Problema na clonagem do HD para SSD e erro no boot após formatar HD.

Lucas_kommers
Lucas_kommers Member Posts: 7 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Buenas pessoal!
Sou novo por aqui e adquiri meu primeiro Acer (Aspire 5 A515-52G-57NL). Junto com o notebook comprei um SSD WD BLUE SN500 250gb. Fiz a instalação do SSD (Já havia feito um pendrive de recuperação) então efetuei a clonagem do HD. Porei não consegui usar o Acronis, recomendado pela WD (meu HD tbm é WD). Então utilizei o macrium refletc, foi bem tranquilo clonar. Na Bios ficou o mesmo nome no boot para HD e SSD. Por fim estava rodando muito bem já no SSD, mas vi muitas sugestões para formatar o HD para não dar conflito com SO em duas unidades. Formatei, porém quando reiniciei a máquina ela entrou em erro. Tive que usar o pendrive pra restabelecer o HD. O SSD continua com a gravação mas na bios não é localizado para efetuar o boot.

Alguma dica para não cometer estes erros? Consigo reutilizar a gravação do SSD sem precisar fazer nova clonagem? É melhor deixar o windows no HD? Posso fazer uma partição no HD pra guardar arquivos e programas maiores que não queira guardar no SSD?

Desculpe as perguntas mas fiquei bem chateado por ter dado esse erros, estou com a máquina faz 15 dias 😭

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde Lucas_kommers !

Possivelmente ocorreu porque o bootloader ainda estava setado a opção do Windows que estava no HDD.
    O correto é utilizar o sistema no SSD bem como todas as aplicações e utilizar o HDD somente para dados e arquivos.
    Os "erros" que informou nada tem a ver com tempo do aparelho nem com o aparelho em si e sim com o procedimento que não foi realizado adequadamente.

Já verificou se na aba de boot esta setado o windowsboot manager de forma adequada?
    O sata mode esta em AHCi?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• você fez o backup do sistema operacional assim?
    https://youtu.be/cCmAOwRYNwY
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Lucas_kommers
    MaClane disse:

Possivelmente ocorreu porque o bootloader ainda estava setado a opção do Windows que estava no HDD.
    O correto é utilizar o sistema no SSD bem como todas as aplicações e utilizar o HDD somente para dados e arquivos.
    Os "erros" que informou nada tem a ver com tempo do aparelho nem com o aparelho em si e sim com o procedimento que não foi realizado adequadamente.

Já verificou se na aba de boot esta setado o windowsboot manager de forma adequada?
    Estas últimas perguntas pode descrever de uma forma mais "leiga"?

• Lucas_kommers
    você fez o backup do sistema operacional assim?
    Sim!
  • Neste caso, você pode o hdd externo ou pendrive que você utilizou para fazer o backup do windows e instalar o sistema operacional fornecido pela acer no ssd.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Lucas_kommers
    MaClane disse:

O sata Mode está RST with Optane (conferi agora)
    Antes de formatar o HD aparecia no boot da bios 2 windows boot manager.
    Depois do erro, e após ter recuperado o HD com pendrive, só aparece um windows boot manager do HD.
    O SSD ficou com a clonagem do windows, mas não aparece na Bios como opção de boot.
  • Lucas_kommers
    você fez o backup do sistema operacional assim?

Fiz o Backup do SO pelo Acer Care Center que envia para o sistema do windows, tudo tranquilo. Fiz a clonagem com o HD e o SSD na maquina e não retirei o HD em nenhum momento.
  • Lucas_kommers
    Neste caso, você pode o hdd externo ou pendrive que você utilizou para fazer o backup do windows e instalar o sistema operacional fornecido pela acer no ssd.

Precisaria retirar o HD? Tem problema deixar o HD com o Windows? Pois o erro ocorreu quando fiz formatação rápida do hd.
  • É recomendável. Se você formatou o hdd, não há mais windows nele.

egydiocoelho Trailblazer

• Lucas_kommers
    É recomendável. Se você formatou o hdd, não há mais windows nele.

Como fiz a recuperação do windows com pendrive, o HDD está com windows novamente.
    O que poderia fazer de forma mais satisfatória para ter o SSD com Windows e HDD com unidade de armazenamento secundário, sem perder garantia?

• Ok! Desconecte o hdd e deixe apenas o ssd conectado. Depois, execute o mesmo procedimento no ssd.

egydiocoelho Trailblazer