Acer Nitro 5 52 5771: Linux + Acer Nitro 5 + Nvidia apenas para saída HDMI: é possível?

antoniocajueiro
antoniocajueiro Member Posts: 6

Tinkerer

editado agosto 2020 em Gaming - Predator e Nitro
Boa noite!

Possuo um Acer Nitro 5 52 5771, que veio com Linux + SSD 128 + 1 TB HD, 8 GB Ram + i5 8ª geração.

Estou utilizando o Ubuntu 19.10 com todos os drivers da nvidia instalados.

Bom, minha dúvida é em relação ao uso de monitor externo na saída HDMI. Ocorre o seguinte:

- No Windows: O monitor principal do notebook usa a placa Intel. Se eu plugar um monitor externo no HDMI, a nvidia assume o monitor externo, mas tão somente ele, enquanto a Intel continua operando. Isso faz com que o consumo de bateria não seja tão alto, a temperatura do notebook não sobe tanto, etc. Ou seja, as duas placas de vídeo funcionam de maneira simultânea.
- No Linux: Para usar o monitor externo, é preciso deixar a placa nvidia ativada de maneira geral, o que faz com que ela gerencie tudo no computador (me corrijam se eu estiver errado). Isso aumenta o consumo de bateria, aumenta a temperatura do notebook, etc.

Já pesquisei bastante e não achei uma solução para que, no Linux, ao plugar um monitor externo no HDMI, a nvidia seja ativada apenas para gerenciar este monitor externo, e não tudo no notebook, como ocorre no Windows. Teoricamente, isso deveria ocorrer ao selecionar o perfil ON-DEMAND na opção PRIME do gerenciador nvidia no Linux. Mas mesmo selecionando este perfil, este gerenciamento não ocorre.

Se alguém souber uma solução, agradeço!
Obrigado!

[Título editado para adicionar o nome do produto]

Melhores respostas

• antoniocajueiro

Tinkerer

Responder ✓
    [ATUALIZAÇÃO] 

Pra quem, assim como eu, gostaria de usar um monitor externo plugado na saída HDMI do Nitro 5 em modo offload (ondemand), achei esse tópico no fórum da Nvidia onde explicam que AINDA não é possível, mas que já estão analisando o que pode ser feito pra resolver isso.

Utilizar um monitor externo em modo ondemand é melhor do que utilizar com a Nvidia ativa por completo (como default do sistema) pois reduz o consumo de bateria, reduz a temperatura, etc.

Evidente que ao utilizar um monitor externo, presume-se que há uma fonte de energia próxima, o que eliminaria a necessidade de "economizar" bateria. Porém ter um sistema que ativa e desativa automaticamente a dGPU é melhor que fazer switch entre placas gráficas e ter que ficar reiniciando o laptop para ativar o recurso.

Esta situação aplica-se para quem possui notebook híbrido (intel+nvidia). O jeito é aguardar até o recurso ser implementado.

Segue link: 
  • antoniocajueiro

Tinkerer

Responder ✓
    Estou com mesmo problema. Com debian 11.
    Não sei como contornar. INstalei o driver sugerido pela debian. O monitor de 4k chegou a ligar. Mas depois, parou na tela de login. E não voltou mais. E deste então passo dias, buscando solução e ainda sem.

Qual foi melhor opção pra vcs contornar isso?

Eu consegui resolver utilizando a distro Pop_OS. É baseada no Debian/Ubuntu. Eles possuem uma versão específica com drivers da nvidia. Depois que iniciar o pop_os, é só clicar no ícone da bateria e escolher a opção Hybrid Graphics. No meu caso ele usa a Intel (para a tela do notebook) e a nvidia (pra saída hdmi). Pra mim foi o que resolveu.
  • antoniocajueiro

Tinkerer

Responder ✓
    Não sei como contornar. INstalei o driver sugerido pela debian. O monitor de 4k chegou a ligar. Mas depois, parou na tela de login. E não voltou mais. E deste então passo dias, buscando solução e ainda sem.

Eu consegui resolver utilizando a distro Pop_OS. É baseada no Debian/Ubuntu. Eles possuem uma versão específica com drivers da nvidia. Depois que iniciar o pop_os, é só clicar no ícone da bateria e escolher a opção Hybrid Graphics. No meu caso ele usa a Intel (para a tela do notebook) e a nvidia (pra saída hdmi). Pra mim foi o que resolveu.

Interessante. Você apenas instalou o driver da Nvidia?
    Parece que essa opção Hybrid Graphics, seja um adicional. Caso tiver algo onde extraiu isso, para lá estudar. Posta por favor.
    Eu com muito custo, consegui habilidar o HDMI, no Debian 11. Porem, a tela do note, não liga. Nem na bateria. Fica Geforce ou fica AMDGPU.
    Os dois ainda não consegui.

Eu uso o PopOS até hj sem problemas. É uma excelente distro. No site deles já tem a ISO específica para notebooks com nvidia. Funciona muito bem no meu nitro 5, reconhece o hdmi sem problemas.

Dê uma olhada:

https://pop.system76.com/

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia antoniocajueiro !

A questão principal é que o procedimento ideal seria utilizar o aparelho conectado na tomada de energia e não somente na bateria nesses casos.
    A segunda é que o gerenciamento é realizado de forma diferente em sistemas Linux.
    Pode até parar o serviço da Nvidia e subir o da Intel mas geralmente ocorrem erros.
    Linux trabalha hardware de forma diferente.
    Os drivers da Intel HD Graphics estão atualizados?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• antoniocajueiro

Tinkerer

MaClane disse:
    Bom dia antoniocajueiro !

A questão principal é que o procedimento ideal seria utilizar o aparelho conectado na tomada de energia e não somente na bateria nesses casos.
    A segunda é que o gerenciamento é realizado de forma diferente em sistemas Linux.
    Pode até parar o serviço da Nvidia e subir o da Intel mas geralmente ocorrem erros.
    Linux trabalha hardware de forma diferente.
    Os drivers da Intel HD Graphics estão atualizados?
    Bom dia MaClane! Obrigado pela resposta.

Sim, os drivers Intel estão atualizados. 

Percebi que isso talvez seja uma limitação específica no Linux. Existem relatos do mesmo problema, porém em notebooks diferentes, como no link a seguir: https://askubuntu.com/questions/1194741/power-and-external-display-issues-with-ubuntu-19-10-on-lenovo-p1-gen2-quadro-t2

No link acima, o relato é muito parecido ao procedimento que preciso fazer para utilizar o monitor externo: ativar a Nvidia e reiniciar o notebook quando for usar o monitor e desativa-la e reiniciar o notebook para economizar bateria quando não for usar. Não é muito prática esta solução, embora funcione.

Entendo que não faz muito sentido utilizar o notebook apenas na bateria com monitor externo, pois presume-se que o monitor externo estará plugado na energia, o que abre espaço para conectar o notebook também na energia, eliminando o problema da bateria.

No entanto, existem situacoes específicas que podem necessitar de monitor externo sem disponibilidade de tomada (uma apresentação por exemplo) e em pouco tempo a bateria seria drenada. Penso que esse switch e ativação/desativação de placas deveria ser automático, no meu ponto de vista, já que existe a opção ONDEMAND no driver da Nvidia, no entanto não ocorre assim. Se ocorresse, funcionaria igual ao Windows, o que seria ótimo.

Em algumas pesquisas, existem sugestões para editar arquivos xorg.conf, mas deixarei essa opção como a última tentativa.

Perceba que esta limitação não é específica do meu notebook, é uma limitação do Linux com notebooks híbridos. No Windows tudo funciona bem.

De qualquer forma, se vc ou alguém souber de alguma dica ou caminho para que eu possa pesquisar mais, e eventualmente achar a solução, agradeço! Se eu conseguir resolver, posto o resultado aqui.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    A configuração do xorg é sim uma boa opção.
    basta realizar uma copia do arquivo e caso algo de errado acesse uma distro live e copie novamente o arquivo para a seção original.
    Não haveria problemas nesse caso.
    Muitas configurações padrões do Windows ainda não foram implementadas em distro Linux devido a forma como Linux trabalha e acessa o hardware.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• antoniocajueiro

Tinkerer

Responder ✓
    [ATUALIZAÇÃO] 

Pra quem, assim como eu, gostaria de usar um monitor externo plugado na saída HDMI do Nitro 5 em modo offload (ondemand), achei esse tópico no fórum da Nvidia onde explicam que AINDA não é possível, mas que já estão analisando o que pode ser feito pra resolver isso.

Utilizar um monitor externo em modo ondemand é melhor do que utilizar com a Nvidia ativa por completo (como default do sistema) pois reduz o consumo de bateria, reduz a temperatura, etc.

Evidente que ao utilizar um monitor externo, presume-se que há uma fonte de energia próxima, o que eliminaria a necessidade de "economizar" bateria. Porém ter um sistema que ativa e desativa automaticamente a dGPU é melhor que fazer switch entre placas gráficas e ter que ficar reiniciando o laptop para ativar o recurso.

Esta situação aplica-se para quem possui notebook híbrido (intel+nvidia). O jeito é aguardar até o recurso ser implementado.

Segue link: 
  • antoniocajueiro

Tinkerer

Lembrando que a saída HDMI no Nitro 5 usando Linux funciona normalmente se a placa gráfica utilizada como default do sistema for a NVIDIA.
  • Mateusresende
    Mateusresende Member Posts: 18 Troubleshooter

• antoniocajueiro

Tinkerer

Responder ✓

• Mateusresende

Parece que essa opção Hybrid Graphics, seja um adicional. Caso tiver algo onde extraiu isso, para lá estudar. Posta por favor.
    Eu com muito custo, consegui habilidar o HDMI, no Debian 11. Porem, a tela do note, não liga. Nem na bateria. Fica Geforce ou fica AMDGPU.

• antoniocajueiro

Tinkerer

Responder ✓

Eu uso o PopOS até hj sem problemas. É uma excelente distro. No site deles já tem a ISO específica para notebooks com nvidia. Funciona muito bem no meu nitro 5, reconhece o hdmi sem problemas.

Dê uma olhada:

https://pop.system76.com/
  • Mateusresende

Sim, mas ninguem quer ficar depedente de PopOS.
    Acho que os ADMIN, pessoal da (acer) tem que trabalhar pra oferecer esse suporte.

Não é possivel que ferre todos nos ( de usar nitro ) em linux. Eu voltei pq fiquei obrigado a voltar pro windows.
    E novamente, preciso voltar pro Linux,
    Gostaria de saber. Deiar esse post aberto. para esclarecer para demais distros a solução.

• rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon

Eu consigo gerenciar a energia da dGPU no Arch usando o nvidia-optimus https://github.com/Askannz/optimus-manager

O Ubuntu MATE vinha com esse utilitário também salvo engano.

Pra saber se a dGPU está ligado é usar o comando nvidia-smi.

Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz