NITRO 5 an515-54: Secure boot bloqueado

Doisum
Doisum Member Posts: 23 Troubleshooter
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Olá galera, comprei um acer nitro 5 an515-54 em Julho de 2020, o mesmo veio com Endless  como SIstema operacional raiz, um SO fraco que não dar para fazer nada e ao tentar formatar descobri com que estou impossibilitado, pois o boot mode é do tipo UEFI e não deixa fazer nada.

[Título editado para adicionar o nome do produto]

Melhor resposta

• Jefferson1992
    Jefferson1992 Member Posts: 3 New User
    Responder ✓
    UEFI não é bloqueio... É uma forma de arquitetar os discos, por exemplo: modo Legacy é permitido no máximo 5 ou 6 discos, mesmo que haja mais de um HD/SSD. UEFI não há limites. É muito usado para separar as pastas do linux em partições (/home, /boot, /usr, etc)...

Não viola a garantia instalar outros sistemas operacionais, desde que não danifique o hardware, independentemente das clausulas da garantia da empresa, isso porque o CDC supera clausulas contratuais. Exemplo: uma loja vende um notebook dizendo que presta garantia por 3 meses. No entanto, você consegue obrigar a loja a prestar atendimento dentro do prazo de 1 ano para casos estabelecidos por lei como garantia mínima.

A garantia, no caso do equipamento, é referente apenas ao equipamento. Independe do software, S.O., desde que o mesmo não projete algum dano. Existem softwares de mineração de bitcoins que acabam com a vida útil do processador rapidamente, mas mesmo assim, até nesses casos, é possível obter garantia, uma vez que outros componentes de resfriamento e proteções específicas contra superaquecimento devem impedir que aconteça.

No final das contas, brigar no PROCON contra clausulas é um pouco chato, mas nas condições que eu citei, dá certo. No entanto, creio que seja uma questão de habilidade técnica mesmo o seu problema. Só uma observação: prefira arquitetura UEFI. É melhor.

Se estiver tentando fazer DualBoot, o buraco pode ser mais embaixo... Às vezes é necessário indicar a localização do sistema de arranque do(s) S.(s)O.(s) manualmente (o grub, por exemplo) e essa configuração pode ser diferente em aparelhos distintos. Nada que um google da vida não resolva... Mas faça com sabedoria, ou pode perder mesmo a garantia

Respostas

• EmersonNeves
    EmersonNeves Member Posts: 107 Skilled Fixer WiFi Icon
    Você deve entrar na bios e criar uma senha no setsupervisor password, após isso deve desativar o secure boot.
  • @Doisum Primeiro, eu aconselho a adquirir um serial original do windows 10 aqui, caso opte por instalar o windows: https://www.microsoft.com/pt-br/windows/get-windows-10
    Opte por uma chave ESD que são bem mais baratas. Eu não aconselho a ativar o windows de forma pirata e ilegal. Sobre os outros questionamentos, eu tenho a impressão que você não sabe como o linux funciona e não conhece as suas distribuições. Sobre o modo uefi, não há impedimento algum, mas é necessário ter algum conhecimento. Veja como é simples:
    a) primeiro siga a dica do colega emersonneves;
    b) depois pressione ctrl+s na guia main para alterar o sata mode para ahci;
    c) ative o f12bootmenu 
    Depois de ter feito isso e adquirido um serial original, você deve baixar o iso aqui: https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209
    Coloque para salvar no computador e não no pendrive. Depois converta o pendrive com esses comandos:
    diskpart
    list disk 
    sel disk x
    clean
    convert gpt
    create partition primary
    format fs=fat32 quick 
    assign
    Depois extrai o iso para o pendrive e pressione f12 antes do logo da acer para selecionar o pendrive.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Doisum
    @Doisum Primeiro, eu aconselho a adquirir um serial original do windows 10 aqui, caso opte por instalar o windows: https://www.microsoft.com/pt-br/windows/get-windows-10
    Opte por uma chave ESD que são bem mais baratas. Eu não aconselho a ativar o windows de forma pirata e ilegal. Sobre os outros questionamentos, eu tenho a impressão que você não sabe como o linux funciona e não conhece as suas distribuições. Sobre o modo uefi, não há impedimento algum, mas é necessário ter algum conhecimento. Veja como é simples:
    a) primeiro siga a dica do colega emersonneves;
    b) depois pressione ctrl+s na guia main para alterar o sata mode para ahci;
    c) ative o f12bootmenu 
    Depois de ter feito isso e adquirido um serial original, você deve baixar o iso aqui: https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209
    Coloque para salvar no computador e não no pendrive. Depois converta o pendrive com esses comandos:
    diskpart
    list disk 
    sel disk x
    clean
    convert gpt
    create partition primary
    format fs=fat32 quick 
    assign
    Depois extrai o iso para o pendrive e pressione f12 antes do logo da acer para selecionar o pendrive.
    Fiz tudo isso, tenho a licença original da Microsoft até de desenvolvedor, porém para não mistura as coisas procurei uma autorizada para colocar o Windows nessa máquina e ao tentar dar boot para instalação do Windows a bios da versão 515-54 bloqueia 
  • Como assim bloqueia? Você pode explicar melhor? Você já desativou o secureboot, criando uma senha no setsupervisorpassword? Criou um pendrive em gpt e formatado em fat32? Você já alterou o sata mode para ahci, pressionando ctrl+s na guia main do bios? É possível sim instalar o windows 10 nessa máquina.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite Doisum !

Primeiramente deve estar ciente de que utilizar um sistema não legalizado viola a garantia do aparelho, bem como pode gerar erros de acesso ao hardware devido as DRMs da Microsoft, além das questões legais.

Se levou seu parelho a uma "autorizada" a garantia foi violada pois durante o peido válido não é permitido que "autorizadas de terceiros" realizem alterações no aparelho, seja de hardware ou software.

A Bios não "bloqueia".
    O que falta é conhecimento adequado para realizar o procedimento.

Qual o tipo da licença?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Doisum
    MaClane disse:
    Boa noite Doisum !

Primeiramente deve estar ciente de que utilizar um sistema não legalizado viola a garantia do aparelho, bem como pode gerar erros de acesso ao hardware devido as DRMs da Microsoft, além das questões legais.

Se levou seu parelho a uma "autorizada" a garantia foi violada pois durante o peido válido não é permitido que "autorizadas de terceiros" realizem alterações no aparelho, seja de hardware ou software.

A Bios não "bloqueia".

Qual o tipo da licença?
    Primeiramente antes de falar que viola leia  atentamente os comentarios acima e segundo como a própria fabricante disse você levar para autorizadas de terceiros, contanto que não seja danificada nenhuma peça do aparelho. Antes de falar procure se informar 
  • Doisum
    Como assim bloqueia? Você pode explicar melhor? Você já desativou o secureboot, criando uma senha no setsupervisorpassword? Criou um pendrive em gpt e formatado em fat32? Você já alterou o sata mode para ahci, pressionando ctrl+s na guia main do bios? É possível sim instalar o windows 10 nessa máquina.
    Entrei em contato com a Fabricante que logo avisou que a BIOS do meu computador veio desatualizada que causou todo esse problema, acho que não devo ser o único. Perguntei como poderia fazer e a mesma mandou procurar qualquer autorizada de minha confiança.  
  • Então, me esclareça uma coisa: você consegue acessar o bios, pressionando f2 antes do logo da Acer? Ou antes aparece uma senha, que você não criou, para acessar o bios? Eu estou um pouco confuso. No entanto, em outro momento você diz que não consegue instalar o windows, correto? Agora, quando você acessa o bios, vai na guia main, pressiona ctrl+s e altera o sata mode para ahci, consegue instalar o windows?

egydiocoelho Trailblazer

• MaClane
    Doisum disse:
    MaClane disse:
    Boa noite Doisum !

A Bios não "bloqueia".

Qual o tipo da licença?
    Primeiramente antes de falar que viola leia  atentamente os comentarios acima e segundo como a própria fabricante disse você levar para autorizadas de terceiros, contanto que não seja danificada nenhuma peça do aparelho. Antes de falar procure se informar 

Não estou "falando" e sim afirmando.
    A garantia é clara.
    Qualquer tentativa de "manutenção" por terceiros viola a garantia, bem como utilizar sistemas não legalizados.
    Se alguém da "própria fabricante" alegou tal informação, esta equivocado.

Então realmente: "Antes de falar procure se informar "

Qual o tipo da licença possui?

Doisum disse:
    Como assim bloqueia? Você pode explicar melhor? Você já desativou o secureboot, criando uma senha no setsupervisorpassword? Criou um pendrive em gpt e formatado em fat32? Você já alterou o sata mode para ahci, pressionando ctrl+s na guia main do bios? É possível sim instalar o windows 10 nessa máquina.
    Entrei em contato com a Fabricante que logo avisou que a BIOS do meu computador veio desatualizada que causou todo esse problema, acho que não devo ser o único. Perguntei como poderia fazer e a mesma mandou procurar qualquer autorizada de minha confiança.  

E qual seria a versão da sua Bios?
    Vários outros usuarios desse modleo instalaram sem absolutamente nenhum tipo de problema com Bios.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Doisum
    editado setembro 2020
    MaClane disse:
    Doisum disse:
    MaClane disse:
    Boa noite Doisum !

A Bios não "bloqueia".

Qual o tipo da licença?

A garantia é clara.
    Qualquer tentativa de "manutenção" por terceiros viola a garantia, bem como utilizar sistemas não legalizados.

Doisum disse:

Vários outros usuarios desse modleo instalaram sem absolutamente nenhum tipo de problema com Bios.

Obrigado por contatar a Acer, 

[Conteúdo Removido]. E-mail da própria acer.

Versão da Bios v1.30

[Comentário editado para excluir trechos de conversa privada]
  • Sim, não irá violar a garantia. Mas eu aconselho adquirir um serial original do windows 10.

egydiocoelho Trailblazer

• MaClane
    Doisum disse:
    MaClane disse:
    Doisum disse:
    MaClane disse:
    Boa noite Doisum !

A Bios não "bloqueia".

Qual o tipo da licença?

A garantia é clara.

Doisum disse:

Obrigado por contatar a Acer, 

Informamos que alterar o sistema operacional do equipamento não invalida a garantia, desde que nenhum dano seja causado ao equipamento. E-mail da própria acer.

Versão da Bios v1.30

A mensagem viola as regras do fórum:

"12. Não compartilhe publicamente nada que você receber em uma comunicação individual, seja por e-mail ou mensagens privadas, sem o consentimento do autor. Isso inclui comunicações recebidas da Acer, funcionários da Acer, moderadores ou membros da comunidade O sistema de mensagens privadas é regido pelas diretrizes da comunidade e qualquer violação das diretrizes durante o uso deste sistema será considerada abuso do sistema de mensagens privadas. "

"alterar o sistema operacional do equipamento não invalida a garantia"

Contanto que seja um sistema LEGALIZADO e devidamente ativado.

Sincerely, J. MaClane ™

• Jefferson1992
    Jefferson1992 Member Posts: 3 New User
    Responder ✓
    UEFI não é bloqueio... É uma forma de arquitetar os discos, por exemplo: modo Legacy é permitido no máximo 5 ou 6 discos, mesmo que haja mais de um HD/SSD. UEFI não há limites. É muito usado para separar as pastas do linux em partições (/home, /boot, /usr, etc)...

Não viola a garantia instalar outros sistemas operacionais, desde que não danifique o hardware, independentemente das clausulas da garantia da empresa, isso porque o CDC supera clausulas contratuais. Exemplo: uma loja vende um notebook dizendo que presta garantia por 3 meses. No entanto, você consegue obrigar a loja a prestar atendimento dentro do prazo de 1 ano para casos estabelecidos por lei como garantia mínima.

A garantia, no caso do equipamento, é referente apenas ao equipamento. Independe do software, S.O., desde que o mesmo não projete algum dano. Existem softwares de mineração de bitcoins que acabam com a vida útil do processador rapidamente, mas mesmo assim, até nesses casos, é possível obter garantia, uma vez que outros componentes de resfriamento e proteções específicas contra superaquecimento devem impedir que aconteça.

No final das contas, brigar no PROCON contra clausulas é um pouco chato, mas nas condições que eu citei, dá certo. No entanto, creio que seja uma questão de habilidade técnica mesmo o seu problema. Só uma observação: prefira arquitetura UEFI. É melhor.

Se estiver tentando fazer DualBoot, o buraco pode ser mais embaixo... Às vezes é necessário indicar a localização do sistema de arranque do(s) S.(s)O.(s) manualmente (o grub, por exemplo) e essa configuração pode ser diferente em aparelhos distintos. Nada que um google da vida não resolva... Mas faça com sabedoria, ou pode perder mesmo a garantia