Aspire 3 A315-42G-R6FZ: SSD esquentando quando notebook fica na tomada
JoaoCarvalho
Member Posts: 27 Enthusiast
Olá.
Possuo um Aspire 3 (R6FZ) e instalei um SSD WD Black SN750 M.2 NVMe de 250GB nele há alguns dias. Com base na orientação de outros usuários da comunidade Acer, clonei o sistema para o SSD e mantive o HD intacto, apenas o utilizando para guardar arquivos.
Costumo tocar em algumas partes do notebook para verificar se ele está aquecendo além do comum (moro na Bahia, rs') e senti que a região do SSD (canto inferior esquerdo) estava ficando quente 'no limite' do aceitável. Para minha surpresa, descobri que ele só esquenta quando o notebook está conectado na tomada (que até então deixava sempre que o estava usando), resfriando rapidamente quando passa a usar a bateria, mesmo mantendo o perfil de uso.
Existe alguma configuração que eu possa fazer para corrigir este 'erro'? Estou com receio de usar sempre na tomada e reduzir a vida útil do equipamento por conta do calor, mas também não quero consumir os ciclos da bateria sem necessidade...
[Título editado para adicionar o nome do produto]
Possuo um Aspire 3 (R6FZ) e instalei um SSD WD Black SN750 M.2 NVMe de 250GB nele há alguns dias. Com base na orientação de outros usuários da comunidade Acer, clonei o sistema para o SSD e mantive o HD intacto, apenas o utilizando para guardar arquivos.
Costumo tocar em algumas partes do notebook para verificar se ele está aquecendo além do comum (moro na Bahia, rs') e senti que a região do SSD (canto inferior esquerdo) estava ficando quente 'no limite' do aceitável. Para minha surpresa, descobri que ele só esquenta quando o notebook está conectado na tomada (que até então deixava sempre que o estava usando), resfriando rapidamente quando passa a usar a bateria, mesmo mantendo o perfil de uso.
Existe alguma configuração que eu possa fazer para corrigir este 'erro'? Estou com receio de usar sempre na tomada e reduzir a vida útil do equipamento por conta do calor, mas também não quero consumir os ciclos da bateria sem necessidade...
[Título editado para adicionar o nome do produto]
0
Melhor resposta
-
Boa noite JoaoCarvalho !
Pelos prints, não detectei absolutamente nada de errado, nem mesmo quanto as temperaturas.
Eu apenas lhe recomendo, para uma melhor durabilidade do aparelho, que adquiria um kit de mouse + teclado externos e uma boa base resfriadora.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1
Respostas
-
Qual é o modelo exato? Exemplo an515-51-75kz. Sobre a temperatura do ssd, baixe o crystaldiskinfo. Sobre a temperatura do cpu e gpu, baixe o hwmonitor e envie algumas capturas de telas.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Boa noite JoaoCarvalho !
Não vi absolutamente anda de errado.
Esse SSD tem temperatura base de trabalho entre 66 e 79º de forma mediana.
Perfeitamente normal qualquer hardware esquentar mais quando conectado na tomada, já que dessa forma, com mais energia, maior o desempenho e consequentemente maiores temperaturas.
Não "erro" algum.
"Estou com receio de usar sempre na tomada e reduzir a vida útil do equipamento por conta do calor, mas também não quero consumir os ciclos da bateria sem necessidade... "
Já está usando errado.
O aprelho deve ser utilizado SEMPRE na tomada energia.
Somente na tomada ele atingirá desempenho máximo,a vida útil da bateria será poupada e o aparelho não irá forçar o sistema.
O sistema corta a carga da bateria quando atinge 100%.
Em resumo,, já existem várias falhas de uso.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Boa noite @MaClane, obrigado pelo feedback.
O 'erro' que mencionei se refere a diferença significativa de temperatura do SSD para o mesmo padrão de uso, diferindo apenas a fonte de energia tomada/bateria. É o meu primeiro notebook e tenho buscado aproveitar o máximo dele, inclusive durabilidade.
Sobre a dúvida de usar na tomada/bateria, faltou explicitar 'de continuar a usar sempre na tomada'. Desde que o adquiri faço uso na tomada, visto que até então está sempre em minha casa, e o mantenho bem arejado. Perdoe-me qualquer possível ignorância no assunto e não ter sido mais claro. Dito isto, não vejo nenhuma 'falha de uso' de minha parte.
Boa noite @egydiocoelho, obrigado pelo feedback.
Meu notebook é o Acer Aspire 3 A315-42G-R6FZ, atualmente rodando o Windows 10 Home Single Language 2004 (x64).
Em ambos os momentos estava usando 2 abas no OperaGX e o Telegram Desktop. A temperatura estabilizou em 56°C.
Este print foi feito durante o uso na bateria (21:45):
Os próximos 3 (três) foram feitos 45 min após conectar o notebook na tomada (22:30):
0 -
Boa noite JoaoCarvalho !
Pelos prints, não detectei absolutamente nada de errado, nem mesmo quanto as temperaturas.
Eu apenas lhe recomendo, para uma melhor durabilidade do aparelho, que adquiria um kit de mouse + teclado externos e uma boa base resfriadora.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
Obrigado pelo esclarecimento e recomendações, @MaClane!
Já possuo mouse e teclado externos sem fios, estou em busca de uma base resfriadora eficiente e de qualidade.
Se souber de alguma em específico e puder compartilhar será de grande ajuda!
Ps.: no momento deixo o notebook com elevação de aproximadamente 30 graus, mas é provisório até encontrar a base ideal.
0 -
Como complemento, verifique essas informações sobre as temperaturas:
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
JoaoCarvalho disse:Obrigado pelo esclarecimento e recomendações, @MaClane!
Já possuo mouse e teclado externos sem fios, estou em busca de uma base resfriadora eficiente e de qualidade.
Se souber de alguma em específico e puder compartilhar será de grande ajuda!
Ps.: no momento deixo o notebook com elevação de aproximadamente 30 graus, mas é provisório até encontrar a base ideal.
Eu recomendo que busque pelas bases da Cooler Master: https://www.coolermaster.com/
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1