Mesmo salvando na bios a prioridade de boot para o SSD M2, o Acer A515-51 inicia pelo HDD

RLPC
RLPC Member Posts: 1 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Boa noite pessoal!!

Resolvi postar aqui para ver se vocês podem me ajudar.

Antes o histórico...
Comprei o ACER ASpire 5 A515-51 com disco HDD de 1 tera, porém com a lentidão do Disco, comprei um SSD m.2 da WD green de 480Gb visando melhorar desempenho.
Consegui instalar o SSD, e através do Software EASE US, clonei o HDD todo para o SSD e ordenei boot pelo SSD.
Ficou funcionando por muito tempo normalmente fazendo boot pelo SSD e com bom desempenho.

Porém, meu teclado começou a ficar com mau contato e precisei deixar numa assistência para substituir o mesmo (note fora de garantia).
Após devolução do note, ele só dá o primeiro boot pelo HDD, sendo necessário eu reiniciar e alterar a ordem do boot para o SSD.
Ocorre após ajustado na bios, ele faz uma primeira vez pelo SSD, porém após desligar, ele volta a dar boot pelo HDD novamente, como se eu não tivesse alterado a ordem na BIOS.
Após ler alguns tópicos daqui, seguem algumas imagens para tentar ajudar na análise: (O HDD é reconhecido como HD0 e o SSD como HD1, tanto na Bios como no Windows)

=======> E independente de em qual disco eu dou o boot, no menu "Configuração do Sistema" só aparece 1 sistema operacional do HDD:

################# Agora a pergunta: ################

Há alguma forma de fixar esse boot pelo SSD, sem precisar baixar imagem (e ter que reinstalar os softwares novamente)????

Agradeço o apoio que me for dado nessa missão.

Comentários

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite RLPC !

"Porém, meu teclado começou a ficar com mau contato e precisei deixar numa assistência para substituir o mesmo (note fora de garantia).
    Após devolução do note, ele só dá o primeiro boot pelo HDD, sendo necessário eu reiniciar e alterar a ordem do boot para o SSD."

Nesse caso, sua primeira providencia deveria ter sido relatar a questão a tal assistência.

Porém já existe um erro: NUNCA se deve utiliza duas unidades de disco no mesmo aparelho com sistema operacional instalado e ambos, principalmente quando a base de Bios é Uefi.
    Se o sistema esta no SSD, o HDD deve ser formatado pr completo para que o bootloader não tente encontrar uma inicialização vinculada de ID de hardware no EFI.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Há algo de importante no disco rígido? Apenas para ter certeza de que o windows pode ser inicializado pelo ssd, desconecte o hdd. Depois, ligue o computador e verifique se o windows é inicializado. Também verifique se a partição de recuperação da acer é inicializada, pressionando alt+f10 antes do logo da acer. Se estiver tudo ok, você deve formatar o disco rígido assim:
    diskpart
    list disk
    sel disk x
    clean
    convert gpt
    create partition primary
    format fs=ntfs quick
    assign
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia RLPC !

Assim que verificar as informações, me retorne aqui!
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!