Como desativar esse ventilador do acer nitro 5?

lucascordeiro39
lucascordeiro39 Member Posts: 62 Troubleshooter
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
amigos, gostaria de saber se tem como desativar esse ventilador do acer nitro 5 sem perder desempenho em jogos.. sempre que eu abro algum jogo parece que o notebook vai voar, de inicio nao incomoda tanto, mas depois passa a incomodar bastante. se alguem puder ensinar um passo a passo, agradeceria muito! as minhas opções de energia estão setadas para "desempenho máximo".

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite lucascordeiro39 !

Não existe nenhum "ventilador" em notebooks.
    Não há como desativar os coolers de arrefecimento já que sem os mesmos, o sistema irá aumentar a temperatura e os gatilhos de TDP vão desativar clocks e desligar o aparelho.
    Em casos mais graves, ocorrerá a queima de processador, chip gráfico e placa-mãe.
    A alta rotação dos coolers é perfeitamente normal e não há como desativar sem que o aparelho sofra danos.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• lucascordeiro39
    MaClane disse:
    Boa noite lucascordeiro39 !

Não existe nenhum "ventilador" em notebooks.
    Não há como desativar os coolers de arrefecimento já que sem os mesmos, o sistema irá aumentar a temperatura e os gatilhos de TDP vão desativar clocks e desligar o aparelho.
    Em casos mais graves, ocorrerá a queima de processador, chip gráfico e placa-mãe.
    A alta rotação dos coolers é perfeitamente normal e não há como desativar sem que o aparelho sofra danos.
    então, eu me refiro ao turbo boost.. é um barulho que realmente incomoda depois de um tempo, ja li relatos que diminuindo o desempenho minimo e máximo do processador ele desativa esse turbo
  • MaClane
    Turbo Boost é uma tecnologia embargada nos processadores e absolutamente nada tem a ver com os coolers.
    Não há como parar ou evitar que eles resfriem o sistema.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• lucascordeiro39
    MaClane disse:
    Turbo Boost é uma tecnologia embargada nos processadores e absolutamente nada tem a ver com os coolers.
    Não há como parar ou evitar que eles resfriem o sistema.
    entendo. quando abro algum jogo com o notebook na bateria, ele fica em silêncio total. quando ligo na tomada, começa o barulho que incomoda. mas tudo bem, é questão de se acostumar
  • MaClane
    Deve evitar TOTALMENTE jogar apenas na bateria.
    Esse procedimento diminui muito a vida útil da bateria e força o sistema desnecessariamente.
    Quando conecta na tomada, o sistema entra em desempenho máximo, o que gera maior aquecimento e consequentemente maior rotação dos coolers.
    É perfeitamente normal.

Sincerely, J. MaClane ™