Qual modelo SSD para trocar HD do Emachines/Acer eMD728-4079?

SanFAlbuquerque
SanFAlbuquerque Member Posts: 5

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Olá! Tenho desde 2011 um Emachines/Acer eMD728-4079, é uma máquina que atende muito bem minhas atividades (sem jogos ou necessidades de trabalho com gráficos pesados).
Nunca foi para manutenção ou foi formatado, somente precisei trocar a bateria.
Ele roda o Windows 10 com o Office 365, mas bem lentamente é claro, me sugeriram substituir o HD (320GB) por SSD.
Pelo que eu já pesquisei, vai melhorar a velocidade para iniciar a máquina e abrir programas. No meu caso isso já vai ser suficiente para minhas atividades.
Mas estou em dúvida sobre qual marca/modelo que preciso adquirir para minha máquina, tem muitos modelos de SSDs: SATA, SATAe, M.1., M.2., NVMe... 
Qual modelo SSD para trocar HD do Emachines/Acer eMD728-4079? 
. Abaixo foto do HD

Obrigada!

Melhor resposta

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,211 Trailblazer
    Responder ✓
    Eu adquiria um ssd de 2,5" e também adicionaria mais ram.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 

Respostas

  • Olá! Você pode alterar o processador desse modelo, veja: http://www.cpu-upgrade.com/mb-Intel_(chipsets)/GL40_Express.html

    Mas verifique com o cpuz se o seu chipset é realemente o gl40.
    Você também pode adicionar mais memória ram:

    Verifique também com o cpuz, as configurações da sua ram atuali e envie uma captura de tela. 
    Sobre o hdd, esse modelo parece que possui uma porta sata 2, mas você pode confirmar isso com o hwinfo64. Você pode sim instalar um ssd de 2,5" e também adquirir um caddy de 12.7mm para colocar o hdd no lugar do dvd.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia SanFAlbuquerque !

    Pelo uso que descreveu, acredito que o primeiro upgrade que deva realizar é o de RAM, já que esse recurso irá trazer um desempenho maior direto a todo sistema.
    Caso possa realizar mais upgrades, então um SSD também lhe trará ganhos.
    No caso seria um SSD no fator 2.5" polegadas de interface Sata 3.
    Apenas atente para que o valor final não seja oneroso em demasiado.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • SanFAlbuquerque
    SanFAlbuquerque Member Posts: 5

    Tinkerer

    Olá! Você pode alterar o processador desse modelo, veja: http://www.cpu-upgrade.com/mb-Intel_(chipsets)/GL40_Express.html

    Mas verifique com o cpuz se o seu chipset é realemente o gl40.
    Você também pode adicionar mais memória ram:

    Verifique também com o cpuz, as configurações da sua ram atuali e envie uma captura de tela. 
    Sobre o hdd, esse modelo parece que possui uma porta sata 2, mas você pode confirmar isso com o hwinfo64. Você pode sim instalar um ssd de 2,5" e também adquirir um caddy de 12.7mm para colocar o hdd no lugar do dvd.
    Obrigada! Fiquei muito animada com a ideia de poder fazer upgrade no processador, me pareceu legal!

    (...) verifique com o cpuz se o seu chipset é realemente o gl40.
    Sim é :-)


    (...) configurações da sua ram atuali e envie uma captura de tela. 
    Tem espaço para upgrade da RAM sim. Quando abri para verificar o HD, vi que tem um sloot vazio. Cpuz, confirma também.


    (...) sobre o hdd, esse modelo parece que possui uma porta sata 2, mas você pode confirmar isso com o hwinfo64
    O que temos é o seguinte então:


    (...) adquirir um caddy de 12.7mm para colocar o hdd no lugar do dvd.
    Sim, andei olhando pra fazer isso também.

    Então, as dúvidas que restam seriam:
    1. Qual é a melhor capacidade de upgrade do processador possível para esse equipamento?
    2. SSD "Sata 3", somente isso preciso saber para buscar para compra, já me indicaram que fosse da marca Kingston, melhor né?
    3. Sobre a memória, mesmo levando em consideração que a atual utilização é baixa porque salvo meus arquivos na nuvem com backup em HD Externo, para terei muita diferença no desempenho fazendo upgrade de memória RAM + Memória do HD (que vai ficar no DVD)?

    Desde já muitooo obrigada pelas informações.

    Abraço,


  • Antes de responder a essas perguntas, você acha que o custo do upgrade compensará?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde SanFAlbuquerque !

    Ao meu ver (realizo consultoria personalizada), tais upgrades nesse modelo são um gasto e não investimentos.
    Trata-se de um modelo antigo, sem suporte a tecnologias atuais e o gasto de upgrade trará apenas uma breve sobrevida.
    A médio e curto prazo, acabará por ter de adquirir outro aparelho.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • SanFAlbuquerque
    SanFAlbuquerque Member Posts: 5

    Tinkerer

    Antes de responder a essas perguntas, você acha que o custo do upgrade compensará?
    Então, encontrei SSD Kingston 240Gb A400 em torno de R$ 370,00 - isto compensa muito pra mim, pelo que pesquisei sobre melhora na performance.
    Não sei o custo para o Processador, mas acho que poderia gastar com ele "não mais" do que R$ 150,00 para ainda valer a pena a troca dos dois (Processador + HD).
    Se não precisar upgrade na memória, compensa sim. O computador é bom e com isso vai ganhar mais uns anos de vida para trabalhar com atividades administrativas sem problemas.
  • SanFAlbuquerque
    SanFAlbuquerque Member Posts: 5

    Tinkerer

    MaClane disse:
    Boa tarde SanFAlbuquerque !

    Ao meu ver (realizo consultoria personalizada), tais upgrades nesse modelo são um gasto e não investimentos.
    Trata-se de um modelo antigo, sem suporte a tecnologias atuais e o gasto de upgrade trará apenas uma breve sobrevida.
    A médio e curto prazo, acabará por ter de adquirir outro aparelho.
    Ahh sim concordo não é um investimento mesmo, somente gasto necessário. Não tenho previsão para trocar a máquina assim tão cedo, então a ideia é deixar essa um pouco mais funcional, mais rápida.
    Te agradeço toda orientação.
    Abs,
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Nesse caso, RAM lhe traria bem mais ganhos gerais do que um SSD.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,211 Trailblazer
    Responder ✓
    Eu adquiria um ssd de 2,5" e também adicionaria mais ram.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • SanFAlbuquerque
    SanFAlbuquerque Member Posts: 5

    Tinkerer

    MaClane disse:
    Bom dia SanFAlbuquerque !

    Pelo uso que descreveu, acredito que o primeiro upgrade que deva realizar é o de RAM, já que esse recurso irá trazer um desempenho maior direto a todo sistema.
    Caso possa realizar mais upgrades, então um SSD também lhe trará ganhos.
    No caso seria um SSD no fator 2.5" polegadas de interface Sata 3.
    Apenas atente para que o valor final não seja oneroso em demasiado.
    Obrigada MaClane, mantenho sempre baixa a utilização da memória, praticamente não tenho arquivos salvos direto nele, utilizo a nuvem e HD Externo para backup, será que upgrade da RAM já vai melhorar bem o desempenho?
    . abaixo a utilização de memória atualmente:


    A troca do HD pelo SSD tem um custo a se pensar, mas pelo que já rendeu esse computador e levando em conta que pode durar um tanto a mais com um upgrade, acho que vale a pena, tudo funciona perfeitamente e atende minha necessidade de trabalho.
Esta discussão está fechada.