A515-51G-C97B: Dúvidas sobre memória RAM...
Tenho um Acer Aspire 5 A515-51G-C97B, recentemente coloquei um SSD m.2, fiz formatação limpa do Windows neste SSD e deixei o HD de fábrica para armazenar arquivos. O desempenho está excelente agora, mas como eu uso esse notebook para exclusivamente trabalhar com Design (vetor, ilustração, edição de imagem / áudio / vídeo, modelagem 3D, web, etc) os 8GB de memória de fábrica não estão dando conta, ainda mais com os programas mais atuais. Pretendo continuar com este notebook por mais alguns anos, então os upgrades que fiz (tela Full HD IPS / SSD) e o próximo que farei (memória) serão pensados pelo curto e longo prazo.
Dito isso, vou expandir a memória para ter um total de 20GB (máximo permitido pelo notebook) e, para isso, vou comprar uma memória de 16GB. Já estou ciente das especificações que são exigidas para a expansão de memória, inclusive sei que uma memória de 4GB é soldada, me restando apenas um slot para fazer o upgrade. Por isso, eu tenho duas memórias planejadas para comprar, mas óbvio que comprarei apenas uma. Uma é da Crucial (CT16G4SFD824A) que é compatível com o meu notebook, mas, se possível, quero comprar uma da Kingston. Eis a minha pergunta:
Essa memória da Kingston (KVR24S17D8/16) não possui perfil xmp, certo? Pelo que procurei, aparentemente não. Só gostaria de saber se alguém aqui poderia me confirmar essa informação, pois eu sei que meu notebook não tem suporte para essa tecnologia.
Uma observação: por mais que o fabricante do notebook diga que a memória deveria ser de até 2133mhz, eu já conferi que meu notebook roda com a memória em 2400mhz, ou seja, todas as especificações da Crucial e da Kingston citadas (frequência, latência CAS, número de pinos, etc) tornam ambas as memórias compatíveis com o meu notebook. Caso essa memória da Kingston possua o perfil xmp, vou comprar a da Crucial.
Minha segunda dúvida:
Ao expandir a memória desta forma, estarei abrindo mão do dual channel que tenho no momento e estaria em flex mode. Com o flex mode, eu teria uma perda de desempenho significativa na execução de tarefas, ou isso só é mais perceptível em games? Como disse, uso o notebook apenas para trabalho, não pretendo rodar games neste notebook. Faço essa pergunta pelo fato desse assunto sempre estar muito fechado no desempenho de games, então ficou meio nebulosa essa questão pra mim quando se trata de execução de tarefas. Exemplo: vários dos programas da Adobe, 3ds Max, Blender, Cinema 4D, até mesmo Browser aberto simultaneamente com algum desses programas, já que faço alguns cursos online e preciso acompanhar as aulas com o Browser + programa em questão abertos.
Obrigado a quem me responder.
[Título editado para adicionar o nome do produto]