelente pasta, têm vídeos do defeito no youtube -- em que a própria fabricante admitiu que um lote saiu defeituoso de fábrica. Enfim, passei muito tempo sem um computador para trabalhar até que esse chegasse, de qualquer forma não poderia esperar mais para ir e voltar da assistência somente para trocar a pasta, acho injusto o fato que desparafusar o dissipador e trocar a pasta "viole" a garantia de todo o hardware. Não vejo motivo para perder a garantia, senão se por um problema causado por superaquecimento -- o que é muito fácil de identificar. Resumindo: se você já não tem mais garantia, compre uma boa pasta térmica e troque a original. Além disso, sugiro que use uma base de cooler ou pelo menos levante o notebook alguns centímetros da superfície em que está. Com essas duas ações você arrefecerá mais o note e, principalmente, não terá picos de temperatura. Aqui chegava a 97º e estabilizava em 82ºC. Esses picos demonstram que alguma coisa está errada, no meu caso era a pasta em excesso e enrijecida. Agora o notebook estabiliza nos mesmos 82ºC, mas sem usar 100% dos coolers, nem dá picos de 97ºC.

[Título editado para adicionar o nome do produto]

Respostas

• Por curiosidade, qual é modelo exato? Exemplo an51-44-78vh. Infelizmente, a maioria dos fabricantes utilizam uma pasta térmica que não são boas. Sobre a pasta térmica liquida, aconselho ter cuidado para que não atinja a placa mãe. Você gravou um vídeo fazendo o procedimento?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)