Olá, pessoal. Eu adquiri há dois dias um Nitro AN515-54 (i5, 8GB RAM, gtx 1650) e não estou conseguindo usar o computador no modo área de trabalho estendida usando meu monitor externo.
Aparecem stutters frequentes no mouse, lags de vídeo e até pequenos travamentos com bastante frequência. O SO é o Windows 10 (build 1909). Até onde pude apurar procurando em outros fórums, o problema é um conflito entre a GPU onboard da Intel (que cuida da tela nativa do notebook) e a GTX 1650 (que fica responsável pelo monitor ligado na saída HDMI).
Algumas soluções precárias e temporárias que encontrei na net foram: 1) reiniciar o Windows Explorer no task manager (o stutter pára por alguns minutos e volta). 2) No gerenciador de dispositivos, desativar e reativar a Intel UHD graphics 630 (mesmo caso, resolve por alguns minutos e o problema volta). Descobri que em fóruns internacionais muita gente tem esse mesmo problema em notebooks com placa de vídeo integrada + dedicada, normalmente os que usam o sistema "optimus" da NVidia.
O monitor é um c66 da concórdia, 60HZ e definição idêntica ao da tela nativa do Notebook.
Minha pergunta é: alguém aqui já enfrentou o problema e conhece alguma solução permanente? Seria possível, por exemplo, desabilitar em definitivo o vídeo onboard da intel e deixar a GTX responsável pelas duas telas?
Eu usava o mesmo monitor como área de trabalho estendida em um Lenovo Ideapad 330S sem placa de vídeo dedicada e funcionava perfeitamente para o meu trabalho.
Obrigado.