Modo SATA: Intel RST Premium with optane - Nitro 5 AN515-54-574Q
Recentemente adquiri um Nitro 5 AN515-54-574Q (i59300H/GTX1650/8GB RAM/ 512Gb SSD), e fiz dois upgrades nele: instalei um HD normal de 500gb no slot livre e troquei o Endless OS pelo Windows 10 home single language (original).
Estava fuçando sobre desempenho de SSD's e me deparei com o modo SATA. O meu boot SATA está como intel RST premium with optane, o que seria isso?
Vi que é recomendável que o SSD rode em AHCI mode, para obter melhor desempenho. Seria válido mesmo? No meu caso uso o SSD para o windows e alguns programas e o Hd para jogos e arquivos.
Quais são os riscos de realizar esta troca? Vale mesmo a pena? Como sei se o meu sistema de armazenamento está em RAID e o que ele significa a fundo?
Agradeço a tenção!!
Melhor resposta
-
Boa tarde Willzera !
Olá gente, procurei esta dúvida em diversos fórums por ai e não achei nenhuma resposta esclarecedora a meus conhecimentos básicos/médios de informática.
Recentemente adquiri um Nitro 5 AN515-54-574Q (i59300H/GTX1650/8GB RAM/ 512Gb SSD), e fiz dois upgrades nele: instalei um HD normal de 500gb no slot livre e troquei o Endless OS pelo Windows 10 home single language (original).
R: Intel RST é uma coisa, RST with optane é outra.
Intel RST é a tecnologia de acesso e controle da Intel para hardwares compatíveis que controla o desempenho, fornece funções, controle de RAID, etc
RST with optane é a tecnologia que permite o controle de modo sata exclusivo para quem utiliza as memórias optane.
Estava fuçando sobre desempenho de SSD's e me deparei com o modo SATA. O meu boot SATA está como intel RST premium with optane, o que seria isso?
Vi que é recomendável que o SSD rode em AHCI mode, para obter melhor desempenho. Seria válido mesmo? No meu caso uso o SSD para o windows e alguns programas e o Hd para jogos e arquivos.
R: já existe um erro de utilização.
TODAS as aplicações, jogos, etc, sem exceção, devem ser instaladas na mesma unidade de disco onde se encontra o Windows, no seu caso o SSD.
Se instalar o HDD, além de correr o risco de haver falhas de acesso e até mesmo erros de leitura, todo acesso ficará mais lento, gerando lags em jogos, atrasos em renderizações, etc
Deve sim utilizar o sata mode AHCi para melhorar desempenho e acesso.
Quais são os riscos de realizar esta troca? Vale mesmo a pena? Como sei se o meu sistema de armazenamento está em RAID e o que ele significa a fundo?
R: riscos somente se não tiver conhecimento exato de como fazer.
RAID são o modos de acesso que geram uma redundância para aumentar o desempenho final ou melhorar o sistema de copias e backup.
Não é indicado para usuarios sem bastante conhecimento em realizar o procedimento e gerenciar os modos.
RAID: https://cbltech.com.br/blog/o-que-e-raid-tipos.html
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0
Respostas
-
Esse modo ativa o raid e dar suporte para a instalação de uma memória optane. Se você possui dois ssds nvme por exemplo, pode executar o raid 0, para deixar-los como se fosse um único ssd e aumentar o desempenho também. Eu sugiro que você verifique esses links: https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&tab=wT&sl=en&tl=pt&u=https://en.wikipedia.org/wiki/Advanced_Host_Controller_Interface e https://en.wikipedia.org/wiki/Intel_Rapid_Storage_Technology
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Boa tarde Willzera !
Olá gente, procurei esta dúvida em diversos fórums por ai e não achei nenhuma resposta esclarecedora a meus conhecimentos básicos/médios de informática.
R: Intel RST é uma coisa, RST with optane é outra.
Intel RST é a tecnologia de acesso e controle da Intel para hardwares compatíveis que controla o desempenho, fornece funções, controle de RAID, etc
RST with optane é a tecnologia que permite o controle de modo sata exclusivo para quem utiliza as memórias optane.
R: já existe um erro de utilização.
TODAS as aplicações, jogos, etc, sem exceção, devem ser instaladas na mesma unidade de disco onde se encontra o Windows, no seu caso o SSD.
Se instalar o HDD, além de correr o risco de haver falhas de acesso e até mesmo erros de leitura, todo acesso ficará mais lento, gerando lags em jogos, atrasos em renderizações, etc
Deve sim utilizar o sata mode AHCi para melhorar desempenho e acesso.
R: riscos somente se não tiver conhecimento exato de como fazer.
RAID são o modos de acesso que geram uma redundância para aumentar o desempenho final ou melhorar o sistema de copias e backup.
Não é indicado para usuarios sem bastante conhecimento em realizar o procedimento e gerenciar os modos.
RAID: https://cbltech.com.br/blog/o-que-e-raid-tipos.html
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Só valerá apena se você possuir dois ssds nvme no modelo an515-54, pois somente um dos slots suporta sata 3 e nvme e o outro nvme. Se você fizer um raid entre um sata 3 e um nvme, não fará sentido, pois o nvme ficará nivelado na mesma velocidade do sata 3.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
A questão é muito maior do que valer a pena e sim de necessidade e conhecimento.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
Entendi, em partes.
Sobre o SSD e HD, eu instalo todos programas no SSD e somente instalo os jogos no HD, para não ocupar muito espaço no SSD, visto que alguns jogos pesam mais de 100GB, porém todos launcher, atualizações e arquivos de programas ficam no SSD. Sobre a perca de desempenho nos jogos não me afeta muito, pois os jogos que tenho não necessitam tanto do carregamento de arquivos rápido e sim internet e CPU/GPU, sobre isso é tranquilo.
OBS: minha BIOS está na versão 1.30, sendo que já existe uma atualização do AN515-54 no site da ACER, v 1.31:BIOS
1.Update Intel ME 12.0.65.1567 for 20H1.
2.Update Insyde solution CVE-2020-5956/CVE-2020-5955/CVE-2020-5952/CVE-2020-5951 for 20H1(vale a pena eu atualizar a mesma?)
Só achei estranho dar esse modo de boot na BIOS SATA, pois pelo que sei não possuo memória optane da Intel.
Portanto, desse modo, poderia realizar a troca do RST premium with optane para o AHCI? Se eu realizar este processo com o W10 instalado em minha máquina em modo RST não dará tela azul ou algum erro de driver/boot? (mesmo que seja no modo de segurança). A troca do controlador SATA quebra a garantia do produto?
Não tenho interesse em fazer RAID, justamente por isso. Possuo somente um SSD e não quero equivaler a velocidade dele pro menor, que no caso seria o HDD. E quando abro o gerenciador de discos aparece esta cena, portanto acho que meu notebook não está em modo RAID:
0 -
Sobre o bios, foi resolvido algumas questões de segurança. Agora, você pode baixar esse programa para verificar se o Intel ME foi realmente atualizado: https://downloadcenter.intel.com/downloads/eula/28632/Intel-Converged-Security-and-Management-Engine-Intel-CSME-Detection-Tool?httpDown=https://downloadmirror.intel.com/28632/eng/CSME_Version_Detection_Tool_Windows.zip
Sobre o RST WITH OPTANE, todos os que possuem essa função no bios, vem configurado no modo rst with optane, mesmo que o seu notebook não possua a memória optane instalada. Se está funcionando corretamente no modo RST WITH OPTANE, não é necessário alterar o sata mode. Mas se quiser, faça isso:
a) pressione windows+r e digite msconfig. Depois, vá em inicialização do sistema e ative a inicialização segura;
b) depois, desative o wireless para que o windows não atualize os drivers e vá em desinstalar ou alterar um programa. Desinstale o programa relacionado a memória optane e o intel rapid storage;
c) depois reinicie o windows e acesse a inicialização segura;
d) reinicie o windows novamente, acesse o bios, vá na guia main, pressione ctrl+s e altere o sata mode para ahci.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!2 -
Bom dia,
Perdão, não entendi sobre o Intel ME....
Sobre a BIOS, para atualizar é so eu baixar esta versão no site oficial da Acer, e clicar no executável? Baixando a versão para o meu, que aparece la no site deles o modelo geral (AN515-54) e o meu ser o AN515-54-574Q.
Sobre o Intel RST, eu não acho ele na lista de programas instalado no meu pc, isso que eu acho mais estranho. Se eu realizar a troca pela BIOS diretamente, sem desinstalar o mesmo, daria algum problema maior? É recomendado eu atualizar a BIOS pra versão mais recente antes de realizar essa troca, ou não é necessário eu realizar este update de BIOS?0 -
Não é necessário atualizar o bios, se o computador não estiver com problemas. Mas essa versão resolve algumas questões de segurança. Sobre o intel rst, baixe o intel optane memory and storage management
Quando você abre o nitro sense e coloca os fans no máximo, fica em 5822rpm ou 6122rpm?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Mas pe necessário eu baixar este programa da Intel, mesmo eu tendo em vista a troca do modo para AHCI?
Estou pensando em formatar meu Windows, por conta dos problemas da NVIDIA e já quero trocar para o AHCI direto na BIOS, quando for formatar. É só eu entrar com o modo segurança, trocar para AHCI e realizar a formatação normalmente via pen drive?
Quando coloco as ventoinhas no máximo a da CPU fica em 6122RPM e da GPU 5882 RPM, com o modo Cool Boost ativado.0 -
Você não precisa reinstalar o windows para alterar o sata mode para ahci. É só fazer o que eu disse.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Willzera disse:Entendi, em partes.
Sobre o SSD e HD, eu instalo todos programas no SSD e somente instalo os jogos no HD, para não ocupar muito espaço no SSD, visto que alguns jogos pesam mais de 100GB, porém todos launcher, atualizações e arquivos de programas ficam no SSD. Sobre a perca de desempenho nos jogos não me afeta muito, pois os jogos que tenho não necessitam tanto do carregamento de arquivos rápido e sim internet e CPU/GPU, sobre isso é tranquilo.
O acesso por ser bem mais lento e ter de utilizar mais cache pode gerar erros nos arquivos.
Então, se não teme espaço, deverá adquirir um SSD de capacidade maior.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
Entendi, muito obrigado pelas respostas esclarecedoras!0
-
Aceite a minha resposta que lhe ajudou também.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Willzera disse:Entendi, muito obrigado pelas respostas esclarecedoras!
Disponha!
Precisando de algo, basta me chamar aqui!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0