Nitro 5 com queda de FPS frequente em jogos consideravelmente leves

LuanZENNO
LuanZENNO Member Posts: 15 Troubleshooter
Saudações galera.
3 semanas atrás, comprei um Nitro 5, modelo AN515-52-75GW, ele vem com as seguintes características:
 * Core i7-8750H 2.20GHz ~ 4.1GHz
 * 16GB de RAM
 * GTX Nvidia Geforce 1050ti 4GB
 * SSD 128GB e HD 1T
 * Windows 10 Pro
                                                  (Eu jogo em 60 FPS porque meu PAINEL é 60Hz)

Quando eu vou jogar Free Fire (consideravelmente leve, levando em consideração a máquina que tenho), o FPS cai bastante (pra 15-20), mesmo sem nenhum inimigo por perto.
Já segui todas as instruções de melhoria que as pessoas deram para o Nitro 5 e para o Bluestacks (emulador que uso para emular o Free Fire).

1. Todos os drivers estão atualizados
2. Sim, sempre jogo na conectado na tomada e todas as configurações de opções de energia estão em alto desempenho. 
3. A placa de vídeo está configurada para desempenho e todas as sub categorias estão configuradas para alto desempenho também (de acordo com o que eu entendi).
4. VT-X e VT-D estão ativados. (Também testei com a VT-D desativada e continua a mesma coisa, em fato não sei pra que serve a VT-D, mas a VT-X precisa estar ativa para jogar).
5. Outros Hyper-V e quaisquer programas que possam estar utilizando a virtualização (como virtualbox, avast etc) estão desabilitados e a queda de FPS continua.
6. Executei 3 instalações limpas para ver se resolvia e não resolveu, FPS continua caindo frequentemente, não há como adaptar às quedas.
7. Também vamos levar em consideração que um desktop com Core i3 de quarta geração e um notebook i5 de segunda geração e 8GB RAM, GTX 660 roda o Bluestacks com desempenho melhor que o que eu estou tendo.
8. O Bluestacks está configurado para usar 4 núcleos e 4096mb de memória RAM, e também utilizar o OpenGL com gráficos da placa dedicada.
9.a. No gerenciador de Tarefas eu posso ver que o Bluestacks está usando apenas 100mb de memoria RAM e a memoria total utilizada por todos os programas Windows está em 40%.
   b. O uso total do processador por todos os programas fica entre 20 e 35%.
   c. O uso total da GPU por todos os programas fica em 20%.
   d. Não, não jogo com outros programas abertos, me refiro aqueles que são do próprio Windows e não há como fechar. 
   e. CPU não passa de 75ºC (normalmente fica entre 60~68ºC) e a GPU não passa de 55ºC (se mantém na casa dos 50ºC).

SOLUÇÃO SEMI PARCIAL QUE ENCONTREI APÓS 3 SEMANAS PROCURANDO: Apagar o driver mais recente da nVIDIA e instalar uma versão mais antiga do próprio website da Acer, fiz isso e resolveu meu problema em 50%, o FPS não cai mais a todo instante como antes, porém se tem mais de 2 inimigos por perto (ou se estou jogando com meu time por perto), o FPS cai a cada 2 minutos. Quando chega aquele momento que eu realmente preciso do jogo limpo e liso, acontece uma travada monstra, que acarreta em minha morte.  

Se alguém conseguir uma solução, agradeço muito! Eu praticamente já não tenho mais esperanças com esse produto da Acer, além disso, me culpo, uma vez que me avisaram que o desempenho do Nitro 5 não era agradável, porém imaginei que eram as versões com Core i5 e 8GB RAM tentando rodar jogos pesados, nunca imaginei isso de um Core i7 8750H e 16GB RAM com jogos leves.

Melhor resposta

• LuanZENNO
    Responder ✓
    Cara, passei a tarde toda tentando as últimas dicas que deixou, não funcionou. Obrigado pela ajuda ainda assim. 

Acredito que a solução mais viável para mim será devolver o Nitro 5 e comprar com outra marca. Independentemente se o problema for com o Bluestacks e não com o Nitro 5, preciso de um notebook em que o Bluestacks funcione, afinal esse foi o único motivo que me levou a comprar um notebook novo. 

Obrigado. 

Respostas

• Você está deixando a bateria carregar até 100%? Desinstalou algum antivírus que tenha instalado e que possa interferir no desempenho? Você já verificou essa configuração?

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • LuanZENNO
    Eu nunca tiro da tomada, está sempre 100%, único antivírus que tenho é o Avast. Eu já testei jogar tanto com o agendamento de GPU acelerado por Hardware ligado quanto desligado, trava da mesma forma :( 
    Contudo, agora que estou usando um Driver mais antigo da Nvidia, essa opção não aparece mais para ativar ou desativar. Só que o driver novo da Nvidia faz travar muito o jogo. 
  • Eu sugiro que você desinstale o AVAST e também desative o windows defender. Você já verificou esse opção?

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • LuanZENNO
    Sim, eu mencionei que eu já testei jogar tanto com o agendamento de GPU acelerado por Hardware ligado quanto desligado, trava da mesma forma. E agora que estou usando o driver antigo de vídeo, não aparece essa opção mais (e também trava menos) mas ainda trava. Eu já testei sem Avast e com o Windows Defender desabilitado. Eu só comecei a usar o Avast porque ele substitui o Windows Defender e eu consigo desativar por completo. 
  • O mesmo problema ocorre ao conectar um monitor externo na porta hdmi? Eu pergunto isso, por que dessa forma, a placa de vídeo nvidia será realmente utilizada!

egydiocoelho Trailblazer

• LuanZENNO
    Eu não tenho um monitor externo para utilizar, não tenho tanto espaço, por esse motivo o Nitro 5. Só que deixei a placa de vídeo da Nvidia como preferida na seleção, e como mencionei, ela está sendo utilizada (cerca de 20ºC), além disso, a placa de vídeo mostra quais aplicativos estão sendo utilizados pela GPU.
    (MSI APP Player e o Bluestacks.exe são o mesmo programa, só que uso a versão da MSi que é para PCS fracos, irônico porque pelas configurações eu deveria jogar no mais pesado e sem problema algum). 

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia LuanZENNO !

A primeira questão é a utilização de emuladores, como BlueStacks.
    Emuladores criam camadas de acesso virtual entre o hardware e o software.
    Dessa forma, o acesso irá depender não apenas do conjunto de hardware, mas do suporte das instruções embargadas e dos scripsts.
    Então seu problema não p aparelho e sim o emulador.
    Não é uma comparação válida entre outros aparelhos visto que cada conjunto de hardware possui determinadas tecnologias que podem ou não interferir nas funcionalidades de emuladores.
    Ou seja, seu "problema" não no "produto Acer" e sim na falta de entendimento dessas questões.

"me culpo, uma vez que me avisaram que o desempenho do Nitro 5 não era agradável"
    Quem "avisou" realmente não tem conhecimento adequado para tal.
    Possuo um Nitro 5 com configuração menor que o seu e rodo todos os títulos atuais, entre High e Full sem nenhum tipo de perda de desempenho.

Então a questão não o "jogo leve" e sim o acesso das camadas do emulador.

O emulador está instalado na unidade de SSD?
    Esta utilizando conexão via wireless?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• LuanZENNO
    editado julho 2020
    Então, quem me avisou jogava em um Predator e por conta disso mencionou que o desempenho do Nitro 5 não era agradável. "Não é uma comparação válida entre outros aparelhos". Mas cara, roda em um i3, não há como não comparar. 
    Sim, o Bluestacks está instalado no SSD, já experimentei jogar com ele no HD também, não teve diferença no desempenho. 
    Eu jogava em um Notebook que era um i5 8 geração, 8GB RAM e GTX 1050 3GB, não tinha SSD. Rodava tranquilo o Bluestacks e antes disso também já joguei em um Notebook que era i5 5 geração e não tinha placa de vídeo e o desempenho era melhor que o atual proporcionado pelo Nitro 5. :anguished: 

Jogo no cabo de rede. 
    Nunca tive problemas com o mesmo Emulador em notebooks mais fracos. 

Editei para mencionar que: Já testei várias versões do Bluestacks para saber se era problema com a versão e outros emuladores também como smartgaga e memuplay (que são mais leves ainda que o bluestacks). O desempenho foi o mesmo para todos: queda de FPS quando há inimigos por perto. 
  • Experimente desinstalar o driver nvidia com o programa ddu na inicialização segura e depois instale o driver mais recente e poste o resultado.

egydiocoelho Trailblazer

• LuanZENNO
    Eu já fiz isso, o driver recente da Nvidia trava muito. Mencionei que executei 3 instalações limpas do Windows, limpando e removendo completamente tudo do Notebook e tive que baixar novamente os drivers, incluindo o da Nvidia. :( 
  • MaClane
    LuanZENNO disse:
    Então, quem me avisou jogava em um Predator e por conta disso mencionou que o desempenho do Nitro 5 não era agradável. "Não é uma comparação válida entre outros aparelhos". Mas cara, roda em um i3, não há como não comparar. 
    Sim, o Bluestacks está instalado no SSD, já experimentei jogar com ele no HD também, não teve diferença no desempenho. 
    Eu jogava em um Notebook que era um i5 8 geração, 8GB RAM e GTX 1050 3GB, não tinha SSD. Rodava tranquilo o Bluestacks e antes disso também já joguei em um Notebook que era i5 5 geração e não tinha placa de vídeo e o desempenho era melhor que o atual proporcionado pelo Nitro 5. :anguished: 

Jogo no cabo de rede. 
    Nunca tive problemas com o mesmo Emulador em notebooks mais fracos. 

Editei para mencionar que: Já testei várias versões do Bluestacks para saber se era problema com a versão e outros emuladores também como smartgaga e memuplay (que são mais leves ainda que o bluestacks). O desempenho foi o mesmo para todos: queda de FPS quando há inimigos por perto. 

"Mas cara, roda em um i3, não há como não comparar. "
    A questão não é ser um i3 ou i9 e sim as bases de instruções embargadas.
    Emuladores requerem que as instruções dos processadores tenham suporte nas versões.
    Então determinados emuladores trabalham melhor em determinados processadores e series.

Essa é uma base básica de configuração e otimização para o sistema:

Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema e todos os serviços que não sejam Microsoft.
    Desinstale qualquer antivírus.
    Realize uma limpeza de temporários do sistema e do disco como Administrador.
    Atualize a release do Windows para no máximo 1909.

Verifique todas essas questões também:

1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- sete o desempenho mínimo e máximo do processador em 100% em ambos modos (tanto na bateria quanto conectado na tomada de energia)
    4- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
    5- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    6- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (Nvidia) para ser a principal
    7- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
    8- o batterybooster deve estar desativado
    9- desative o FPS limit
    10- sete a Intel HD Graphics para desempenho máximo
    11- desinstale todas as aplicações X-Box da Microsoft
    12- desative o gravador DVR
    13- habilite a opção maxframerate no painel de controle nvidia
    14- desative as opções do shadow play no geforce experience
    15- todos os jogos devem estar instalados na mesma unidade de disco e partição que o sistema operacional

Depois reinicie e faça um teste.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• LuanZENNO
    Responder ✓
    Cara, passei a tarde toda tentando as últimas dicas que deixou, não funcionou. Obrigado pela ajuda ainda assim. 

Acredito que a solução mais viável para mim será devolver o Nitro 5 e comprar com outra marca. Independentemente se o problema for com o Bluestacks e não com o Nitro 5, preciso de um notebook em que o Bluestacks funcione, afinal esse foi o único motivo que me levou a comprar um notebook novo. 

Obrigado. 
  • MaClane
    LuanZENNO disse:

Obrigado. 

A questão não é a "marca".
    Conheço diversos aparelhos que tem incompatibilidade com emuladores, de qualquer marca que seja.
    Então pode simplesmente adquirir outra "marca" e não funcionar.

https://support.bluestacks.com/hc/pt-br/articles/360041995571-BlueStacks-4-205-e-superior-Configurações-do-jogo-em-Free-Fire

https://www.youtube.com/watch?v=26zkbgUsWfA

https://www.youtube.com/watch?v=1FBVYX-nwrw

https://www.youtube.com/watch?v=u6DgQ4cbruk

https://support.bluestacks.com/hc/pt-br/articles/360036040491-Configurações-de-jogo-para-Free-Fire-on-BlueStacks-4-150

https://support.bluestacks.com/hc/pt-br/articles/360042001291-Free-Fire-no-BlueStacks-4-205-e-superior-

https://support.bluestacks.com/hc/pt-br/articles/360022677392-Dicas-para-acelerar-o-BlueStacks

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/01/como-aumentar-memoria-disponivel-no-seu-pc-para-rodar-o-bluestacks.html

Sincerely, J. MaClane ™

• airtonrsantos
    airtonrsantos Member Posts: 2 New User
    editado agosto 2021
    Tive o mesmo problema, consegui resolver desinstalando o battery saver avast, vou entrar em contato com eles para ver uma solução, a performance caia no resident evil 2 remake na memória gráfica de 3,89 para 0,13 o mouse se arrastava, terrível, qdo desinstalado a memória gráfica atingia 3,89 novamente. Acer nitro 5 placa gtx1650 nvme 512 gb e 32 memória ram dual channel.
  • _alnmg
    _alnmg Member Posts: 10

Tinkerer

LuanZENNO disse:
    Eu nunca tiro da tomada, está sempre 100%, único antivírus que tenho é o Avast. Eu já testei jogar tanto com o agendamento de GPU acelerado por Hardware ligado quanto desligado, trava da mesma forma :( 
    Contudo, agora que estou usando um Driver mais antigo da Nvidia, essa opção não aparece mais para ativar ou desativar. Só que o driver novo da Nvidia faz travar muito o jogo. 
    amigo tira esse avast ai esse troco nao pega virus nenhum... um antivirus levissimo e extremamente bom que recomendo é o malware bytes :)

• airtonrsantos
    airtonrsantos Member Posts: 2 New User
    Resolveu também a performance da memória da gráfica (MG) quando eu jogo com o notebook na tomada, o battery saver fica com a opção desligada e a MG vai de 0,13 para 3,89.