WEBCAM NÃO FUNCIONA - Acer Aspire 3 A315-42G-R6FZ

Opções
Bibbe
Bibbe Member Posts: 13

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Olá amigos, comprei o notebook a 10 dias e esta semana quando tentei usar a webcam ela não funcionou. Ao abrir o aplicativo da Câmera, aparece o erro 0xA00F4244 <NoCamerasAreAttached>. No gerenciador de dispositivos do Windows 10 não existe câmera ou dispositivos de imagem, nem em ocultos. A loja se nega a trocar o note, o suporte da Acer é péssimo então só me restou resolver sozinho.

Não vou descrever todos os passos e tentativas que já fiz pra corrigir o problema porque foram muitos e tenho 99,99% de certeza que não é problema do Windows 10.

Minha quase certeza é pelo fato de eu ter usado um Live CD do Linux Mint e nos dispositivos a câmera também não aparece.
Ainda para ter mais certeza, coloquei no notebook um outro hd e instalei o Linux Deepin e adivinha o quê? Nos dispositivos do Deepin também não existe câmera.
Ou seja, em três sistemas operacionais não existe o dispositivo câmera.

Só estou postando para ver se alguém tem alguma outra idéia ou concordam comigo que o problema é hardware. Se for hardware seria só a placa da câmera ou tem outra parte que causaria esse problema? O que seria mais provável?

A última coisa que quero fazer é enviar o note para reparo. Não posso ficar tantos dias sem ele porque uso para o trabalho e estudos e meu note anterior estragou e não tem mais conserto.
Já encontrei uma placa da cam para comprar por 40 reais e, mesmo sendo para o note A315-53 tenho certeza que é a mesma câmera do A315-42G.

O que me deixa com mais raiva é saber que fica evidente que o controle de qualidade da Acer não é confiável porque se o notebook tivesse passado por todos os testes este problema não teria acontecido.

Então se alguém quiser se pronunciar sobre o problema e ajudar com mais alguma informação ou idéia eu agradeço.
«1

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa noite Bibbe !

    Eu acredito que seja 99,99% de chance de ser sim o Windows 10.
    Não é apenas eu caso mas sim milhões de relatos de aparelhos de todas as empresas (Acer, Asus, Dell, Lenovo, etc) que passaram a ocorrer desde os últimos patches do de atualização do Windows.

    "
    Minha quase certeza é pelo fato de eu ter usado um Live CD do Linux Mint e nos dispositivos a câmera também não aparece."

    Não aparece porque em modo live o kernel não tem acesso direto aos hardwares que ficam em bloqueio a lista de acesso.

    "
    O que me deixa com mais raiva é saber que fica evidente que o controle de qualidade da Acer não é confiável porque se o notebook tivesse passado por todos os testes este problema não teria acontecido."

    Não vi nenhuma "evidencia" comprovada.

    E mesmo que seja, TODO e qualquer aparelho computacional esta sujeito a apresentar algum erro durante a vida útil, seja com1 dias ou 10 anos.
    Para isso existe a garantia.


    Verifique esses vídeos:

    https://www.youtube.com/watch?v=i68ViyTVnHE

    https://www.youtube.com/watch?v=00qiFDEqeH4

    http://windowsbulletin.com/pt/repair-we-do-not-find-your-camera-0xa00f4244/

    https://www.youtube.com/watch?v=3yO-8gPz0FQ

    https://www.youtube.com/watch?v=x_wI6UPRvAs

    https://www.youtube.com/watch?v=7rt6eeGuWRc

    https://www.youtube.com/watch?v=Pc7DWlZg2II







    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Bibbe
    Bibbe Member Posts: 13

    Tinkerer

    Opções
    Boa noite MaClane, grato pela resposta. Concordo com você que kernel não tem acesso direto aos hardwares em modo live. Mas logo após tambem disse que fiz a instalação direta no hd do Linux Deepin e o resultado foi o mesmo.

    Agradeço os vídeos também mas já vi todos eles anteriormente e mais outra dezena. O problema é que todos esses vídeos podem resolver o problema para quem já tem a câmera no gerenciador de dispositivos porém eu não tenho.
  • Bibbe
    Bibbe Member Posts: 13

    Tinkerer

    Opções
    Então MaClane, que sistema você sugere que eu instale pra ter certeza de que o problema não é do hardware?

    Já que todas as respostas que encontrei só fazem referência a problema com Windows 10 e no meu caso a câmera não existe no gerenciador de arquivos, como saber se ela está funcionando ou não?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Mesmo depois de instalar é necessário verificar na lista de negação se o hardware da webcam não esta bloqueado.
    Se estiver, deve desbloquear via linha de comando e atualizar os drivers e configurar para poder testar.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Bibbe
    Bibbe Member Posts: 13

    Tinkerer

    Opções
    Tenho outro note Acer 4560 onde foi instalado o mesmo Deepin e a câmera funciona perfeitamente.
    Por que razão o OS iria bloquear a câmera em um notebook e no outro não?
    Já instalei várias distros em notebook e nunca vi a webcam ser bloqueada.
    Mas vou rodar a lista para ver se está bloqueada mesmo
    Obrigado
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Porque o kernel acessa de forma diferente cada hardware.
    Sua comparação enter aparelhos de bases e hardware diferente não é valida nesse caso.
    Se "nunca viu", acredito que deveria testar em muitos mais.
    Lhe afirmo pois já atuei na área de desenvolvimento de sistemas Linux.

    O ideal nesse caso seria uma instalação fisica da distro e atualização do kernel e drivers.

    Se mesmo assim não conseguir, pode emular no VMW uma copia do Windows 7 e testar.

    Se não, eu recomendo que acione sua garantia, pois outros procedimentos que poderíamos testar irá violar a mesma.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Bibbe
    Bibbe Member Posts: 13

    Tinkerer

    Opções
    Se tem outros procedimentos para testar, mesmo violando a garantia, pode me passar. Não tenho problema em perder a garantia porque, como já disse, utilizo o note para o trabalho e estudo e não posso ficar 30 dias aguardando a Acer fazer o reparo.

    Outra forma de ter certeza de que funciona seria usar o Windows 10 Home que veio instalado por padrão porque se não funcionasse a cam na própria instalação da Acer então seria certo que o problema é no hardware. Infelizmente foi colocado um ssd no note com Windows 10 Pro e o hd original foi formatado. E aí gostaria de perguntar por que a Acer não fornece a ISO original para o usuário? Existe alguma outra forma de conseguir?
    Grato
  • Commodore_1995#
    Opções
    A iso original, você só conseguirá se adquirir o erecovery, que é vendido apenas na loja da acer no estados unidos. É por isso que é recomendável que assim que o usuário liga o notebook pela primeira vez, executar esse procedimento:
    https://www.youtube.com/watch?v=cCmAOwRYNwY&amp;list=FLVBqwtBw09_Z9tXo1Injakw&amp;index=3&amp;t=1s
    Agora, se você ainda tem o windows 10, a câmera aparece como dispositivo oculto no gerenciador de dispositivos e aqui?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Bibbe
    Bibbe Member Posts: 13

    Tinkerer

    Opções
    Bom dia egydiocoelho, obrigado pela resposta. Não aparece em nenhum lugar no gerenciador nem em ocultos. Ontem achei em um fórum inglês alguém com o mesmo problema e sugeriram que ele excluisse todos os controladores root usb e reiniciasse o note para os controladores se reinstalarem. Após isso apareceu a câmera dentro de dispositivos de imagem. Não estou na minha residência este fim de semana mas amanhã tentarei fazer isso. Estou sem mais idéias, tudo que era possível tentar já  fiz.
  • Commodore_1995#
    Opções
    Você pode me enviar o link?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Commodore_1995#
    Opções
    Ok! Como a câmera voltou a aparecer no gerenciador de dispositivos, o que acontece quando você ativa essas configurações?

    Além disso, experimente desinstalar o waves e o antivírus, se tiver instalado.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Bibbe
    Bibbe Member Posts: 13

    Tinkerer

    Opções
    Ela não voltou a aparecer, pelo menos por enquanto, porque eu não pude fazer o procedimento daquele link porque não estou em casa este fim de semana. Só amanhã vou poder testar. O que eu disse é que neste link eu encontrei um usuário com o mesmo problema de a câmera não aparecer no gerenciador de dispositivos e que depois de desinstalar os dispositivos usb root e reiniciar o note daí a câmera apareceu.
    Faz sentido ele ter resolvido porque a câmera é um dispositivo usb interno, tomara que funcione mas só amanhã vou saber se dá certo.
    Se tiver alguma outra sugestão eu agradeço.

  • Commodore_1995#
    Opções
    Ok! Poste o resultado aqui.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado junho 2020
    Opções
    Bibbe disse:
    Se tem outros procedimentos para testar, mesmo violando a garantia, pode me passar. Não tenho problema em perder a garantia porque, como já disse, utilizo o note para o trabalho e estudo e não posso ficar 30 dias aguardando a Acer fazer o reparo.

    Outra forma de ter certeza de que funciona seria usar o Windows 10 Home que veio instalado por padrão porque se não funcionasse a cam na própria instalação da Acer então seria certo que o problema é no hardware. Infelizmente foi colocado um ssd no note com Windows 10 Pro e o hd original foi formatado. E aí gostaria de perguntar por que a Acer não fornece a ISO original para o usuário? Existe alguma outra forma de conseguir?
    Grato

    Nenhuma empresa atual fornece ISO de sistema OEM juntamente na aquisição.
    O sistema é enviado em todos os aparelhos em uma partição oculta de recovery que é dever de cada usuario realizar backup da mesma.
    Se não o fez, somente pagando para reinstalação.

    Bibbe disse:

    Assim que testar, me informe aqui!
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Bibbe
    Bibbe Member Posts: 13

    Tinkerer

    Opções
    Desculpe MaClane mas sua informação não está correta. Muitas empresas fornecem a ISO sim. A própria Acer nos EUA fornece https://store.acer.com/en-us/extended/recovery/
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado junho 2020
    Opções
    Não, não fornece diretamente na aquisição do aparelho.
    Esse recovery que a Acer disponibiliza em alguns países requer determinados fatores.
    E em muitos caso é pago.

    Sistemas OEM não são mais enviados juntamente com aparelhos fazem anos.

    então sim, minha informação está perfeitamente correta.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Bibbe
    Bibbe Member Posts: 13

    Tinkerer

    Opções
    Você apenas disse que nenhuma empresa fornece a ISO, não mencionou que era na aquisição do aparelho.
    O eRecovery da Acer é uma ISO do sistema e é pago sim.
    Não existem determinados fatores, você simplesmente coloca o snid, as informações de entrega e tipo de mídia e então é informado o preço. Simples assim.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Não, não é... tenho clientes que residem nos EUA e não funciona da forma que pensa.
    Alguns sistemas não são fornecidos via ISO por não terem mais suporte e determinadas licenças não possuem ISO OEM.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!