ASPIRE 5 A515 52G 577T Disco em 100% e memoria a 70% sem nada a aberto

GuilhermeMarconi
GuilhermeMarconi Member Posts: 1 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2020

Comprei o notebook acer aspire 5 a515 52g 577t. Suas configurações são: 

processador i5 8265U 1.6GHZ com turbo boost
placa de vídeo NVIDIA GeForce MX 130 2 GB VRAM
Memoria 8GB DDR4
1000GB HDD

O notebook não fez um ano de compra e começou a apresentar problemas. Em certos momentos de uso o notebook começa a travar e ficar tudo muito lento, tornando seu uso impossível, ao conferir o gerenciador de tarefas o Disco se apresenta a 100% de uso e a memoria a entre 40% e 70% tudo isso sem sequer um aplicativo aberto. Então entrei em contato com a central técnica, visto que o notebook está na garantia(NUMERO DE PROTOCOLO: xxxxxxxx). Eles me recomendaram 2 passos antes de enviar o notebook à central em Barueri para revisão. 

O primeiro passo consistia em reiniciar o sistema, o processo ocorreu bem, porém o problema persistiu. Retornando ao suporte foi recomendando, então, que eu instalasse um windows por um pendrive meio que "formatando" o computador do zero, e mesmo assim o problema persistiu. Mais uma vez liguei para a central de suporte e a conclusão foi de que eu deveria enviar o produto para revisão, gerando a ordem de serviço xxxxxxxx. Após quase um mês de espera o notebook volta, e assim que eu ligo o problema persiste. 

No laudo que me foi passado constava que o problema era o sistema que estava corrompido (ao meu ver se esse fosse o problema "formatar" teria resolvido). Frustado com o problema procurei o conselho de um amigo, o qual me disse que o problema consistia no windows 10. O HD não "conseguia acompanhar a velocidade do windows 10" causando assim todo esse problema. Para resolver o problema por enquanto, já que necessisto do notebook com urgência, por questões pessoais, fui obrigado a aderir o sistema linux e é daqui que escrevo.

Esse mesmo amigo disse que outras possível solução seria investir em um sdd, que ele daria conta. Mas como faz menos de um ano de compra eu não gostaria de investir denovo no notebook, ainda mais agora que, com a alta do dólar, o preço do sdd subiu lá em cima. Então gostaria de perguntar se alguém sabe de algo que eu possa fazer para resolver esse problema ou se eu só poderei usar o windows denovo caso compre um ssd.

Acho que em breve tornarei a entrar em contato com o suporte, mas sinceramente, não acho que eles farão muita coisa.

Caso saiba de alguma coisa ou também, ache que meu amigo se equivocou por favor me ajude :/

[Comentário editado para excluir trechos de conversa privada ou informação pessoal]

Respostas

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,327 Trailblazer
    editado julho 2020
    O windows funciona tanto em um disco rígido quanto em um ssd. O erro do disco em 100% também pode ocorrer em ssds. Então, vamos lá:
    a) em 99% dos casos, a culpa é realmente do windows. Dificilmente será um problema no disco rígido. Por via das dúvidas, baixe o crystaldiskinfo para verificarmos a a saúde do disco. Se estiver tudo em ok e sem falhas em algum setor, está descartado um problema no hdd:
    b) para tentar resolver o problema, faça uma limpeza de disco como administrador:
    Windows 10 Como apagar o Windows antigo e economizar espao em
    b.1) pressione windows+r, digite msconfig, vá em serviços, ocultar serviços da microsoft e desative todos. Depois reinicie o windows;
    b.2) desinstale todos os antivírus que possuir;
    c) verifique esse vídeo:
    https://youtu.be/qWESrvP_uU8
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite GuilhermeMarconi !

Por favor, não compartilhe no fórum contatos pessoais nem números de OS.

Realize os seguintes procedimentos:

Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema e todos os serviços que não sejam Microsoft.
    Desinstale qualquer antivírus.
    Realize uma limpeza de temporários do sistema e do disco como Administrador.
    Atualize a release do Windows para no máximo 1909.

Verifique todas essas questões também:

1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- sete o desempenho mínimo e máximo do processador em 100% em ambos modos (tanto na bateria quanto conectado na tomada de energia)
    4- carregue a bateria a 100% antes de uma tarefa de alto desempenho
    5- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    6- as aplicações de alto desempenho e jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (Nvidia) para ser a principal
    7- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
    8- o batterybooster deve estar desativado
    9- sete a Intel HD Graphics para desempenho máximo
    10- desinstale todas as aplicações X-Box da Microsoft
    11- desative o gravador DVR
    12- desative as opções do shadow play no geforce experience
    15- todas as aplicações devem estar instalados na mesma unidade de disco e partição que o sistema operacional

Depois reinicie e faça um teste.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• WillDoNitro5
    WillDoNitro5 Member Posts: 344 Seasoned Practitioner WiFi Icon
    No mei caso, este mesmo erro foi corrigido em uma atualização do windows (CPU: 20-50% MEM: 30-45% DISC: 1-17%) Tente atualizar todos os drivers tanto no Windows update quanto no atualizador da Intel e retorne com o resultado. 
    Estarei sempre disposto a ajudar no que for possível e compartilhar conhecimentos que adquiri por aqui.
    Sempre utilize o fórum para qualquer tipos de dúvidas, e mantenha moderação e respeito com todos!😉

===============================================