AN515-51: Como instalar o Windows 10 por um pendrive bootável com a BIOS em UEFI?
Tinkerer
Tive que formatar o HD e SSD do Notebook recente, pois tinha um programa que estava dando conflito na placa de vídeo (subindo a temperatura e a potência da ventuinha muito alta, solução foi formatar e voltou ao normal o processador e a placa de vídeo), mas precisei fazer o boot por um pendrive no modo Legacy, pois o notebook na BIOS UEFI não reconheceu o SSD M.2 formatado.
OBS.: Tentei restaurar de fábrica antes de formatar por um pendrive bootável, mas o recuperação do windows não deu opção de restaurar e fazer o download, apenas a opção de "insira uma mídia fisíca da OS ou um pendrive bootável".
Alguma solução para este problema ou terei que acionar a garantia ou assistência técnica autorizada?
Se tiver uma solução, tem como colocar novamente a boot logo da Acer? achei ela mais daora que a do Windows
Especificações:
Notebook
Modelo: Nitro AN515-51
Memória: 16GB
SSD: M.2 de 512GB
Placa de vídeo: GTX 1050TI
[Título editado para adicionar o nome do produto]
Melhores respostas
-
O f12 é para aparecer o pendrive para que você possa reinstalar o windows no ssd no modo uefi. Quando estiver na instalação do windows, pressione shift+f10 e digite esses comandos:
diskpart
list disk
sel disk x (selecione o ssd)
clean
convert gpt
Depois, continue instalando o windows.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Boa tarde Typhon !
TUTORIAL PARA INSTALAÇÃO DO WINDOWS 10
Agora será necessário uma pendrive e uma ISO oficial Microsoft.
A ISO, baixe nesse link: https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209
Lembre-se que deve ser uma versão exclusivamente x64 bits.
Então vamos a criação da mídia de instalação:1- Converta o pendrive para o padrão GPT e formate com sistema Fat32:
2- Agora descompacte o conteúdo da ISO para o pendrive.
Configuração da Bios
Deve antes de tudo criar a senha de super usuário. (Set Supervisor Password" na aba Security)
Depois salve e saia.
Acesse novamente a Bios:
1- o SecureBoot deve ser desabilitado
2- deve setar a base em UEFi
3- o SataMode deve ser setado em AHCi (caso não esteja acessível, pressione Ctrl + S na aba MAIN)
4- o F12BootMenu deve ser habilitado
5- o FastBoot deve estar desabilitado
6- após as alterações, pressione F10 para salvar as alterações e sair.
Agora basta inserir a pendrive e dar segmento no procedimento na instalação.5- assim que ligar o aparelho, pressione F12 antes que seja exibido o logotipo da Acer
7- vá seguindo as instruções da tela e na etapa de selecionar as partições, exclua todas existentes.
6- selecione a unidade do pendrive.
8- agora basta selecionar a opção de instalar o Windows.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1
Respostas
-
Você pode o modelo exato? Exemplo an515-51-75kz. Além disso, o modo uefi só funciona quando o ssd está convertido para gpt. Faça isso no bios:
a) pressione f9 para restaurar o bios e depois pressione f10. Isso irá fazer com que o bios volte as configurações de fábrica. Em seguida, acesse o bios, ative o f12bootmenu, crie uma senha no setsupervisorpassword para desativar o secureboot e deixe o bootmode em uefi;
Agora, você deve configurar o pendrive e baixar o iso do windows 10 em outro computador. Faça isso:
a) baixe o iso somente x64 e escolha para salvar no computador e não no pendrive:
b) depois, abra o powershell como administrador e configure o pendrive assim: https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209
diskpart
list disk
sel disk x
clean
convert gpt
create partition primary
format fs=fat32 quick
assign
c) em seguida, extraia o iso para o pendrive;
d) inicie o computador, pressione f12 antes do logo da acer e selecione o pendrive;
e) nas partições, exclua todas e clique em avançar;Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
oi desculpa a demora de responder, onde mostra o modelo mais específico da máquina? aqui so mostra esse AN515-51 e o número de série.
Sobre seu tutorial que você ensinou acima a função F9 e F10 não funcionou, F12 mostra as todos os Bootáveis do Legacy, mas quando coloco em UEFI continua sem aparecer o SSD (ainda não fiz o procedimento, so para informar mesmo).
Mais tarde farei o procedimento e farei um update aqui neste post.
Obrigado pela ajuda!
0 -
O f12 é para aparecer o pendrive para que você possa reinstalar o windows no ssd no modo uefi. Quando estiver na instalação do windows, pressione shift+f10 e digite esses comandos:
diskpart
list disk
sel disk x (selecione o ssd)
clean
convert gpt
Depois, continue instalando o windows.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Boa tarde Typhon !
TUTORIAL PARA INSTALAÇÃO DO WINDOWS 10
Agora será necessário uma pendrive e uma ISO oficial Microsoft.
A ISO, baixe nesse link: https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209
Lembre-se que deve ser uma versão exclusivamente x64 bits.
Então vamos a criação da mídia de instalação:1- Converta o pendrive para o padrão GPT e formate com sistema Fat32:
2- Agora descompacte o conteúdo da ISO para o pendrive.
Configuração da Bios
Deve antes de tudo criar a senha de super usuário. (Set Supervisor Password" na aba Security)
Depois salve e saia.
Acesse novamente a Bios:
1- o SecureBoot deve ser desabilitado
2- deve setar a base em UEFi
3- o SataMode deve ser setado em AHCi (caso não esteja acessível, pressione Ctrl + S na aba MAIN)
4- o F12BootMenu deve ser habilitado
5- o FastBoot deve estar desabilitado
6- após as alterações, pressione F10 para salvar as alterações e sair.
Agora basta inserir a pendrive e dar segmento no procedimento na instalação.5- assim que ligar o aparelho, pressione F12 antes que seja exibido o logotipo da Acer
7- vá seguindo as instruções da tela e na etapa de selecionar as partições, exclua todas existentes.
6- selecione a unidade do pendrive.
8- agora basta selecionar a opção de instalar o Windows.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
Fiz o procedimento acima e na hora de selecionar o pen drive como boot, ele não aparece0
-
Você está convertendo o pendrive para gpt e selecionando o bootmode uefi no bios?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Sim, pelo PowerShell, aparece tudo certo, convertido com sucesso e extração da ISO pro pendrive também, na bios eu ativo o UEFI e desativo secureboot, mas não aparece no F12 o pendrive0
-
Você formatou o pendrive em fat32?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Sim, Fat32 formatado gpt, bios com secure e fastboot desabilitado SATA no AHCI e não aparece o USB no boot manager (bios com senha de superuser também)0
-
Você pode testar com outro pendrive?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Não tenho outro pendrive por perto, pois esse é o que usei em outra máquina a uma semana atrás e funcionou.
segue umas fotos da Bios0 -
Vou tentar extrair de outro jeito a ISO para o pendrive, tem alguma dica de outra maneira para extrair para ver se funciona?0
-
Antes, verifique se o mesmo problema ocorre em outra porta usb. Você tem algum hdd externo para testar?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Funcionou!Estava na porta USB 3.0 (o tapado esqueceu que colocou o pendrive na porta errada) estou na configuração do Windows agora.
pode me dizer como faz na inicialização deixar a logo da Acer?0 -
Isso somente irá ocorrer, se você instalar o windows no modo uefi. No modo legacy, aparece o símbolo do windows.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Typhon disse:Funcionou!Estava na porta USB 3.0 (o tapado esqueceu que colocou o pendrive na porta errada) estou na configuração do Windows agora.
pode me dizer como faz na inicialização deixar a logo da Acer?
Ai já esta o erro.
Somente deve utilizar portas USB 2.0
Portas 3.0 necessitam de controladoras exclusivas.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Sim, não percebi que estava na porta 3.0, ela fica ao lado da porta 2.0.
problema resolvido, valeu aos dois pela ajuda egydiocoelho e MaClane, Windows configurado normalmente e boot feito no UEFI.
muito Obrigado!0 -
Typhon disse:Sim, não percebi que estava na porta 3.0, ela fica ao lado da porta 2.0.
problema resolvido, valeu aos dois pela ajuda egydiocoelho e MaClane, Windows configurado normalmente e boot feito no UEFI.
muito Obrigado!
Excelente!
Aceite minhas respostas que lhe ajudaram e o tutorial!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Só mais uma dúvida.
Quando ligo o laptop e se tiver algum USB em qualquer porta (exceto a 3.0), o pc tenta executar o boot por essa porta conectada (e o que fica conectado é um mouse e teclado), podem me ajudar?0 -
Eu não entendi a sua pergunta. O boot geralmente deveria ocorrer em todas as portas. Quando você conecta um dispositivo na porta usb 3.0, aparece no gerenciador de dispositivos?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0