Como configurar o SSD M.2 no Aspire 5 A515 51G 58VH?

barkassem
barkassem Member Posts: 8

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Olá, pessoal! Comprei um SSD M.2 Sata da Lexar para meu notebook Acer Aspire 5 A515 51G 58VH depois de muita pesquisa sobre. Instalei o SSD certinho, porém não reconhece, tipo, não aparece a pasta do SSD e tals.
Na bios aparece o meu HD e o SSD com o nome de Lexar.
Vocês sabem como eu configuro para poder reconhecer e poder instalar o windows e alguns jogos?

Melhor resposta

  • barkassem
    barkassem Member Posts: 8

    Tinkerer

    Responder ✓
    Bom, pessoal! Conversei com alguns amigos meus e pesquisei algumas coisas e consegui arrumar eu mesma.
    Fiz o seguinte:
    • Converta todos meus HD/SSD para GPT já que minha BIOS é UEFI e EFI não tinha como instalar ou reconhecer em MBR.
    • Faça um pendrive bootável do Windows 10 e pelo programa "Easeus Partition Master" converta o pendrive para GPT também, pois antes estava em MBR e não estava reconhecendo (fiz isso depois de bootar ele, não apaga os arquivos e funcionou perfeitamente).
    • Desligue o notebook e retire o HD, feche certinho e ligue apenas com o SSD M.2 e o pendrive bootável (pode ser que quando for ligar, se estiver conectado na tomada, não reconheça o pendrive)
    • Entre na BIOS (no meu caso para isso é F2), desative o secure mod, aperte f10 e reinicie o notebook.
    • Reconheceu o pendrive bootável, coloquei para reparar o computador e entrei no Prompt de Comando, fiz o procedimento para converter o SSD para GPT, para isso, digite diskpart, digite list disk. Observe o número do disco que você deseja converter, digite select disk <o número que o SSD está listado>, digite clean, digite convert gpt e depois digite exit.
    • Feito isso, feche o Prompt de Comando e selecione para desligar o computador.
    • Liguei o computador/notebook.
    • Instale o Windows 10 no SSD M.2.
    • Instalado o Windows 10 no SSD, desligue o notebook depois do próprio Windows configura-lo e coloque o HD que de volta no notebook, junto com o SSD M.2.
    • Ligue o notebook, faça o login e acesse a pasta do HD
    • Mude o nome da pasta Windows para Windows.old
    • Feito isso, clique com o botão direito em cima da partição do HD e vai em propriedades, limpeza de disco, limpar arquivos do sistema, selecione a opção "instalação anterior do Windows" espere a conclusão do procedimento e pronto, o Windows vai ser excluído do outro HD, sem precisar formatar.
    • Lembrando que, BIOS Legacy é MBR e BIOS UEFI é GPT.




Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite barkassem !

    A primeira questão é deve evitar marcas de baixo desempenho e sem reconhecimento no mercado.
    O SecureBoot está desativado?
    O Sata Mode está em AHCi?

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • barkassem
    barkassem Member Posts: 8

    Tinkerer

    Como eu vejo se o SecureBoot está desativado e se o Sata Mode está em AHCi?  Se o Sata Mode não estiver em AHCi, tem como colocá-lo assim? Se sim, como?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Tem conhecimento de configuração padrão de Bios?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • barkassem
    barkassem Member Posts: 8

    Tinkerer

    sei o básico
    mas só explicar que eu consigo fazer

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Acesse a Bios-Uefi e crie a senha de superusuario.
    Salve e saia.
    Entre novamente e busque a seção de Boot ou alguma que contenha o SecureBoot.
    Desative o mesmo.
    Em Sata Mode, caso não esteja em AHCi, mude para esse fator.
    Faça o teste.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • barkassem
    barkassem Member Posts: 8

    Tinkerer

    fiz o teste e ainda não reconheceu.
    em information ele tá embaixo do HD, mas não tem pasta no computador e também não aparece para mudar a ordem do boot.

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    O SSD está formatado para o padrão GPT?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Mas você já mudou o sata mode para ahci, como perguntou o colega maclane anteriormente?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • barkassem
    barkassem Member Posts: 8

    Tinkerer

    o sata mode já estava em ahci. pelo que eu vi no programa Minitool Partition Wizard, ele está em MBR (o programa também reconhece ele).
  • Neste caso, eu sugiro que você tente isso:
    https://youtu.be/cCmAOwRYNwY
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • barkassem
    barkassem Member Posts: 8

    Tinkerer

    Para fazer isso eu terei que formatar ou posso colocar meu HD com os arquivos depois mesmo tendo o windows nele?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite barkassem !

    Nesse caso o ideal é manter o sistema somente no SSD para evitar erros de ghosting na Bios.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • barkassem
    barkassem Member Posts: 8

    Tinkerer

    não tem como retirar o sistema do HD sem formatar, né?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado janeiro 2020
    Não.
    Somente formatando o sistema e as partições.
    Mas realizando o procedimento do vídeo, terá um backup de segurança do sistema OEM para instalação.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • É importante destacar que a dica do vídeo não é referente a uma clonagem, mas sim de um backup da imagem do sistema operacional fornecido pela acer
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • barkassem
    barkassem Member Posts: 8

    Tinkerer

    Responder ✓
    Bom, pessoal! Conversei com alguns amigos meus e pesquisei algumas coisas e consegui arrumar eu mesma.
    Fiz o seguinte:
    • Converta todos meus HD/SSD para GPT já que minha BIOS é UEFI e EFI não tinha como instalar ou reconhecer em MBR.
    • Faça um pendrive bootável do Windows 10 e pelo programa "Easeus Partition Master" converta o pendrive para GPT também, pois antes estava em MBR e não estava reconhecendo (fiz isso depois de bootar ele, não apaga os arquivos e funcionou perfeitamente).
    • Desligue o notebook e retire o HD, feche certinho e ligue apenas com o SSD M.2 e o pendrive bootável (pode ser que quando for ligar, se estiver conectado na tomada, não reconheça o pendrive)
    • Entre na BIOS (no meu caso para isso é F2), desative o secure mod, aperte f10 e reinicie o notebook.
    • Reconheceu o pendrive bootável, coloquei para reparar o computador e entrei no Prompt de Comando, fiz o procedimento para converter o SSD para GPT, para isso, digite diskpart, digite list disk. Observe o número do disco que você deseja converter, digite select disk <o número que o SSD está listado>, digite clean, digite convert gpt e depois digite exit.
    • Feito isso, feche o Prompt de Comando e selecione para desligar o computador.
    • Liguei o computador/notebook.
    • Instale o Windows 10 no SSD M.2.
    • Instalado o Windows 10 no SSD, desligue o notebook depois do próprio Windows configura-lo e coloque o HD que de volta no notebook, junto com o SSD M.2.
    • Ligue o notebook, faça o login e acesse a pasta do HD
    • Mude o nome da pasta Windows para Windows.old
    • Feito isso, clique com o botão direito em cima da partição do HD e vai em propriedades, limpeza de disco, limpar arquivos do sistema, selecione a opção "instalação anterior do Windows" espere a conclusão do procedimento e pronto, o Windows vai ser excluído do outro HD, sem precisar formatar.
    • Lembrando que, BIOS Legacy é MBR e BIOS UEFI é GPT.