Acer Nitro 5 52 5771: Linux + Acer Nitro 5 + Nvidia apenas para saída HDMI: é possível?
Boa noite!
Possuo um Acer Nitro 5 52 5771, que veio com Linux + SSD 128 + 1 TB HD, 8 GB Ram + i5 8ª geração.
Estou utilizando o Ubuntu 19.10 com todos os drivers da nvidia instalados.
Bom, minha dúvida é em relação ao uso de monitor externo na saída HDMI. Ocorre o seguinte:
- No Windows: O monitor principal do notebook usa a placa Intel. Se eu plugar um monitor externo no HDMI, a nvidia assume o monitor externo, mas tão somente ele, enquanto a Intel continua operando. Isso faz com que o consumo de bateria não seja tão alto, a temperatura do notebook não sobe tanto, etc. Ou seja, as duas placas de vídeo funcionam de maneira simultânea.
- No Linux: Para usar o monitor externo, é preciso deixar a placa nvidia ativada de maneira geral, o que faz com que ela gerencie tudo no computador (me corrijam se eu estiver errado). Isso aumenta o consumo de bateria, aumenta a temperatura do notebook, etc.
Já pesquisei bastante e não achei uma solução para que, no Linux, ao plugar um monitor externo no HDMI, a nvidia seja ativada apenas para gerenciar este monitor externo, e não tudo no notebook, como ocorre no Windows. Teoricamente, isso deveria ocorrer ao selecionar o perfil ON-DEMAND na opção PRIME do gerenciador nvidia no Linux. Mas mesmo selecionando este perfil, este gerenciamento não ocorre.
Se alguém souber uma solução, agradeço!
Obrigado!
[Título editado para adicionar o nome do produto]