Notebook acer aspire A515-54G desligando sozinho quando o fone é retirado

Opções
soaresjoy
soaresjoy Member Posts: 4 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Olá, comprei meu notebook há mais ou menos 1 mês, até agora ele estava funcionando normalmente, mas ontem percebi que quando eu tiro o fone de ouvido da entrada, ele desliga sozinho. Isso acontece quando tem alguns programas abertos, tipo o revit 2019 e o microsoft edge. Com o aplicativo da netflix ele não fez isso. Ele estava fora da tomada quando isso aconteceu. Não sei se foi porque o windows atualizou e aí ele começou a fazer isso, porque não me lembro dele ter feito isso antes. Queria saber se mais alguém teve esse problema e se há uma solução, pois o notebook é novo e fiquei bem chateada por já apresentar problemas.

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa noite soaresjoy !

    Seu fone seria do tipo de smartphone?
    Conectado na energia ocorre o mesmo?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • soaresjoy
    soaresjoy Member Posts: 4 New User
    editado agosto 2020
    Opções
    MaClane disse:
    Boa noite soaresjoy !

    Seu fone seria do tipo de smartphone?
    Conectado na energia ocorre o mesmo?
    Boa noite, MaClane! 
    Meu fone é um fone normal de smartphone, da sony, não sei o modelo, mas ele funciona perfeitamente no notebook. Testei aqui e na tomada ele não desliga. Imagino que por ele não estar na tomada e a placa de vídeo não estar ativa quando isso acontece, acabe exigindo demais dele, mas mesmo assim não acho que faça sentido ele se desligar ao retirar o fone.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Geralmente ocorre esse erro com fones que não seja headset.
    Não é um problema no aparelho.
    A questão não é a placa de vídeo.
    Eu recomendo que adquira um headset adequado.

    Verifique nas opções avançadas do plano de energia as opções de acesso de energia na bateria.
    Mas o uso já esta errado de qualquer forma.
    O aparelho deveria estar o tempo todo conectado na tomada de energia.
    Bateria somente para casos de extrema necessidade e apenas para acesso basico de email, textos, etc
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • soaresjoy
    soaresjoy Member Posts: 4 New User
    Opções
    MaClane disse:
    Geralmente ocorre esse erro com fones que não seja headset.
    Não é um problema no aparelho.
    A questão não é a placa de vídeo.
    Eu recomendo que adquira um headset adequado.

    Verifique nas opções avançadas do plano de energia as opções de acesso de energia na bateria.
    Mas o uso já esta errado de qualquer forma.
    O aparelho deveria estar o tempo todo conectado na tomada de energia.
    Bateria somente para casos de extrema necessidade e apenas para acesso basico de email, textos, etc
    Nem sempre tenho acesso a energia pois as vezes preciso mostrar meus projetos em locais que não há tomadas disponíveis e fico decepcionada que um notebook com configurações e desempenho desse não suporte um fone simples e ficar sem estar na tomada para apenas acessar o edge, e que ao tirar o fone isso aconteça e seja dado como funcionamento normal do aparelho. Pois na minha concepção, se eu não posso ao menos abrir os programas pra fazer algo simples sem ele estar na tomada, pra que ele tem bateria? 

    É uma pena pois meu notebook antigo nunca se desligou por esse motivo, apenas depois de alguns anos quando a bateria precisou ser trocada por não estar mais funcionando, mas nunca por exigir um uso de headset ou por haver incompatibilidade ao se retirar um fone e abrir o navegador ou qualquer outro programa. Já comprei esse notebook pois as configurações dele me proporcionariam um melhor desempenho na realização do meu trabalho, o que ele faz, mas esse detalhe me deixa chateada pois é algo simples que causa um grande transtorno :/

    Mas enfim, eu agradeço a resposta. 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    soaresjoy disse:
    MaClane disse:
    Geralmente ocorre esse erro com fones que não seja headset.
    Não é um problema no aparelho.
    A questão não é a placa de vídeo.
    Eu recomendo que adquira um headset adequado.

    Verifique nas opções avançadas do plano de energia as opções de acesso de energia na bateria.
    Mas o uso já esta errado de qualquer forma.
    O aparelho deveria estar o tempo todo conectado na tomada de energia.
    Bateria somente para casos de extrema necessidade e apenas para acesso basico de email, textos, etc
    Nem sempre tenho acesso a energia pois as vezes preciso mostrar meus projetos em locais que não há tomadas disponíveis e fico decepcionada que um notebook com configurações e desempenho desse não suporte um fone simples e ficar sem estar na tomada para apenas acessar o edge, e que ao tirar o fone isso aconteça e seja dado como funcionamento normal do aparelho. Pois na minha concepção, se eu não posso ao menos abrir os programas pra fazer algo simples sem ele estar na tomada, pra que ele tem bateria? 

    É uma pena pois meu notebook antigo nunca se desligou por esse motivo, apenas depois de alguns anos quando a bateria precisou ser trocada por não estar mais funcionando, mas nunca por exigir um uso de headset ou por haver incompatibilidade ao se retirar um fone e abrir o navegador ou qualquer outro programa. Já comprei esse notebook pois as configurações dele me proporcionariam um melhor desempenho na realização do meu trabalho, o que ele faz, mas esse detalhe me deixa chateada pois é algo simples que causa um grande transtorno :/

    Mas enfim, eu agradeço a resposta. 

    Utilizar na bateria para projetos apenas gera perda da vida útil da bateria bem como impede que o sistema atinja desempenho máximo e força o hardware desnecessariamente.

    Não é questão de ser um "simples fone" e sim de ser o padrão correto e adequado.

    Bateria foi desenvolvida para que o aparelho seja usado em necessidades básicas e não em desdenho.
    Não existem absolutamente nenhum notebook, seja de qual marca for, que atinge desempenho somente na bateria.

    Não há como comparar aparelhos antigos" que são de outro segmento e geração ultrapassada.

    Verifique seu plano de energia as opções por favor.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • soaresjoy
    soaresjoy Member Posts: 4 New User
    Opções
    MaClane disse:
    soaresjoy disse:
    MaClane disse:
    Geralmente ocorre esse erro com fones que não seja headset.
    Não é um problema no aparelho.
    A questão não é a placa de vídeo.
    Eu recomendo que adquira um headset adequado.

    Verifique nas opções avançadas do plano de energia as opções de acesso de energia na bateria.
    Mas o uso já esta errado de qualquer forma.
    O aparelho deveria estar o tempo todo conectado na tomada de energia.
    Bateria somente para casos de extrema necessidade e apenas para acesso basico de email, textos, etc
    Nem sempre tenho acesso a energia pois as vezes preciso mostrar meus projetos em locais que não há tomadas disponíveis e fico decepcionada que um notebook com configurações e desempenho desse não suporte um fone simples e ficar sem estar na tomada para apenas acessar o edge, e que ao tirar o fone isso aconteça e seja dado como funcionamento normal do aparelho. Pois na minha concepção, se eu não posso ao menos abrir os programas pra fazer algo simples sem ele estar na tomada, pra que ele tem bateria? 

    É uma pena pois meu notebook antigo nunca se desligou por esse motivo, apenas depois de alguns anos quando a bateria precisou ser trocada por não estar mais funcionando, mas nunca por exigir um uso de headset ou por haver incompatibilidade ao se retirar um fone e abrir o navegador ou qualquer outro programa. Já comprei esse notebook pois as configurações dele me proporcionariam um melhor desempenho na realização do meu trabalho, o que ele faz, mas esse detalhe me deixa chateada pois é algo simples que causa um grande transtorno :/

    Mas enfim, eu agradeço a resposta. 

    Utilizar na bateria para projetos apenas gera perda da vida útil da bateria bem como impede que o sistema atinja desempenho máximo e força o hardware desnecessariamente.

    Não é questão de ser um "simples fone" e sim de ser o padrão correto e adequado.

    Bateria foi desenvolvida para que o aparelho seja usado em necessidades básicas e não em desdenho.
    Não existem absolutamente nenhum notebook, seja de qual marca for, que atinge desempenho somente na bateria.

    Não há como comparar aparelhos antigos" que são de outro segmento e geração ultrapassada.

    Verifique seu plano de energia as opções por favor.
    Eu verifiquei as opções no plano de energia. Na tomada ele tem um desempenho melhor, o que é óbvio. Mas o que eu estou questionando aqui não é o desempenho máximo dele com ou sem a bateria, e sim, o simples fato dele se desligar ao retirar o fone, o que você diz que "não é um problema do aparelho", mas você mesmo diz que é um "erro por não usar um headset". Se é um "erro", então é um problema do aparelho, porque eu não acredito que o notebook saia de fábrica e alguém teste isso e considere como funcionamento normal o notebook se desligar por esse motivo. Se um fone simples não é pra ser usado e é exigido um headset, então o notebook deveria retornar uma mensagem de fone não suportado ou ao menos não reconhecer o fone quando ele é inserido, coisa que não acontece.
     
    Veja que o que eu estou falando aqui não é de utilização de programas ou o desempenho dele comparado a de notebooks antigos, e sim a simples utilização de um fone de ouvido. 

    E sim, eu estou ciente que utilizar o notebook na bateria gera redução da vida útil dela e que ele não atinge o desempenho máximo, o que não a minha preocupação aqui. Mas se não me fosse necessário ter que usar o notebook pra mostrar projetos sem ele estar na tomada (mesmo sabendo que isso reduz a vida útil da bateria, etc.), eu teria comprado um computador de mesa e não um notebook, já que a lógica do notebook é a mobilidade. E, só pra ficar claro, ele não se desliga ao usar os programas que citei quando está fora da tomada, ele funciona perfeitamente. O problema é apenas a retirada do fone. 

    Enfim, eu, como consumidora, considero isso um erro do aparelho, porque não tem lógica nenhuma essa relação do fone com o desligamento do notebook. Mas agradeço sua resposta. Tenha uma boa noite!
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Cada aparelho possui suporte adequado a tipos diferentes de hardware.
    Alguns modelos possuem conexão dupla separada para fone e microfone (geralmente aparelhos antigos)
    Aparelhos mais novos utilizam a conexão unificada (combo fone + microfone)

    "então o notebook deveria retornar uma mensagem de fone não suportado ou ao menos não reconhecer o fone quando ele é inserido"
    "Se" fosse o caso, seria uma questão no Windows e não no aprelho em si.
    E o Windows é desenvolvido pela Microsoft e não pela Acer.

    Sua menção é que apenas desliga em certos programas.
    Quais seriam todos eles exatamente?
    Mudou os planos de energia e testou?
    Verificou as opções avançadas como orientei?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Guilan88
    Guilan88 Member Posts: 1 New User
    Opções
    Também tenho um ACER A515 e ele também desligou sozinho depois que eu retirei o fone de ouvido. A primeira vez pensei que tivesse apertado o botão desligar, mas na segunda tive certeza que foi quando despluguei o fone. O meu fone é original da Sony e desde que eu comprei o computador nunca tive problema. Alguém conseguiu alguma solução? Porque no meu caso o computador não estava com programas pesados abertos, uso normal.
  • alencararendt
    alencararendt Member Posts: 1 New User
    Opções
    MaClane disse:
    Cada aparelho possui suporte adequado a tipos diferentes de hardware.
    Alguns modelos possuem conexão dupla separada para fone e microfone (geralmente aparelhos antigos)
    Aparelhos mais novos utilizam a conexão unificada (combo fone + microfone)

    "então o notebook deveria retornar uma mensagem de fone não suportado ou ao menos não reconhecer o fone quando ele é inserido"
    "Se" fosse o caso, seria uma questão no Windows e não no aprelho em si.
    E o Windows é desenvolvido pela Microsoft e não pela Acer.

    Sua menção é que apenas desliga em certos programas.
    Quais seriam todos eles exatamente?
    Mudou os planos de energia e testou?
    Verificou as opções avançadas como orientei?
    O meu notebook é do mesmo modelo e também está desligando depois que tiro o cabo do headphone. Mesmo ele estando na energia, ele também desliga se eu tiro o cabo do headphone. Isso usando só o google chrome. Na verdade, eu posso estar usando qualquer programa ou só a internet, e mesmo assim ele desliga.