Frequência 2400mhz ou 2666mhz do Nitro 5 AN515-52-5771.

Alexgodash
Alexgodash Member Posts: 5

Tinkerer

editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Olá a todos,

Comprei o Nitro 5 AN515-52-5771 e estou interessado em botar mais 8gb de memória. No site da ACER e em outros vários lugares a frequência relatada é no máximo 2400mhz, porém usei o CPU-Z e o mesmo me diz que a memória instalada é 2666mhz, então eu retirei a memória e é sim 2666mhz, agora estou na dúvida se posso comprar outro pente da mesma frequência ou usar o 2400mhz, alguém pode me ajudar? Segue foto da memória e do CPU-Z. 

Descrição do Notebook: https://www.parceirosacer.com.br/Conteudos-Especiais/Notebooks/Aspire-Nitro-5/AN515-52-5771/AN515-52-5771.pdf?fbclid=IwAR2Fzfs9j4hJ4ayTcNqp0jv6w8zHGnPqD8u-x9mqfL5hX0iqYF5zBK2O7Xs

FOTOS:

Melhor resposta

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Bom dia Alexgodash !

A base de dados é a padrão para toda serie AN515-52
    Alguns modelos tem suporte a RAM com chipset e processador dependendo da versão.
    no caso tanto chipset quanto processado (i5-8300H) tem suporte a RAM 2666Mhz.
    Então sim, o ideal é que adquira uma RAM nas mesmas caracteristicas.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

Respostas

• MaClane
    Responder ✓
    Bom dia Alexgodash !

A base de dados é a padrão para toda serie AN515-52
    Alguns modelos tem suporte a RAM com chipset e processador dependendo da versão.
    no caso tanto chipset quanto processado (i5-8300H) tem suporte a RAM 2666Mhz.
    Então sim, o ideal é que adquira uma RAM nas mesmas caracteristicas.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• evandrorech
    evandrorech Member Posts: 30 Die Hard WiFi Icon
    Boa tarde Alexgodash!

Eu também tenho esse notebook e comprei uma memória extra de 8 GB x 2666 MHz e latência CAS 19. Se você comprar uma memória de 2400 MHz, sua memória atual pode abaixar a velocidade para acompanhá-la, mas você deve ficar atento a latência, pois numa frequência menor, sua memória atual vai operar com um número menor de ciclos de latência, e o ideal é que as latências sejam iguais.
  • MaClane
    Para utilização padrão de sistema e softwares básicos, a diferença de latências não é algo perceptivel que vá afetar tanto o desempenho.

Sincerely, J. MaClane ™

• Alexgodash
    Alexgodash Member Posts: 5

Tinkerer

Boa tarde Alexgodash!

Eu também tenho esse notebook e comprei uma memória extra de 8 GB x 2666 MHz e latência CAS 19. Se você comprar uma memória de 2400 MHz, sua memória atual pode abaixar a velocidade para acompanhá-la, mas você deve ficar atento a latência, pois numa frequência menor, sua memória atual vai operar com um número menor de ciclos de latência, e o ideal é que as latências sejam iguais.
    Estou interessado no modelo da Corsair com essas características.

Modelo CMSX8GX4M1A2666C18
    DDR4 2666 (PC4 21300)
    Latência do CAS 18
    1,2 V

Detalhes
    Capacidade 8GB
    Tipo DDR4 SO-DIMM de 260 pinos
    Rapidez DDR4 2666 (PC4 21300)
    Latência do CAS 18
    Cronometragem 18-19-19-39
    Voltagem 1,2 V

Não achei no ML com CAS 19.
  • MaClane
    Bom dia Alexgodash !

Meu conselho é que se for adquirir, deve adquirir um kit com 2 bancos de RAM já em sincronia.
    A questão informada anteriormente sobre frequência e latência acaba por ser praticamente ínfima.
    Todo sistema sempre irá setar frequências e CAS para os valores mais nivelados.
    Essa nivelação é sempre realizada pelos menores.
    Ou seja: RAM 2400 + 2666 = frequência final 2400 (aqui, quanto maior melhor)
                RAM CAS 21 + 19 = CAS final 21 (aqui quanto menor melhor)
    Mas para utilização padrão de softwares e o dia-a-dia computacional, as diferenças são imperceptíveis.

Sincerely, J. MaClane ™

• evandrorech
    evandrorech Member Posts: 30 Die Hard WiFi Icon
    MaClane disse:
    Para utilização padrão de sistema e softwares básicos, a diferença de latências não é algo perceptivel que vá afetar tanto o desempenho.
    Sim, eu citei a latência não pelo desempenho em si, mas porque eu pensava que as latências precisavam ser iguais para que as memórias operassem em sincronia. Por exemplo, se o SPD da memória atual não possuir uma opção de latência CAS compatível com uma opção do SPD da memória nova, poderia  haver problema de sincronismo no Dual Channel. Mas pelo que entendi da sua explicação, o controlador de memória vai trabalhar na maior latência dentre as duas memórias.
  • MaClane
    MaClane disse:
    Sim, eu citei a latência não pelo desempenho em si, mas porque eu pensava que as latências precisavam ser iguais para que as memórias operassem em sincronia. Por exemplo, se o SPD da memória atual não possuir uma opção de latência CAS compatível com uma opção do SPD da memória nova, poderia  haver problema de sincronismo no Dual Channel. Mas pelo que entendi da sua explicação, o controlador de memória vai trabalhar na maior latência dentre as duas memórias.

Sim.
    Não ocorreria problemas pois as controladoras sempre nivelam todas as especificações e não há nenhuma questão quanto ao dual.

Sincerely, J. MaClane ™