A515-52G: Notebook não dá boot pelo SSD
jrbytes
Member Posts: 30 Enthusiast
Olá boa tarde,
Gente, eu tenho o Ubuntu 20.04 e Windows 10 instalado no meu SSD. Tive que tirar para mandar para assistência.
Agora que chegou, instalei novamente, mudei informação da BIOS o Mode Sata para AHCI e a outra info do Boot Secure para desativá-lo.
Não resultou em nada, não aparece mais o nome Ubuntu na bios.
Abri, tirei HD teste, tirei bateria de Lition testei e nada. nenhuma dessas coisas que fiz resolveu minha situação.
Quando entro no Windows 10 pelo HD que ja veio de fábrica, e só consigo entrar alterando o Sata Mode. Ele mostra que o ssd está ok, consigo entrar nas partições exceto na do Linux q é outro formato.
Enfim, esse é meu problema, não queria formatar meu SSD
E outra, será q se formatar resolve?
[Título editado para adicionar o nome do produto]
Gente, eu tenho o Ubuntu 20.04 e Windows 10 instalado no meu SSD. Tive que tirar para mandar para assistência.
Agora que chegou, instalei novamente, mudei informação da BIOS o Mode Sata para AHCI e a outra info do Boot Secure para desativá-lo.
Não resultou em nada, não aparece mais o nome Ubuntu na bios.
Abri, tirei HD teste, tirei bateria de Lition testei e nada. nenhuma dessas coisas que fiz resolveu minha situação.
Quando entro no Windows 10 pelo HD que ja veio de fábrica, e só consigo entrar alterando o Sata Mode. Ele mostra que o ssd está ok, consigo entrar nas partições exceto na do Linux q é outro formato.
Enfim, esse é meu problema, não queria formatar meu SSD
E outra, será q se formatar resolve?
[Título editado para adicionar o nome do produto]
0
Respostas
-
Meu notebook é esse
A515-52G-577T
0 -
Boa noite jrbytes !
O que pode estar ocorrendo é que o ID do hardware foi alterado na bios em alguma atualização.
Tente recuperar o Grub com um pendrive em modo live e refaça o EFi se for o caso.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Ah sim, eu sei preparar o pendrive bootável. Estou baixando o SO pra prepará-lo, fui eu que instalei. A bios foi atualizada na assistência.0
-
Não há, é necessário conhecimento avançado pois cada sistema pode varia de acordo com kernel e pacotes instalados.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Então formatar novamente é o jeito?
0 -
Tente o que disse.
Acesse via Ubuntu live e tente atualizar o Grub pelo terminal e veja se carrega.
Olá @MaClane ,
Tentei realizar os passos, mas não tive sucesso no dual boot.
Entrei com o Ubuntu live e com o software boot-repair reinstalei o grub. Da primeira vez funcionou, depois q formatei o hd para torná-lo apenas backup pois o windows dele estava em outro sata mode, não deu certo, voltou a sumir, tentei utilizar o boot-repair novamente e não funcionou, sendo assim reinstalei o ubuntu 20.04.1 no local do ubuntu e ele voltou ao normal, depois sem grub, vi que o windows também não aparecia p boot e tive que reinstala-lo no local do windows q já tinha na partição, e tudo voltou ao normal.
Estou com uma dúvida, agora que está tudo instalado apenas no ssd, ele pode voltar a dar problema, caso eu tire o HDD e troque por um SSD? Ou agora, está tudo instalado safe? e era pra eu ter instalado antes, tendo desconectado o hdd?0 -
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Olá @egydiocoelho ele configurou o que ali? Agora já reinstalei tudo rs
0 -
Ele adicionou o ubuntu no bios!Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
jrbytes disse:Olá @MaClane ,
Tentei realizar os passos, mas não tive sucesso no dual boot.
Entrei com o Ubuntu live e com o software boot-repair reinstalei o grub. Da primeira vez funcionou, depois q formatei o hd para torná-lo apenas backup pois o windows dele estava em outro sata mode, não deu certo, voltou a sumir, tentei utilizar o boot-repair novamente e não funcionou, sendo assim reinstalei o ubuntu 20.04.1 no local do ubuntu e ele voltou ao normal, depois sem grub, vi que o windows também não aparecia p boot e tive que reinstala-lo no local do windows q já tinha na partição, e tudo voltou ao normal.
Estou com uma dúvida, agora que está tudo instalado apenas no ssd, ele pode voltar a dar problema, caso eu tire o HDD e troque por um SSD? Ou agora, está tudo instalado safe? e era pra eu ter instalado antes, tendo desconectado o hdd?
No caso, após reinstalar o Ubuntu, bastava atualizar o Grub.
A questão é que irá depender da ID do hardware setado no bootloader.
Então pode sim ocorrer caso remova e instale outra unidade com sistema operacional.
O que pode fazer nesse caso é resetar as configurações de fábrica da Bios antes da troca e reposição do disco.
Ah sim entendi. Obrigado!0
-
O procedimento que eu lhe passei, funcionou?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Limpei o HD, depois reinstalei o Ubuntu e o Windows no NVME. Agora tá tudo funcionando. Egidio não fiz o processo de adicionar na bios porque eu já tinha instalado o linux naquele momento. Obrigado!
0 -
"o Windows no NVME"
NVMe não é um tipo de SSD e sim uma tecnologia embargada nos SSD de interface PCIe
Mas é bom falar nvme pq tem uma grande diferença de desempenho. Isso se comparar com um nvme bom kk Mtos colocam nvme no pc pra vender, e quando ver é um nvme que tem mesma capacidade de leitura e escrita que um ssd não pcie, o sata. Igual a memória do meu note, fala que a capacidade é de 2444 mhz eu acho, mas o de 16 q colocaram p vender, que veio de fábrica, foi um de 1666mhz. Acho que a qtd de mhz é essa, se não for, é próximo.0
-
A tecnologia do protocolo NVMe somente é aproveitada se todo conjunto de hardware oferecer suporte e as aplicações utilizadas tiverem acesso.
Do contrário, um SSD sata 3 terá o mesmo desempenho final de acesso.
Utilize o CPUz e post aqui os prints das abas de SPD e MEMORY
O meu nvme tem leitura se 2k e escrita de 1k os sata 3 não leem nem a 0.6k0