Texturas/Polígonos piscando - Acer Aspire A515-52G/NVidia GeForce 130mx

Opções
mborges89
mborges89 Member Posts: 9

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Boa tarde, pessoal! 
Estou tendo um problema com a placa de vídeo do meu Acer Aspire A515-52G que adquiri no dia 11 de outubro de 2019. 
Neste notebook possuo uma NVidia GeForce 130mx e a cerca de uma semana, ao jogar alguns jogos (PUBG Lite, PES Lite 2020, CS GO, etc.) algumas texturas e polígonos ficam piscando na tela, atrapalhando totalmente os jogos. Alguns são impossíveis de jogar (Ex.: PES Lite 2020).
Já pesquisei sobre "texture flickering/blinking", "polygon flickering" e outras coisas por diversos forums mas não localizei um problema similar ao meu.
Os drivers estão atualizados segundo o Windows, os drivers estão atualizados segundo o GeForce Experience, o DirectX está na última versão e nada resolve.

Abaixo, seguem as informações do modelo do meu notebook e alguns vídeos ilustrando o problema.
Verifiquei que o problema ocorre apenas quando utilizo a GPU NVidia. Ao utilizar a placa onboard (Intel Graphics) o problema não ocorre, apesar da performance ser bem pior para os jogos.

Alguém sabe o que posso fazer? Seria algum problema nos conectores da placa? Algum tipo de mal contato?
Eu devo abrir o notebook e verificar os cabos? Caso eu abra o notebook, eu perderei a garantia?
Devo fazer uma solicitação de reparo?

Modelo: Acer Aspire A515-52G-57NL
Processador: Intel Core i5-8265U CPU @1.60GHz 1.80GHz
Memória: 16GB
Windows 10 64 bits

Placa de vídeo NVidia GeForce 130mx 
GeForce Game Ready Driver: Versão 441.87 - 01/06/2020
Data do driver (Informações do Windows/Gerenciador de dispositivos): 24/12/2019
Versão do driver (Informações do Windows/Gerenciador de dispositivos): 26.21.14.4187

Vídeos (Peço desculpas pela qualidade)
https://youtu.be/A_BpL4lH9IM
PES 2020 Lite - Com GPU NVIDIA ativada
Possível visualizar o problema a partir de 01:00 - Impossível jogar!

https://youtu.be/rWybY_b3gto
PUBG Lite - Com GPU NVIDIA ativada
Possível visualizar o problema a partir de 01:00 - Tanto no Lobby quanto no meio da Partida, mas ainda é "possível" jogar, mas de forma prejudicada.

https://youtu.be/y-eTJ4-CEkQ
PUBG Lite - GPU NVIDIA inativa, utilizando Gráficos Integrados (Placa onboard - Intel Graphics)
Não pisca o lobby, nem as texturas/poligonos no meio da partida.
«1

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa tarde mborges89 !

    Esses pontos são conhecidos como artefatos.
    Qual versão certa tanto dos drivers da Nvidia quanto da Intel HD Graphics?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Commodore_1995#
    Opções
    Você também disse que esse problema ocorreu há uma semana, certo? Talvez seja interessante restaurar o windows para um ponto anterior ao problema. Além disso, seria interessante verificar qual a versão do bios, por causa disso:

    Entretanto, é bem provável que a sua bios seja mais atual.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa noite mborges89 !

    Assim que verificar as questões, me retorne aqui.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • mborges89
    mborges89 Member Posts: 9

    Tinkerer

    editado janeiro 2020
    Opções
    Boa noite, @MaClane .
    Eu respondi duas vezes logo após a sua mensagem, mas o fórum só vai liberar minha resposta após a aprovação. (acredito ser pelas imagens anexadas).
    De qualquer forma, seguem as versões solicitadas (Analisando pelo gerenciador de dispositivos > Adaptadores de vídeo)

    NVidia GeForce 130mx
    Versão do driver: 26.21.14.4187 | Data do driver: 24/12/2019

     Intel UHD Graphics 620 (Lembrando que o problema não ocorre quando rodo os jogos utilizando esta opção)
    Versão do driver: 25.20.100.6444 | Data do driver: 19/11/2018

    --

    @egydiocoelho
    Ao analisar uma possível restauração do sistema a partir de um ponto, vejo que só existem dois pontos quando instalei 2 programas. Ambas as datas são de 07/01, ou seja, posterior ao problema.
    Localizei a versão da BIOS: v1.09
  • mborges89
    mborges89 Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções
    MaClane disse:
    Boa tarde mborges89 !

    Esses pontos são conhecidos como artefatos.
    Qual versão certa tanto dos drivers da Nvidia quanto da Intel HD Graphics?
    Boa tarde.
    São essas informações abaixo que você deseja?


  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Baixe o drivers mais recente, tanto Nvidia quanto Intel HD.
    Baixe o driver completo atual da nvidia e intel.
    Desconecte da internet.
    Desinstale o driver que está no aparelho.
    Reinicie o aparelho.
    Verifique se ainda esta desconectado da internet (caso não, desconecte)
    Instale o novo driver.
    Reinicie.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • mborges89
    mborges89 Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções
    Boa noite, @MaClane.

    Feito o download do 441.87-notebook-win10-64bit-international-dch-whql.exe (mesmo driver NVidia que estava anteriormente) e feito  o download do igfx_win10_100.7584.exe.
    Desativei minha conexão; desinstalei o Driver NVidia, GeForce Experience e Sistema do Physx; reiniciei o computador.
    Reinciei o aparelho e a conexão permanecia desativada.
    Instalei o driver NVidia (o Intel não foi possível, pois mesmo utilizando o Driver Support Assistant para a seleção/download, ele informa que não é compatível com meu computador e no site da Acer não localizei um driver para isso)
    Reiniciei o computador e o problema persiste. :/

    Atualizei a versão da BIOS para v1.16.

    Devo considerar a solicitação de um reparo? Pesquisando por "artefatos" na placa de vídeo, diversas pessoas afirmam que ou a placa de vídeo está morrendo ou são outros problemas relacionados a memória ou outras questões. Tendo em vista que o meu notebook possui menos de 3 meses, acredito que este problema não poderia ocorrer tão cedo.

  • Commodore_1995#
    Opções
    Experimente desinstalar e excluir o driver intel no gerenciador de dispositivos. Depois desative o wifi e instale aversão DCH. 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • mborges89
    mborges89 Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções
    Boa noite, @egydiocoelho
    Fiz o procedimento e consegui instalar a última versão através do executável.
    Agora a versão do driver da Intel Graphics 620 é a 26.20.100.7584. Mas lembro que o problema de artefatos NÃO ocorre quando os jogos rodam com a Intel. O meu problema continua relacionado a NVidia GeForce 130mx.

    Mais alguma sugestão ou realmente minha placa não tem solução?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa noite mborges89 !

    Mesmo depois de atualizar todos os drivers, continua a ocorrer?

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Commodore_1995#
    Opções
    Além da sugestão do colega maclane, eu tentaria reinstalar o windows, pressionando alt+f10 antes do logo da Acer, para verificar se resolve o problema.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • mborges89
    mborges89 Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções
    Boa noite, @MaClane e @egydiocoelho
    Obrigado pelo auxílio até então, mas mesmo após as atualizações de drivers, o problema persiste.

    Quanto a sugestão de reinstalar o windows (através do alt+f10), eu perderia meus arquivos com este procedimento?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    mborges89 disse:
    Boa noite, @MaClane e @egydiocoelho
    Obrigado pelo auxílio até então, mas mesmo após as atualizações de drivers, o problema persiste.

    Quanto a sugestão de reinstalar o windows (através do alt+f10), eu perderia meus arquivos com este procedimento?

    Sim, nesse caso, deve realizar backup e reinstalar o sistema OEM para verificar se os erros persistem.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • mborges89
    mborges89 Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções
    Bom dia.

    Restauração/Reinstalação do Windows realizada através do ALT+F10.
    Reinstalei os softwares, drivers e o problema ainda persiste ao rodar os jogos.  :/
  • Commodore_1995#
    Opções
    Ok! entre no bios e pressione f9 para restaurar e depois f10 para salvar ao sair. Depois desligue o notebook e desconecte o adaptador. Pressione o oríficio de reset da bateria por cinco segundos que fica na parte de trás e deixe o notebook desligado por cinco minutos.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • mborges89
    mborges89 Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções
    Ok! entre no bios e pressione f9 para restaurar e depois f10 para salvar ao sair. Depois desligue o notebook e desconecte o adaptador. Pressione o oríficio de reset da bateria por cinco segundos que fica na parte de trás e deixe o notebook desligado por cinco minutos.
    O que esse procedimento fará? E desconectar qual adaptador?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa noite mborges89 !

    O procedimento irá reforçar a memória interna da Bios a reconhecer as novas informações.
    O adaptador é o carregador / fonte de energia.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • mborges89
    mborges89 Member Posts: 9

    Tinkerer

    Opções
    Boa tarde.

    Realizei o procedimento informado acima e nada mudou.

    Abri uma solicitação de reparo e recebi a autorização de postagem. Mas tenho uma dúvida, caso você possa me auxiliar @MaClane.
    Como eu posso descrever e comprovar a existência do problema, se ele apenas ocorre enquanto rodo jogos? Ao receber meu notebook para análise provavelmente eles não farão os testes rodando jogos, até porque não terão os meus dados de acesso às contas dos jogos (Steam, Pubg, etc.)

    Abri um contato através do chat com o suporte da Acer e o atendente me informou que não existia problema nenhum, já que este modelo de notebook não é indicado para games. Durante 2 meses e meio, os jogos que não possuem uma grande exigência gráfica, rodavam perfeitamente e agora é impossível de rodar os jogos.

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa noite mborges89 !

    Existe uma opção na documentação para descrever os problemas.
    Todos os testes possíveis serão realizados na parte técnica.

    Na questão de jogos, somente aparelhos dedicados e desenvolvidos para esse segmento são tratados nessa questão.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Lucas_Vieira
    Lucas_Vieira Member Posts: 2 New User
    editado junho 2020
    Opções
    Tenho o mesmo problema com o mesmo modelo de notebook...Será q é um problema crônico? Eu nem usei ele em jogos ainda, uso um programa chamado Archicad e nele já acontece esse problema de pixels a ponto de ter que usar o Intel Graphics para poder utilizar o Archicad. Quando abro a janela de definiçoes da NVidea, aquele simbolo que fica girando já apresenta esse problema de pixels...como resolver isso? Meu note é novo, tem 1 mês apenas..