Upgrade de SSD no Acer Aspire 3 A315-42G-R6FZ

Francisco_83
Francisco_83 Member Posts: 29 Troubleshooter
editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Olá, boa noite.

Alguém poderia recomendar um video-tutorial (em português, se possível) para realização de instalação de SSD M2 no modelo Acer Aspire 3 A315-42G-R6FZ?

Estou comprando o modelo ASX8100NP-256GT-C da XPG. É compatível com minha máquina?

Desde já, obrigado.

Melhor resposta

• JoaoCarvalho
    JoaoCarvalho Member Posts: 27 Enthusiast WiFi Icon
    Responder ✓
    MaClane disse:
    Boa tarde Francisco_83 !

Alguma duvida ainda?
    Você teria como indicar um vídeo similar ao indicado acima, mas que seja mais atual?

Outra dúvida: é possível fazer o procedimento de modo a deixar apenas o Windows e os programas no SSD e usar o HD que veio de fábrica para os arquivos?

Mais uma vez, obrigado.

Olá @Francisco_83, eu segui o tutorial deste vídeo https://www.youtube.com/watch?v=ryxyjZt26Jk&t=417s.
    Utilizei o MacriumReflect para clonar a partição do Windows e as outras com exceção da que eu guardava apenas arquivos (Carvalho (D:)).
    No meu notebook, o SSD é o Disco 1. Meu Notebook possui agora 2 sistema, mas ele inicia sempre no do SSD (configurado na BIOS), deixei o do HD como backup.
    Qualquer dúvida fique à vontade para perguntar.

«1

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite Francisco_83 !

Essa serie não tem suporte a SSD M.2 2280 Sata 3, somente PCIe NVMe Gen3x2

Veja como abrir para instalar:

E aqui como passar o Windows do HDD para o SSD:

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Francisco_83
    @MaClane,

pelo o que entendi o modelo de SSD seria um PCIe NVMe Gen3x4 (talvez compatível com Gen3x2 também).

ASX8100NP-256GT-C: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=112824

Ou estou equivocado?
  • MaClane
    O slot PCie é retrocompatível, ou seja, um SSD Gen3x4 funciona perfeitamente, porém limitado a Gen3x2
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    Boa tarde Francisco_83 !

Alguma duvida ainda?

Sincerely, J. MaClane ™

• JoaoCarvalho
    editado agosto 2020
    Olá, boa noite.

Alguém poderia recomendar um video-tutorial (em português, se possível) para realização de instalação de SSD M2 no modelo Acer Aspire 3 A315-42G-R6FZ?

Estou comprando o modelo ASX8100NP-256GT-C da XPG. É compatível com minha máquina?

Desde já, obrigado.

Olá @Francisco_83,

É compatível sim, só que não alcançará as velocidades informadas por ter apenas 2 'pistas' e não 4.
    Tenho um A315-42G-R6FZ também e instalei um similiar no meu (WD Black 250GB com 3100 MB/s e 1600 MB/s). Ficou com ~1900 MB/s de leitura e ~1500 MB/s de gravação.
    Ainda assim ficou bem rápido, o sistema (Windows 10) carrega em menos de 10 s.
    Só toma cuidado na hora de abrir, comigo não foi tão simples.

Meu SSD: https://www.kabum.com.br/produto/100268/ssd-wd-black-250gb-m-2-leitura-3100mb-s-grava-o-1600mb-s-wds250g3x0c

• @JoaoCarvalho Tem que ter paciência e um pouco de perícia. Qual foi a dificuldade que encontrou?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    Boa noite Francisco_83 !

Assim que verificar tudo, me infomre aqui!

Sincerely, J. MaClane ™

• Francisco_83
    Não consegui fazer o procedimento no Care Center indicado no vídeo. A versão apresentada pareceu-me bem diferente aqui.
  • Francisco_83
    MaClane disse:
    Boa noite Francisco_83 !

Essa serie não tem suporte a SSD M.2 2280 Sata 3, somente PCIe NVMe Gen3x2

Veja como abrir para instalar:

E aqui como passar o Windows do HDD para o SSD:

MaClane, como disse acima, esse procedimento do vídeo não funcionou aqui no meu modelo. As telas do Care Center são diferentes aqui. Sobre o SSD, acabei comprando outro modelo, aparentemente não tão rápido quanto aquele indicado na minha postagem inicial, porém suficiente para minhas necessidades e compatível com o note. A saber, comprei o WD Blue SN550 NVMe SSD de 256GB.

Desde já, obrigado pela atenção.
  • Francisco_83
    MaClane disse:
    Boa tarde Francisco_83 !

Alguma duvida ainda?
    Você teria como indicar um vídeo similar ao indicado acima, mas que seja mais atual?

Outra dúvida: é possível fazer o procedimento de modo a deixar apenas o Windows e os programas no SSD e usar o HD que veio de fábrica para os arquivos?

Mais uma vez, obrigado.
  • Francisco_83
    Vou colocar abaixo a sequência de imagens que mostra meus passos conforme indicado no vídeo – referente apenas a primeira parte do procedimento, que pelo que entendi seria criar uma "cópia" do Windows com as configurações de fábrica.

https://imgur.com/a/DMzboWX

Se puderem verificar se é isso mesmo, agradeço.
  • Francisco_83
    Olá, boa noite.

Desde já, obrigado.

Olá @Francisco_83,

É compatível sim, só que não alcançará as velocidades informadas por ter apenas 2 'pistas' e não 4.
    Tenho um A315-42G-R6FZ também e instalei um similiar no meu (WD Black 250GB com 3100 MB/s e 1600 MB/s). Ficou com ~1900 MB/s de leitura e ~1500 MB/s de gravação.
    Ainda assim ficou bem rápido, o sistema (Windows 10) carrega em menos de 10 s.
    Só toma cuidado na hora de abrir, comigo não foi tão simples.

Meu SSD: https://www.kabum.com.br/produto/100268/ssd-wd-black-250gb-m-2-leitura-3100mb-s-grava-o-1600mb-s-wds250g3x0c

João, acabei comprando um modelo do mesmo fabricante, mas de uma série inferior – digamos assim. Comprei o WD Blue SN550 NVMe SSD de 256GB. Ainda não fiz a atualização, pois ele chegou esse semana e só agora estou com um tempinho para tentar fazer esse procedimento, que ainda não está totalmente claro pra mim. 

Valeu pelo retorno!
  • JoaoCarvalho
    @JoaoCarvalho Tem que ter paciência e um pouco de perícia. Qual foi a dificuldade que encontrou?

@egydiocoelho, tive dificuldade com os encaixes próximos a região do touchpad. Nos vídeos que assisti, bastava correr a ferramenta pela fresta e ir 'empurrando' a parte de baixo para fora, visando desencaixar as travas. Precisei de bastante tempo para realizar o procedimento, exigiu mais força que o comum, tive receio de acabar danificando a carcaça. Já abrir outros notebooks e não tive tanta dificuldade quanto este, mas no fim consegui abrir e fechar o notebook sem mais problemas. Pode ser sensação minha, mas fica o alerta.
  • JoaoCarvalho
    Responder ✓
    MaClane disse:
    Boa tarde Francisco_83 !

Alguma duvida ainda?

Mais uma vez, obrigado.

Olá @Francisco_83, eu segui o tutorial deste vídeo https://www.youtube.com/watch?v=ryxyjZt26Jk&t=417s.
    Utilizei o MacriumReflect para clonar a partição do Windows e as outras com exceção da que eu guardava apenas arquivos (Carvalho (D:)).
    No meu notebook, o SSD é o Disco 1. Meu Notebook possui agora 2 sistema, mas ele inicia sempre no do SSD (configurado na BIOS), deixei o do HD como backup.

• Francisco_83
    MaClane disse:
    Boa tarde Francisco_83 !

Alguma duvida ainda?

Mais uma vez, obrigado.

@JoaoCarvalho muito obrigado pela dica do vídeo. Muito bem explicado e acredito que vai resolver essa questão acima. Só que não sei o que acontece aqui... não consigo instalar esse aplicativo. Recebo a seguinte mensagem de erro:

(desculpe-me a qualidade da imagem, mas neste momento uso outra máquina para fazer essa resposta).
  • Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!

egydiocoelho Trailblazer

• Francisco_83
    @egydiocoelho
    Vi que o Manual acima não é do meu modelo, as telas apresentadas nas páginas indicadas são as mesmas. Vi também que havia algumas atualizações pendentes. Estou neste momento fazendo a atualização para versão 2004 do Windows 10. Após esse processo, farei a criação de um backup padrão de fábrica, seguindo os passos indicados a partir da página 30 desse documento.

Obrigado pelo documento.
  • Sim, não é para o seu modelo, mas serve para o acer care center mais recente. Basta seguir o que diz o manual e depois poste o resultado.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!

egydiocoelho Trailblazer

• Francisco_83
    @egydiocoelho ,
    Após as devidas atualizações, consegui fazer o backup (num pendrive mesmo) das configurações padrão de fábrica, além de finalmente conseguir instalar o o programa indicado pelo colega @joacarvalho. O SSD já está devidamente instalado no Notebook. Falta agora apenas fecha-lo e fazer a "clonagem" do windows no SSD.

Após o final do processo darei um feedback final. Desde já, agradeço a todos vcs pelas valiosas dicas.