Após a última atualização do sistema operacional do notebook, com pouquíssimo uso, a janela do antivírus não abria (iniciava janela vazia e fechava) e o menu iniciar sequer abria.
Através dos ícones de pastas da área de trabalho consegui acessar Meu Computador e comandar um checkdisk, que ocorreu sem necessidade de reiniciar e não resultou erros. Depois abri o MSCONFIG e programei para iniciar em modo de segurança para ver se o antivírus funcionava e, por via das dúvidas, executar uma verificação.
Ocorre que desde então o notebook abre com a mensagem "Algo aconteceu e seu PIN não está disponível. Clique em configurar seu PIN novamente.", porém não consigo nem o configurar PIN novamente nem logar com a conta Microsoft (únicas alternativas oferecidas) (notebook está em modo avião por conta do modo de segurança). Simplesmente não há como acessar o sistema.
Pergunto:
1. O que pode ser feito para solucionar esse impedimento ao login. Há alguma tecla que possa ser pressionada para o sistema inicializar sem ser em modo de segurança (provavelmente o PIN funcione ou, ao menos a possibilidade de logar usando a conta Microsoft)?
2. E quanto ao problema do não funcionamento do antivírus e do menu iniciar, há alguma situação conhecida que já tenha um procedimento indicado?
3. Ou há algum sistema que dê boot pelo pendrive e possua ferramentas necessárias para executar as verificações e alguma correção que faça o sistema ligar, ou então backup para redefinição?
3. Aproveito para perguntar a quem possa dar alguma dica, o que pode ser feito em alternativa ao Windows 10.
a- Sei que pessoas até bem pouco tempo instalavam o Windows 10 com o serial que tinham no Windows 7, ao que parece os sistemas compartilham o mesmo nº de série e possibilidade de ativação. Seria o contrário possível mesmo em uma máquina i5 de 8ª geração (sei que é um sistema já sem suporte além do extremamente básico de segurança, mas não
tenho nenhuma paciência pra lidar com um sistema tão mal feito, com
muitos relatos de bugs gerados pelos updates e sem praticidade nenhuma para computadores como o
Win 10)?
b- Há alguma maneira segura e prática de configurar o Windows 10 para torná-lo mais semelhante ao Windows 7 na organização das janelas do "windows explorer" e propriedades de sistema (não entendo essa escolha de impor aos computadores um sistema feito para tablets)?
c- Ubuntu seria uma boa alternativa para esta máquina?
d- No caso de troca de sistema seria indicado adquirir um SSD M2 a parte e guardar o original com Win 10, preservando assim a originalidade do equipamento?
Agradeço desde já...