Problema com USB no Nitro 5 AN515-43
Njribeiro
Member Posts: 86 Fixer
Boa tarde. Hoje descobri um problema estranho no meu Nitro 5. Ao conectar meu aparelho smartphone nas entradas USB ( que não a energizada), simplesmente o sistema operacional não monta o dispositivo. Ele fica num looping infinito de monta/desmonta, não me dando nenhuma opção, senão desplugar o cabo. Quero ressaltar que se em plugar na USB energizada, funciona normalmente. Outra coisa, já testei um HD externo e alguns pendrives em todas as USB's e todos esses dispositivos funcionaram normalmente. Meu aparelho é um Xiaomi redmi note 8 Pro. O engraçado é que tenho um acer aspire 5 aqui em casa e nele funciona normalzinho, outra coisa, no nitro 5 tenho o windows 10 e o kubuntu 20.20 em dual boot, e no caso, o comportamento se repete nos dois sistemas operacionais, da mesma forma. Será que isso pode ser alguma configuração da Bios?
0
Respostas
-
Se outros dispositivos funcionam, eu não creio que seja um problema de hardware. Experimente desligar o notebook, desconectar o carregador e pressionar o power por 12 segundos.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Fiz o procedimento e continua o problema. Já troquei cabo, pluguei outros dois smartphones nas usb's e funcionou normal, mas o meu redmi note 8 pro fica só nesse looping infinito de monta/desmonta. Lembrando que esse mesmo smartphone pluga em todas as usb's do meu outro notebook, um acer aspire 5. Notei que no procedimento o notebook demorou quase 1 minuto para inciciar. O que esse procedimento realmente faz?0
-
Boa noite Njribeiro !
Nada tem a ver com Bios.
Existem algumas questões que deve rever:
Qual tipo de conexão do cabo?
Já buscou por drivers de acesso?
Seu sistemas esta atualizado?Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Meu sistema está atualizado, tanto o windows 10 quanto o Kubuntu 20.20. O problema acontece nos dois sistemas, conforme já falei.
Acho bem estranho o comportamento, já que outros dispositivos funcionam e outros celulares também. Mas o que me deixa mais intrigado é o smartphone conectar em qualquer uma das usb's do meu outro notebook, que é um Acer aspire 5 que, penso eu, tem os mesmos tipos de USB, ou seja, uma energizada e as outras não, sendo 2 3.0 e as outras não. Como pode isso? Enquanto no nitro 5, tirando a USB energizada, o smartphone fica louco, montando e desmontado em um loop infinito a uma frequência de monta/desmonta a cada 1 segundo.
* O cabo que estou usando é um cabo usb normal de uma lado e tipo C do outro;
* Nunca ouvi falar de drivers de acesso, como seria? Onde acho? Configurações?
* Os sistemas estão atualizados.
0 -
O mesmo problema ocorre utilizando um hdd externo usb?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Caro amigo Egydiocoelho, o problema só ocorre com meu smartphone e no nitro 5. Como já falei acima, testei em um aspire 5 que tenho e o smartphone funciona normal. Outros aparelhos no nitro 5, também funcionam normal, assim como hd externo e pendrives (já testei eles aqui). Já troquei cabos, mas de nada adianta. Fiz uma busca na internet e encontrei outras pessoas relatando o mesmo problema, no entanto, sem solução. Todas as possíveis soluções que vi na internet, fazem uma abordagem no "gerenciador de dispositivos" em que já efetuei aqui e não resolve. Outra coisa, como disse no início, o problema se repete tanto no windows 10 quanto no kubuntu 20.20 (ambos estão em dual boot na máquina), portanto, não creio que seja um problema do windows 10. Minha primeira suspeita seria algo na Bios, no entanto, não achei nada a respeito.
O problema persiste, se conecto o smartphone nas usb's, que não a energizada, o sistema fica montando e desmontando o dispositivo, em uma frequência de monta/desmonta de 2 vezes por segundo, sem parar. Aliás, só para quando eu desconecto.
Como explicar isso?
0 -
Então experimente resetar a bateria. Desligue o notebook, desconecte o adaptador de energia e pressione o power por 12 segundos e deixe o notebook desligado por 20 minutos. Experimente atualizar o bios também: https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/support-product/8033?b=1Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
O procedimento de desconectar o carregador e apertar power por 12 segundos eu já fiz (inclusive foi você que orientou, logo no início da postagem), e não resolveu. Quanto à atualizar a Bios, como meu sistema veio com o Endless OS e eu formatei e instalei o windows 10 e kubuntu 20.20, gostaria de saber se há algo diferente quanto ao procedimento...
Fico meio receoso de mexer com Bios e dar algo errado...0 -
Olhei agora no site e percebi que tem uns 10 arquivos de atualização. O procedimento é apenas instalar o ultimo (acho que é 1.18), ou ir instalando todos, em ordem crescente? Entrei na minha Bios e a versão da mesma é 1.10. Pode ser que seja a Bios o problema, dado a defasagem da versão?0
-
Na verdade olhando, agora com calma, percebi que a versão do Bios do meu nitro 5 é a 1.10. No site da acer, a última versão é também a 1.10. Estava criando coragem pra fazer o procedimento, no entanto, não sei explicar, mas, no momento que postei a mensagem anterior, ao pesquisar no google pelos drivers do nitro5, sendo meu modelo o AN515-43, ou seja, a versão com Ryzen 5, me apontou uma dezena de drivers, sendo o último 1.18. Creio que foi algum equivoco meu. Dessa forma, menos uma possibilidade de resolução desse problema.0
-
O que acontece quando você desinstala e exclui o driver da controladora sata ahci no gerenciador de dispositivos?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Bom dia.
Não identifiquei essa opção no gerenciador de dispositivos. Aparece apenas Controladores IDE ATA/ATAPI ==> AMD SATA Controller.
Seria essa opção?
Continuo pensativo se a solução viria do windows, já que o problema se repete no kubuntu...0 -
Sim. Mas antes de desinstalar o driver, pressione windows+r, digite msconfig, vá em inicliazação do sistema, ative a inicialização segura e reinicie o windows. Depois desinstale e exclua o driver.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Fiz o procedimento e, logo após, conectei o smartphone ainda no modo com a inicialização segura e depois, reinicie com a inicialização normal, no entanto, o problema persiste. Olhando o gerenciador de dispositivos, agora aparece a opção "Controlador AHCI SATA padrão, no lugar da opção anterior, no entanto, o problema continua...0
-
O mesmo problema ocorre, quando você reinstala o windows, pressionando alt+f10 antes do logo da acer?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Não tentei essa opção de reinstalar o windows 10. O motivo se dá porque é uma instalação limpa, tem pouco mais de 1 mês, e também pois está em dual boot com o kubuntu e para evitar dor de cabeça com gerenciamento de boot, prefiro não mexer. Outra coisa, como o problema é recorrente nos dois sistemas operacionais, ainda penso que não deve ser algo que se resolva apenas no windows... Talvez seja algum problema que só se resolvo com uma futura atualização da Bios, por parte da Acer.
Os casos extremos de ter que formatar tudo e reinstalar, só poderá ser viável pra mim, após dezembro. No momento, estou usando o computador para trabalho não presencial. Sou professor, e com a pandemia, não posso nem pensar na tragédia que seria perder dados ou ter um perrengue com a máquina que inviabilize um dia sequer na minha rotina de trabalho.
Agradeço suas tentativas de me ajudar, mas, já vi em alguns fóruns gringos pessoas relatando o mesmo problema, no entanto, sem solução por enquanto.0 -
Qual é a versão do bios?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Bios versão 1.10.0
-
O mesmo problema ocorre ao reinstalar o windows, pressionando alt+f10 antes do logo da acer?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Então, brother...
Essa opção faz a reinstalação do windows, não é mesmo?
Só terei condições de fazer isso, após encerramento das aulas... sou professor e a coisa tá apertada...
Como já tinha dito antes, a instalação do windows foi feita em agosto, do zero... e como tenho linux em dual boot e o problema persiste também no linux, não creio que isso resolva, mas...
Estou tentado a formatar tudo e instalar tudo de novo pra ver no que dá... mas só posso fazer isso lá pra final de dezembro ou janeiro de 2021.0