AN515-52: Problema com SSD NVME 970 Evo Plus no Acer Nitro 5
Meu AN515-52-52BW chegou a pouco tempo! Junto com ele, pedi uma DDR4 16GB 2400MHz e um NVME 970 Evo Plus 500GB.
*Não irei utilizar o HD do notebook, deixarei guardado.
*Configurações da BIOS: Padrão! Unica coisa que está alterada é o F12 Boot Menu.
___
A questão é que, mesmo tendo instalado o Windows no NVME e (aparentemente) estar tudo funcionando corretamente , o Samsung Magician me retorna:
"The device is connected to the driver that Magician not support. Recomendation: Use Microsoft or Samsung NVMe Driver."
E no momento que tento instalar o Samsung NVMe Driver, eu recebo o erro :
''O dispositivo Samsung NVM Express não está ligado. Ligue o dispositivo e tente novamente.''
***Isso é prejudicial? Devo reinstalar o Windows? Instalar outro driver?
___
O SSD alcança níveis de temperaturas surreais muito rápido : 65ºC na inicialização do Windows, por exemplo.
Tenho um SSD SATA.
***É recomendável usar o Windows no SSD SATA e deixar o NVME para programas/jogos, ou o contrário, pra tentar ''diminuir'' a temperatura do NVMe em jogos?
[Título editado para adicionar o nome do produto]
Respostas
-
Não tenho experiência com NVME, então foi muito dificil fazer a instalação do Windows nele, tive que procurar por horas no google, muitos locais falando em CSM, Legacy, UEFI, SATA mode, entre várias outras configurações e mudanças na BIOS.
Por sorte, alguns tutoriais em inglês me salvaram, e vou mencionar a solução para os problemas que tive para contribuir com o fórum!
Problema 1) O pen drive bootavel não aparecia no Nitro 5. [Solucionado]
1) O pen drive só vai ser detectável se ele for configurado usando o Rufus, sendo formatado como GPT e FAT32.
2) Além disso, na BIOS, restaurei para o padrão (para desfazer as modificações que foram sugeridas por terceiros! [Você tem que evitar de mexer na BIOS!]).
3) Na BIOS, ativei APENAS a opção "F12 Boot Menu", salvei e saí da BIOS.
4) Acessei o boot do pendrive apertando F12 na tela de inicialização.
OBS: Existem relatos que o pen drive precisa estar no USB 3.1, se não ele não será identificado. (USB 3.1 = são pintadas em ''azul''. No meu caso, foi a porta localizada do lado esquerdo).
Problema 2) O Evo Plus 970 não aparecia no Windows Installer. [Solucionado]
O Evo Plus 970 era identificado na BIOS, mas no Windows Installer não, nem mesmo usando o diskpart no windows installer, não aparecia nada.
Consegui corrigir esse problema usando uma imagem .iso do Windows mais recente, a que eu estava usando era de 2017.
Também tinha feito um procedimento adicional antes que PODE ter influenciado:
1) Usando o HD que já veio no notebook e estando ele e o NVME conectados,
2) Inicializei o Windows do HD,
3) Abri o "Criar e formatar partições do disco rígido",
4) Configurei/inicializei o SSD Evo Plus 970 como tabela GPT e criei um volume simples,
5) Desliguei e entrei no boot do pen drive assim como mencionei no "problema 1" e procedi com a instalação normalmente.
2 -
lucasp disse:______________________
EXTRA
Não tenho experiência com NVME, então foi muito dificil fazer a instalação do Windows nele, tive que procurar por horas no google, muitos locais falando em CSM, Legacy, UEFI, SATA mode, entre várias outras configurações e mudanças na BIOS.
Por sorte, alguns tutoriais em inglês me salvaram, e vou mencionar a solução para os problemas que tive para contribuir com o fórum!
1) O pen drive só vai ser detectável se ele for configurado usando o Rufus, sendo formatado como GPT e FAT32.
2) Além disso, na BIOS, restaurei para o padrão (para desfazer as modificações que foram sugeridas por terceiros! [Você tem que evitar de mexer na BIOS!]).
OBS: Existem relatos que o pen drive precisa estar no USB 3.1, se não ele não será identificado. (USB 3.1 = são pintadas em ''azul''. No meu caso, foi a porta localizada do lado esquerdo).
O Evo Plus 970 era identificado na BIOS, mas no Windows Installer não, nem mesmo usando o diskpart no windows installer, não aparecia nada.
Consegui corrigir esse problema usando uma imagem .iso do Windows mais recente, a que eu estava usando era de 2017.
4) Configurei/inicializei o SSD Evo Plus 970 como tabela GPT e criei um volume simples,
5) Desliguei e entrei no boot do pen drive assim como mencionei no "problema 1" e procedi com a instalação normalmente.0 -
lucasp disse:______________________
EXTRA
5) Desliguei e entrei no boot do pen drive assim como mencionei no "problema 1" e procedi com a instalação normalmente.
Se tiver ideia do que posso fazer pra resolver esse problema, serei muito grato!
Tenho o Acer Nitro AN515-52-52BW a 1 ano, adquiri o SSD Samsung 970 EVO PLUS de 500GB. Porém, mesmo tendo instalado o Windows no NVMe, seguindo o passo a passo descrito, o problema ainda persiste.
O Samsung Magician ainda mostra, na área de informação, que o SSD Samsung está ligado a um controlador que não é suportado pelo Magician. E recomenda utilizar o controlador NVMe Samsung ou Microsoft.
O controlador é descrito como -> DRIVER: Intel Corporation 16.8.3.1003 -> Acredito que seja o Intel Rapid Storage Technology. Já tentei desinstalar ele, formatar de novo o SSD e instalar primeiro o Drive NVMe, mas o problema persiste.
0 -
@Elgacha
Odeio ser pessimista, mas indicaria você a desistir e deixar como está..
Nunca consegui fazer o Magician funcionar, independente de qual configuração ou driver eu colocasse...
E o computador funciona normalmente sem o magician, então indicaria a deixar assim mesmo!
0 -
@lucasp O problema é que o samsung magician não reconhece o ssd, quando o sata mode está configurado para rst with optane. É necessário alterar o sata mode para ahci no bios.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
egydiocoelho disse:@lucasp O problema é que o samsung magician não reconhece o ssd, quando o sata mode está configurado para rst with optane. É necessário alterar o sata mode para ahci no bios.0
-
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
lucasp disse:Não entendo perfeitamente sobre essas configurações, mas pelo que pesquisei na época, independentemente de qual você coloque: RST with Optane, ou AHCI, isso impactará apenas nas conexões SATA. Como o (meu) SSD é um NVME, ele usa uma conexão PCI e não Sata, não trazendo nenhuma alteração de performance.
Segue abaixo:
O samsung magician somente irá reconhecer o ssd, quando você alterar o sata mode para ahci no bios. Faça exatamente isso:a) pressione windows+r, digite msconfig, vá em inicialização do sistema, ative a inicialização segura e reinicie o windows. O windows irá iniciar no modo de segurança.b) depois, reinicie o windows novamente, pressione f2 antes do logo da acer para acessar o bios, vá na guia main, pressione ctrl+s e altere o sata mode para ahci. Pressione f10 para salvar e sair. Depois, o windows irá instalar o driver correto no modo de segurança, sem que ocorra a tela azul da morte.
Após isso eu consegui finalmente instalar o drive NVMe, e o SSD foi reconhecido.
Em seguida ativei o Samsung Magician e ele também foi reconhecido!
1 -
Vim relatar que tive esse problema e também não consegui instalar o driver da samsung, mas consegui resolver nos seguintes passos, na minha bios também já estava como AHCI
0 - Antes de iniciar o procedimento, se assegure que a mensagem de erro é “The device is connected to the driver that Magician not support" ou a sua versão em português da mensagem, não me responsabilizo por eventuais falhas devido a mal configuração de seus drivers
1 - Vá em “Gerenciador de Dispositivos” > “Controladores de Armazenamento”Como eu tenho 2 SSDs + 1 HDD, no meu caso apareceu 3 dispositivos.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
2 - Indentifique qual dispositivo é o seu SSD da Samsung.
2.1 - Clique em um dos suspeitos e vá em “Propriedades” > "Detalhes"
2.2 - Em Propriedades mude de “Descrição do Dispositivo” para “Filhos”No caso é o “Controlador Padrão NVM Express” porque já arrumei o problema.
Antes estava reconhecendo como “Pishon NVMe 1.2 Storport Miniport”..
Você pode indentificar se esse dispostivo é o seu SSD Samsung em Valor, conforme o mostrado na imagem.
.
.
.
.
.
.
.
3 - Agora feche essa janela e clique com botão direito no dispositivo que representa o seu SSD.
3.1 - Clique na opção “Atualizar Driver”3.2 - Essa janela irá aparecer.
Clique em “Procurar Drivers no meu Computador”
3.3 - Clique em “Permitir que eu escolha em uma lista de drivers disponíveis em meu computador”
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
4 - Selecione o driver da Samsung (de preferência) ou o da Microsoft (Controlador padrão)
No meu caso, eu não tenho o driver da samsung porque tive o mesmo erro ao instalar.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
..
5 - Clique em “Avançar”
Feito isso, reínicie o seu computador.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
E voalá, gerenciador da Samsung de volta a vida.
1 -
Nossa, que triste, tinha feito toda uma formatação bonitinha, na hora que postei quebrou tudo.
triste esse timeout pra editar o comentario ser tão curto
1 -
@marcussacana O site está sendo reformulado. É possível que a formatação não estava correta.
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0