Memória RAM utilizável bem abaixo em meu Aspire 5

Opções
Gcampss
Gcampss Member Posts: 3 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Bom dia amigos, 
Comprei ontem um Aspire 5 A515-43. A ligar meu novo portátil reparei que a memória RAM de 8 GB contratada na realidade mostra 8 GB (5,94 utilizável). Segui alguns tutoriais e ela não fica em 8GB por nada. Me impedindo assim de abrir alguns jogos. É normal? Tem a ver com o processador e a placa de vídeo? Ou poderia acionar a garantia? Obrigado amigos! 

Melhor resposta

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Não, não há.
    Esse valor é dinâmico e se altera de acordo com configuração, uso e disponibilidade fisica de RAM.
    NUNCA irá atingir o valor máximo.
    Não há como um sistema funcionar sem acesso a RAM.
    nesse caso, somente adquirindo mais RAM fisica para aumentar a disponibilidade desse recurso.

    O que pode fazer é tentar melhorar a utilização deste recurso:

    Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema e todos os serviços que não sejam Microsoft.
    Desinstale qualquer antivírus.
    Realize uma limpeza de temporários do sistema e do disco como Administrador.
    Atualize a release do Windows para a 1909.
    Depois reinicie e faça um teste.



    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Bom dia Gcampss !

    Acredito que realmente não compreenda o correto funcionamento de um sistema.
    Ela jamais irá atingir o valor total de forma livre.
    Isso porque todo sistema tem uma reserva de RAM para funcionar e parte é convertida em VRAM para o chip gráfico dedicado.
    Não há absolutamente nada de errado.
    Esse valor é dinâmico e se altera de acordo com configuração, uso e disponibilidade fisica de RAM.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Commodore_1995#
    Opções
    Você pode verificar também o quanto de ram a placa de vídeo onboard está utilizando, veja:

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Gcampss
    Gcampss Member Posts: 3 New User
    Opções
    Me parece que a desparidade é um pouco grande, a algo que possa fazer para que minha memória RAM de 8 não fique a trabalhar a 5,94ue
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções
    Não, não há.
    Esse valor é dinâmico e se altera de acordo com configuração, uso e disponibilidade fisica de RAM.
    NUNCA irá atingir o valor máximo.
    Não há como um sistema funcionar sem acesso a RAM.
    nesse caso, somente adquirindo mais RAM fisica para aumentar a disponibilidade desse recurso.

    O que pode fazer é tentar melhorar a utilização deste recurso:

    Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema e todos os serviços que não sejam Microsoft.
    Desinstale qualquer antivírus.
    Realize uma limpeza de temporários do sistema e do disco como Administrador.
    Atualize a release do Windows para a 1909.
    Depois reinicie e faça um teste.



    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Gcampss
    Gcampss Member Posts: 3 New User
    Opções
    Compreendo, mas a diferença de 8 para 5,94 me parece um tanto grande... Não lhes parece?
  • Commodore_1995#
    Opções
    Sim, mas veja que são 2gb de ram para a placa de vídeo nvidia. Isso não tem como ser alterado e qualquer procedimento tente fazer no bios, poderá bloquear o notebook. Como disse o colega maclane, o ideal é adquirir mais ram. Você pode enviar umas capturas de telas de todas as configurações que aparecem da memória no cpuz? 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Gcampss disse:
    Compreendo, mas a diferença de 8 para 5,94 me parece um tanto grande... Não lhes parece?

    Não.
    Como já lhe expliquei acima mais de uma vez, esse é o padrão normal de funcionamento.
    Se necessita de mai recurso de RAM, somente adquirindo outro modulo.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!