Bateria com comportamento incomum - Nitro AN515-52-5771
Boa tarde!
Adquiri um Acer Nitro 5 (AN515-52-5771) em 11/2019 na loja da Acer. De lá para cá, troquei o SSD por um maior, com 256 GB e NVME, além de instalar recentemente mais 8 GB de RAM (conforme indicações que encontrei em outros tópicos aqui do forum). Nesse período, usei o notebook basicamente para jogar, sem maiores problemas. O uso não é constante porque ainda não estou usando ele para as tarefas diárias.
Semana passada, durante um jogo, o notebook desligou do nada. Não conseguia mais ligá-lo (e havia carga na bateria) e nem carregar, nenhuma luz acendia. Percebi que o carregador desarmava alguma proteção, pois eu testei no acer da minha esposa e ele não funcionava, mas ao desliga-lo/liga-lo na tomada, voltava a carregar o note dela, ao plugar no Nitro 5, voltava a situação anterior. Fiz o procedimento de reset da bateria (depois de desmontar pra ver se não havia algum curto-circuito) e ele voltou a ligar.
Devido esse problema, decidi fazer o processo de calibragem da bateria essa semana. Ao tentar carregar até 100%, no Windows o indicador mostrava o carregador conectado mas sem carregar. Com o note desligado, a luz da bateria ficava piscando e, mesmo depois de 2 horas, ao religar, a carga continuou a mesma. Depois de um novo reset, voltou a carregar até a luz ficar azul. Percebi que, mesmo desligado, tem uma parte que esquenta um pouco durante a carga, próximo do conector da fonte na placa mãe, mas parece ser normal devido a corrente de carga. Depois fiz o processo de descarga, assim que desligou, conectei o carregador e a luz ficou piscando (sem carregar...). Fiz o reset várias vezes, acessei o Windows e nada de carga, e nisso, a bateria chegou até a zerar. Depois de desligar e não conseguir ligar mais (e dar o mesmo problema de acionar a proteção do carregador), fiz o reset da bateria e agora a luz acendeu continuamente, indicando a carga, então vou esperar acabar até religá-lo. Procurei informações nos manuais de usuário, mas são muito superficiais, e não achei o manual técnico para uma consulta mais detalhada.
Será que esse comportamento pode ser algum problema no chip controlador da bateria? Acho muito estranho, mesmo com o computador desligado, ele não permitir a carga como descrevi. Vi vários outros tópicos com situações similares, mas gostaria de entender se isso é algo normal ou se pode ser um problema para acionar a garantia. Antes de mais nada, a revisão da minha placa-mãe não possui o botão no compartimento de memória RAM como vi apontarem em outros tópicos e a versão da BIOS é a 1.28.
Obrigado!