MEMORIA RAM - A315-41-R790
Andrephb
Member Posts: 5
Tinkerer
Número de série: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Placa mãe: Metapod_RR v1.13
Memória RAM: 4gb DDR4 2400MHZ (Adata)
Processador: AMD Ryzen 3 2200U
Objetivo: Aumentar a memória RAM, colocando em dual channel
Duvidas:
1) Meu notebook suporta o máximo de 16gb ou 32gb?
2) Memoria RAM instalada é de 2400MHZ com CL 17. Posso instalar uma memória RAM 2400MHZ com uma CL menor tipo um Corsair Vengeance com CL 14?
(OBS: Não pretendo mais usar a memória que vem de fabrica)
Placa mãe: Metapod_RR v1.13
Memória RAM: 4gb DDR4 2400MHZ (Adata)
Processador: AMD Ryzen 3 2200U
Objetivo: Aumentar a memória RAM, colocando em dual channel
Duvidas:
1) Meu notebook suporta o máximo de 16gb ou 32gb?
2) Memoria RAM instalada é de 2400MHZ com CL 17. Posso instalar uma memória RAM 2400MHZ com uma CL menor tipo um Corsair Vengeance com CL 14?
(OBS: Não pretendo mais usar a memória que vem de fabrica)
0
Melhor resposta
-
Boa noite Andrephb !
verifiquei visualmente e possuem dois slots de memória. Uma desocupada e a outra com uma memória offboard Adata 2400mhz. Não possui nenhuma onboard. Então é 32gb mesmo? Estou preocupado com o CL da memória, será se tem algum problema? A que está nele da Adata tem CL 17, a que vou comprar possui CL 14 (mas a frequência é igual - 2400mhz)
Pretendo comprar dois pentes dessa memória - https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=90189
R: sim, seria 32Gb
CL não gera nenhuma preocupação pois o sistema irá nivelar os valores caso sejam diferentes.
RAM é módulo e não pente.
Seu modleo não tem suporte nativo a módulos de RAM HyperX e com perfil XMP.
Então não deve adquirir tais módulos.
SOBRE o SSD: Ele aceita ou não aceita SSD com protocolo NVme no slot m.2???. Porque já ia comprar um SSD 2.5 sata 3 para colocar no local do HD, não compensa comprar um SSD para o slot m.2 sem trabalhar como NVme. Ou seja, trabalhando apenas com protocolo AHCI (SATA 3)
R: Somente suporte PCIe NVMe Gen3x2
" não compensa comprar um SSD para o slot m.2 sem trabalhar como NVme."
Está equivocado em 2 pontos: primeiro que NVMe é uma tecnologia e não um tipo de SSD.
Segundo que sim, a interface sata 3 do slot M.2 sempre terá um desempenho (mesmo que pouco) acima da interface do HDD.
Alguns dizem que o slot m.2 dele não suporta o protocolo NVme, trabalhando apenas com o prot apenas sata 3 (ahci). Duvida cruel
Não sei nem se o slot m.2 possui chave M, chave B ou chave B + M.
R: o slot é PCIe Gen 3x2
A informação do colega Egydio esta equivocada:
Não há suporte a Sata 3 na interface.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1
Respostas
-
Boa tarde Andrephb !
Ele suporta no máximo 32Gb de RAM (2 slots) So-DIMM DDR4 2400Mhz
Estranhamente, alguns sites apontam que esse modelo possui 4Gb onboard e um único slot livre.
Eu recomendo que abra a tampa traseira de acesso e verifique visualmente.
Seu aparelho possui um modulo de 4Gb 2400Mhz
Deve adquirir outro nessas mesmas especificações
Quanto ao SSD,
Esse modelo possui slot M.2 no fator 2280 para PCie NVMe Gen3x2 somente.
Não há suporte a interface Sata 3
Veja como abrir e como assar o sistema para o SSD:
Lembre-as sempre de desconectar a bateria de íon antes de instalar um hardware.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
Você pode verificar quantos slots estão disponíveis aqui?
Verifique essa informação também:
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
@MaClane @egydiocoelho verifiquei visualmente e possuem dois slots de memória. Uma desocupada e a outra com uma memória offboard Adata 2400mhz. Não possui nenhuma onboard. Então é 32gb mesmo? Estou preocupado com o CL da memória, será se tem algum problema? A que está nele da Adata tem CL 17, a que vou comprar possui CL 14 (mas a frequência é igual - 2400mhz)
Pretendo comprar dois pentes dessa memória - https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=90189
SOBRE o SSD: Ele aceita ou não aceita SSD com protocolo NVme no slot m.2???. Porque já ia comprar um SSD 2.5 sata 3 para colocar no local do HD, não compensa comprar um SSD para o slot m.2 sem trabalhar como NVme. Ou seja, trabalhando apenas com protocolo AHCI (SATA 3)
Alguns dizem que o slot m.2 dele não suporta o protocolo NVme, trabalhando apenas com o prot apenas sata 3 (ahci). Duvida cruel
Desde já agradeço toda a atenção fornecida
0 -
Eu recomendo que você adquira outra de mesmo tamanho, cl e velocidade: https://www.kabum.com.br/produto/95558/memoria-kingston-4gb-2400mhz-ddr4-notebook-cl17-kvr24s17s6-4
Esse modelo aceita somente ssd m2 2280 sata 3. Veja os comentários desse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=A0S9BIghFnU
Sobre os tipos de chave, eu aconselho que você leia esse tópico: M 2 SSD - Perguntas mais frequentes | Kingston
Irá tirar as suas dúvidas.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Boa noite Andrephb !
verifiquei visualmente e possuem dois slots de memória. Uma desocupada e a outra com uma memória offboard Adata 2400mhz. Não possui nenhuma onboard. Então é 32gb mesmo? Estou preocupado com o CL da memória, será se tem algum problema? A que está nele da Adata tem CL 17, a que vou comprar possui CL 14 (mas a frequência é igual - 2400mhz)
R: sim, seria 32Gb
CL não gera nenhuma preocupação pois o sistema irá nivelar os valores caso sejam diferentes.
RAM é módulo e não pente.
Seu modleo não tem suporte nativo a módulos de RAM HyperX e com perfil XMP.
Então não deve adquirir tais módulos.
R: Somente suporte PCIe NVMe Gen3x2
" não compensa comprar um SSD para o slot m.2 sem trabalhar como NVme."
Está equivocado em 2 pontos: primeiro que NVMe é uma tecnologia e não um tipo de SSD.
Segundo que sim, a interface sata 3 do slot M.2 sempre terá um desempenho (mesmo que pouco) acima da interface do HDD.
R: o slot é PCIe Gen 3x2
A informação do colega Egydio esta equivocada:
Não há suporte a Sata 3 na interface.
@MaCalane veja o que disseram os usuários que postaram um comentário no vídeo:
https://youtu.be/A0S9BIghFnU
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Estranhamente, vários outros usuarios já instalaram SSD PCIe NVMe nessa serie.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
@MaClane muito obrigado pela informação. Se não for pedir demais, você poderia me repassar algum nome, modelo de SSD m.2 para esse slot ou link para compra?
Procurei muito e não encontrei um SSD m.2 2280 PCIe NVMe gen 3x2. Todos que encontrei são 3x4!
Não existindo mais esse tipo de ssd, se eu utilizar um 3x4 no slot de 3x2 provavelmente vai funcionar com rendimento pela metade correto? Chegando a velocidade sata 30 -
@MaClane, no tópico que você enviou, o usuário errou o modelo. Veja o que ele disse aqui, que se trata do modelo a315-42 e não a315-41: https://community.acer.com/pt/discussion/comment/905923/#Comment_905923
É por isso que eu havia dito que suportava nvme, pois se trata do modelo a315-42. O modelo a315-41 suporta apenas sata 3.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Sim, realmente.
Até no inicio do post eu verifiquei outra serie.
Essa serie, a315-41, tem suporte a SSD com slot M.2 no fator 2280 somente no padrão Sata 3
Não há suporte ao padrão PCIe NVMe.
A serie 41 e 42 acabam por gerar erros na verificação por não terem o mesmo suporte.
@MaClane @egydiocoelho muito obrigado pelos esclarecimentos. Vocês vão para o céu kkkkk
Decidi colocar apenas um SSD Crucial mx500 no local do hd. Trocar o pente original de memória por 2 de 8gb Dddr 400 mhz. Ja deve dar um super up
0 -
de nada meu amigo. futuramente você pode adicionar um m2.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Boa noite Andrephb !
Uma ótima decisão.
Já terá o conjunto de hardware praticamente em todo desempenho máximo.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0