Thermal Throttling no notebook ACER Nitro 5 AN515-51-78D6.

BoneToledo
BoneToledo Member Posts: 6 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Boa tarde, comprei um notebook deste modelo apresentado no tópico em setembro do ano passado, desde sempre apresentou quedas em fps devido elevadas temperaturas (Já chegou a 96° C), porém, com o tempo passando, começou a piorar e agora está meio que insuportável... Já fiz os procedimentos lidos nos tópicos. Realizei um undervolt de -0,155V e consegui baixar um pouco a temperatura de uso da CPU, mas ainda assim causa Throttling (Chega a uns 90°C).
Além disso, tenho uma outra dúvida:
O notebook quando não ligado à bateria, pelo aplicativo XTU da intel, indica Thermal trhotiling constante... Gostaria de saber se isso é normal?
Usando a bateria em desempenho máximo e com undervolt de -0,155V o notebook reduz a temperatura, porém, ainda causa Throttling com o passar do tempo nos jogos.
Assisti alguns vídeo no youtube e visitei outros fóruns. Grande parte aconselha a troca da pasta térmica por uma de qualidade excelente. Gostaria também de saber se solicitasse isso à garantia (que vence em setembro) eles trocaria para mim, para eu não perdê-la até lá.

Respostas

• Eles irão trocar para a pasta que é instalada de fábrica. Agora, você já experimentou apenas limpar superficialmente os fans e elevar em 15ºc. Sobre o throttling, o processador fica em 90ºc em qualquer situação? Aliás, a temperatura diminui quando você coloca o processador em 99% nas opções de energia?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • BoneToledo
    Então, sem o undervolt, ele chega a esta temperatura jogando, o que causa os Throttling.

Com o undervolt de -0,155V a máquina atingiu 85°C com mais ou menos 10 min de jogo, ocasionando o Throttling também... Logo, estabiliza e fica nesta ciclagem... Ora causa as quedas de fps, ora estabiliza. Outra coisa, estou ativando o Vsync para ficar travado em 60 fps,  já que se eu desativar, o jogo fica totalmente instável em frames. 

Em 99% Já realizei este teste e não resolve.
  • BoneToledo
    Não experimentei limpar ainda... Como faria isso? Em que área você está falando?
    Além disso, não entendi Esse lance de aumentar a temperatura em 15°C...
    Desde já, agradeço a resposta!
  • BoneToledo
    Só para aumentar a informação! O jogo é o Dota 2! 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite BoneToledo !

Então começando pelo básico, como realizou undervolt, já violou sua garantia.
    Então sugiro que adquira uma boa pasta térmica e solicite a uma loja de sua confiança que realize o repaste.

Utiliza base resfriado com cooler e kit de mouse + teclado?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Eu não fui claro. Eu estava me referindo em elevar a parte de baixo do notebook em 15º, para que o ar circule melhor. Sobre a outra pergunta, eu me refiro a limpeza dos fans:
    https://www.youtube.com/watch?v=Ph2ibK79zd8
    https://www.youtube.com/watch?v=aPUCYUiGWZQ&t=28s
    Mas é importante destacar que isso viola a garantia do hardware. Portanto, eu acho que seria melhor entrar em contato com o suporte técnico e perguntar se eles fariam o repaste.
    Agora, alguns usuários estão relatando que a microsoft bloqueou turbo em alguns núcleos, para tentar corrigir algum problema de segurança, veja: https://community.acer.com/en/discussion/comment/837511/#Comment_837511
    Isso pode gerar superaquecimento. Se possível, tente retornar o windows para a versão de fábrica.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • BoneToledo
    Realizei o Undervolt através do XTU da intel. Mas realizei o undervolt, porém, não o configurei para permanecer assim. Como isso me faria perder a garantia?
    Uso sim... Base gamer warrior master cooler da multilaser, além do kit gamer.
    Quanto a retornar o windows para versão de fábrica, já o fiz também e não resolveu.
    Acredito que já tenha feito todos procedimentos indicado por vocês... Já visitei todos os fóruns possíveis.
    Verei este post de bloquear o turbo que você mandou Egydio.
  • MaClane
    BoneToledo disse:
    Realizei o Undervolt através do XTU da intel. Mas realizei o undervolt, porém, não o configurei para permanecer assim. Como isso me faria perder a garantia?
    Uso sim... Base gamer warrior master cooler da multilaser, além do kit gamer.
    Quanto a retornar o windows para versão de fábrica, já o fiz também e não resolveu.
    Acredito que já tenha feito todos procedimentos indicado por vocês... Já visitei todos os fóruns possíveis.
    Verei este post de bloquear o turbo que você mandou Egydio.

O procedimento de undervolt viola a garantia de equipamentos no Brasil.
    A questão não é se configurou pra permanecer mas sim que alterou voltagens padrões através de aplicações de terceiros.
    Nesse caso, deveria ter se informado antes de realizar.

Então pode tentar realizar o procedimento criado pelo Red-Sand
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• BoneToledo
    Tentei realizar, mas não deu muito certo também... Melhorou, porém, ainda da umas quedas de fps... O último recurso será trocar a pasta térmica. Obrigado pela ajuda e deixo um conselho...
    Nunca comprem notebook para jogos!
    Abraços!
  • Na verdade, eu aconselho sim a comprar um notebook gamer. Problemas de aquecimento não acontece somente em notebooks. Acontece também em desktops. Agora esse problema de aquecimento que você está enfrentando, pode ser culpa também das últimas atualizações do windows também. Você tem como reinstalar o windows, pressionando alt+f10 antes do logo da acer?

egydiocoelho Trailblazer

• MaClane
    BoneToledo disse:
    Tentei realizar, mas não deu muito certo também... Melhorou, porém, ainda da umas quedas de fps... O último recurso será trocar a pasta térmica. Obrigado pela ajuda e deixo um conselho...
    Nunca comprem notebook para jogos!
    Abraços!

A questão não é o aparelhos er gamer.
    Possuo um modleo gamer Acer e não tenho absolutamente nenhum tipo de problema quanto a temperaturas ou falta de desempenho.

"Tentei realizar, mas não deu muito certo também... Melhorou, porém, ainda da umas quedas de fps..."

Mas realizou com o perfil correto para seu modelo?
    E depois, quais temperaturas passou a mensurar?

Sincerely, J. MaClane ™